10/11/2012

Americana vira jogadora da seleção do Haiti para ajudar país

RENATO MACHADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PORTO PRÍNCIPE


Minha história: Kimberly Alexis Boulos, 25
A minha ligação com o futebol e com o Haiti tem uma origem comum, que é o meu falecido avô John Boulos.
Meus familiares foram para o Caribe fugindo de guerras no mundo árabe no início do século passado. Ele nasceu no Haiti, mas foi ainda pequeno para Nova York, onde se tornou jogador e entrou para o Hall da Fama do esporte nos Estados Unidos.
Sou um pouco haitiana e uma parte da minha família mora no país, principalmente primos. Por isso, o terremoto de janeiro de 2010 teve em mim um impacto muito forte. Felizmente, os meus parentes estavam bem. Mas as imagens da destruição, as mortes e a situação dos sobreviventes me afetaram e eu quis fazer algo para ajudar.
Renato Machado/Folhapress
A jogadora de futebol Kimberly Boulos, ao lado de colegas de time, no Haiti
A jogadora de futebol Kimberly Boulos, ao lado de colegas de time, no Haiti
Eu também já havia me tornado jogadora de futebol. Comecei a minha carreira na região de Nova York, jogando durante o meu período na escola, depois, nos campeonatos universitários. Cheguei à liga principal dos EUA.
Ultimamente morei na Suécia e joguei profissionalmente pelo Bollstanäs SK, que disputou a divisão de acesso da liga, que é considerada a principal do mundo no futebol feminino.
Em uma das minhas folgas na Europa, no mês passado, também cheguei a jogar futebol de praia pelo Flamengo. Nós vencemos um torneio disputado no Canadá, com equipes como a Inter de Milão e o Tijuana (México).
Por essa minha ligação com o futebol, quis focar minha ajuda ao Haiti por meio do esporte. Três meses após o terremoto, escrevi para o então técnico da seleção feminina haitiana, Gaspard D'Alexis, e perguntei o que poderia fazer para contribuir com a reconstrução do país.
Ele me respondeu: "Você pode jogar para a gente".
Eu tinha na época 22 anos e foi então que resolvi adotar a cidadania haitiana.
Virei titular do time e disputei até agora as seletivas para a última Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos.
Nas duas fomos bem na primeira fase, vencendo todos os países do Caribe. Nosso problema é que na fