31/12/2011

2011: Ano muito «intenso» para Bento XVI, diz porta-voz do Vaticano

Padre Lombardi destaca viagens internacionais, beatificação de João Paulo II e encontro inter-religioso pela paz em Assis


Lisboa, 31 dez 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que 2011 foi muito “intenso” e “positivo” para Bento XVI, destacando as viagens internacionais, a beatificação de João Paulo II e o encontro inter-religioso pela paz em Assis (Itália).
“Diria que, em relação a outros anos precedentes – mais perturbados por fenómenos de crises ou de tensão –, este ano foi muito belo, positivo, de grande mensagens que nos fazem olhar em frente", referiu o sacerdote italiano, em entrevista à Rádio Vaticano.
Bento XVI viajou à Croácia, Espanha (Jornada Mundial da Juventude de Madrid), Alemanha e Benim, momentos que o padre Lombardi classifica como “pontos de referência”.
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé diz que a terceira viagem à Alemanha neste pontificado (22-25 de setembro) “destacou a preocupação do Papa de falar sobre Deus e fazer referência ao primado de Deus na sociedade, em vias de secularização, no contexto europeu e, em particular, no seu país”.
Quanto à passagem pela capital espanhola (18-21 de agosto), o porta-voz do Vaticano diz que “houve a grande experiência da vitalidade da fé, do seu futuro”, o “lado positivo da presença anunciadora e viva da Igreja no mundo de hoje”.
No Benim (18 a 20 de novembro), o Papa entregou a exortação apostólica que encerrou o Sínodo para a África, “um documento que é belíssimo, claro e simples”.
Para Federico Lombardi, Bento XVI “foi atingido pela alegria, pela vitalidade deste povo que o acolheu”.
A 27 de outubro, o Papa encontrou-se em Assis com representantes de religiões mundiais e do mundo académico, numa jornada pela paz que juntou também não-crentes.
“Isso foi um elemento muito importante, que fez sentir a comunhão que já existe entre aqueles que se referem a um Deus pessoal, mas fez sentir o mesmo também com relação àqueles que buscam – honestamente – a verdade”, indicou osacerdote jesuíta.
A celebração que levou a beatificação de João Paulo II (1920-2005), a 1 de maio, marcou os primeiros meses do ano, num momento “vivido espontaneamente por uma enorme quantidade de fiéis, que, depois, vieram também encontrá-lo – simbolicamente – visitando a sua sepultura em São Pedro [basílica do Vaticano]”.
Num ano em que Bento XVI visitou a maior prisão de Roma e se ligou à Estação Espacial Internacional, além de mais quatro viagens dentro da Itália (Aquileia-Veneza, diocese de São Marino-Montefeltro, Ancona e Calábria), o Papa publicou ainda o segundo volume da obra ‘Jesus de Nazaré’, que o padre Lombardi apresenta como um “testamento do seu amor por Cristo, do seu amor pessoal, da sua busca pessoal pelo rosto de Cristo”.
No final de 2011, a Agência ECCLESIA disponibiliza uma cronologia do ano da Igreja Católica emhttp://www.blogger.com/2011/
OC

Fiuk é a segunda atração do 'Réveillon BH 2012'

Chuva não espantou público que compareceu na Praça da Estação.
Fábio Júnior e os Paralamas do Sucesso também se apresentam na festa.

Raquel FreitasDo G1 MG
Comente agora
Fiouk se apresenta no "Réveillon BH 2012" (Foto: Reprodução TV Globo)Fiuk se apresenta no "Réveillon BH 2012"
(Foto: Reprodução TV Globo)
A segunda atração da noite deste sábado no “Réveillon BH 2012” é o cantor Fiuk. O artista que tem uma legião de fans adolescentes vai animar o público na Praça da Estação e ao logo da Avenida dos Andradas, no Centro de Belo Horizonte.
Fábio Júnior e os Paralamas do Sucesso também vão se apresentar na festa da virada em BH. A banda mineira Tianastácia abriu o “Reveillon BH 2012”. O show durou cerca de uma hora e levantou o público.
O grupo tocou músicas consagradas como “Rama” e “Sol”. A apresentação da banda também teve espaço para releituras, como “É Proibido Fumar”, de Roberto Carlos, e “Faroeste Caboclo”, da Legião Urbana.
Público acompanha show do Tianastácia na festa de virada em BH (Foto: Raquel Freitas / G1)Público acompanha show do Tianastácia na festa de virada em BH (Foto: Raquel Freitas / G1)

Podé e companhia também trouxeram surpresa e fizeram o público entoar o refrão da nova música “Meu cachorro é tão legal”. “Se não respeitamos os seres humanos, vamos respeitar pelo menos os animais”, disse o vocalista.
A atriz Suzana Pires é a apresentadora da festa.
 
veja também

Fotos do réveillon em São Paulo

Av. Paulista concentra principais comemorações.

Fotos do réveillon no Rio

Veja imagens da festa da virada do ano.

Teatro Amazonas completa 115 anos de história no coração da Floresta

Monumento foi erguido na chamada belle époque, em Manaus.
Importantes nomes da arte no mundo já se apresentaram no teatro.

Muniz NetoDo G1 AM
2 comentários
Pintura no teto da sala de espetáculos retratando a dança, a música e o teatro (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Pintura no teto da sala de espetáculos retratando a dança, a música e o teatro (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Foram 17 anos de obras em meio a paralisações e finalmente a inauguração no dia 31 de dezembro de 1896. Há 115 anos o Teatro Amazonas esbanja prestígio entre os amantes da arte. Do erudito ao popular não faltam histórias neste lugar visitado e apreciado por pessoas do mundo todo. Neste sábado (31), aniversário do monumento, o G1 mostra características e curiosidades que o insere no rol dos mais excêntricos e admirados no mundo. 
'Olimpo dos Artistas' é uma pintura em perspectiva de Domenico de Angelis (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Teto do salão nobre: 'Olimpo dos Artistas' é uma
pintura em perspectiva de Domenico de Angelis
(Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Simplicidade é uma palavra que não se adequa ao Teatro Amazonas. Desde o início da sua construção, em 1881, a ideia não era construir apenas um teatro, mas um monumento à altura da arte. Um local que seria frequentado pela elite da belle époque, como foi chamado o período em que Manaus viveu a época áurea da borracha, no final do século XIX.
A partir de 1896, grandes óperas atravessaram o mundo para subir ao palco do majestoso teatro. Na plateia os barões da borracha assistiam a importantes espetáculos europeus em plena selva amazônica.
A história de apresentações teve início no dia 7 de janeiro de 1897, quando foi realizada a apresentação da famosa Companhia Lírica Italiana, que encenou, em avant première, 'La Gioconda', de Amilcare Ponchielli.
Carlos Alberto e família durante visita ao teatro (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Carlos Alberto e família durante visita ao teatro
(Foto: Frank Cunha/G1 AM)
O tempo passou e quatro grandes reformas foram realizadas no lugar. A última, em 1990, devolveu as características originais ao teatro. Hoje, ele é frequentado por turistas do Brasil e do Mundo. As particularidades da obra são um capítulo à parte do encanto que o Teatro Amazonas exerce sobre as pessoas.
O carioca Carlos Alberto Beltrão levou a mulher e a filha para conhecer o monumento. Juntos, admiraram os detalhes do lugar. "É muito lindo, isso enriquece a cultura do nosso país. Eu só conhecia o Teatro Municipal do Rio, estou vendo que aqui no Amazonas também existe um belo teatro", destacou.

Salão nobre
Salão nobre do Tetaro onde os frenquentadores dançavam após os espetáculos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Salão nobre do teatro onde os frenquentadores dançavam após os espetáculos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
No Teatro Amazonas suas características particulares se destacam em relação a outros lugares voltados a arte. O salão nobre, por exemplo, conta com 12 mil pedaços de madeiras nobres.
Salão nobre do Tetaro onde os frenquentadores dançavam após os espetáculos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Piso do salão nobre é composto de pedaços de
madeira nobre da região
(Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Pau-brasil, jacarandá, pau-marfim, pinho de riga e carvalho são apenas encaixados, não há prego ou cola.
As paredes são decoradas com telas de linho lonado. Nelas estão presentes a fauna, a floresta amazônica e imortais da literatura e músicas brasileiras. A principal tela do lugar é uma alusão a 'O Guarany', ópera de Carlos Gomes.
A obra mais importante está no teto e foi a última a ser concluída. Em 'O Olimpo dos Artistas', anjos estão sobre a Floresta Amazônica. Trata-se de uma pintura em perspectiva do artista Domenico de Angelis, levou dois anos para ficar pronta.
Os espelhos e os móveis do lugar são os mesmos da inauguração. Era nesse espaço que os frequentadores dançavam após os espetáculos.

Sala de espetáculos
Sala de espetáculos conta com 22 máscaras da tragédia grega representando importantes artistas e filósofos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Sala de espetáculos conta com 22 máscaras da tragédia grega representando importantes artistas e filósofos (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
A sala de espetáculos, sozinha, é uma atração do teatro. No teto, uma homenagem a dança, a música e ao teatro.
No palco, um dos panos de boca representa a transição da monarquia para a república. O outro, um desenho da natureza em forma de mulher, separa os rios Negro e Solimões, o encontro das águas.
Pano de boca que retrata a transição da Monarquia para a República (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Pano de boca que retrata a transição da Monarquia
para a República (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
O local conta ao todo com 700 lugares e já teve em seu palco apresentações de grandes nomes da arte no mundo. Nos últimos 40 anos, destaque para Margot Fonteyn, uma das maiores bailarinas de todos os tempos, em setembro de 1975; o tenor José Carreras, em fevereiro de 1996; além do bailarino russo Mikhail Baryshnikov, em outubro de 2010.
Vídeos ou imagens eternizam apresentações, mas uma delas não há registro no lugar, ficou apenas na memória. Na quarta-feira de cinzas de 1994, Luciano Pavarotti visitou o Amazonas. O tenor esteve no Teatro Amazonas e na época apenas dois funcionários teriam visto o mesmo admirando, do palco, o salão de espetáculos. Neste momento ele teria, por alguns instantes, cantado no local.

Cúpula
Estrutura interna da cúpula do Teatro Amazonas (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Estrutura interna da cúpula do Teatro Amazonas
(Foto: Frank Cunha/G1 AM)
A cúpula do Teatro Amazonas é constituída de 36 mil peças em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. Possui um mosaico colorido em verde, azul e amarelo, uma menção às cores da bandeira brasileira.
O Teatro Amazonas recebe diariamente visitantes brasileiros e estrangeiros. Pelo menos 70% desse público são de outros países. Para conhecer o local é cobrada uma taxa de R$ 10,00. As visitas guiadas são realizadas no horário 09 às 17 horas, de segunda a sábado.
Teatro Amazonas patrimônio histórico da capital Amazonense (Foto: Arquivo/ AVG/ TV Amazonas)Teatro Amazonas inaugurado em 31 de dezembro de 1896 (Foto: AVG/ TV Amazonas)

Bombeiros usam helicóptero para resgatar dupla do mar de Copacabana

Segundo o GEP, os banhistas resgatados na Zona Sul do Rio passam bem.
Mais cedo um homem morreu afogado; mar está agitado neste sábado (31).

Roberto De MartinDo G1 RJ
7 comentários
Bombeiros resgatam afogados em Copacabana (Foto: Roberto De Martin/G1)Bombeiros usaram helicóptero para resgatar dois banhistas em Copacabana (Foto: Roberto De Martin/G1)
Dois homens foram resgatados do mar de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, pelos bombeiros na tarde deste sábado (31). Os bombeiros precisaram usar helicóptero para resgatar os banhistas, já que o mar está agitado.
De acordo com o Grupamento Especial de Praia (GEP), os dois banhistas passam bem.
Mais cedo, segundo homens do GEP, um homem morreu afogado. "Os turistas têm que ter atenção. As pessoas que não são do Rio muitas vezes não estão tão acostumadas com o mar. Por isso têm que ter atenção redobrada", explica um dos guardas.
Bombeiros resgatam afogados em Copacabana (Foto: Roberto De Martin/G1)Banhista é levado por bombeiro em cesta no helicóptero (Foto: Roberto De Martin/G1)
Bombeiros resgatam afogados em Copacabana (Foto: Roberto De Martin/G1)Mar de Copacabana está agitado neste sábado de réveillon (Foto: Roberto De Martin/G1)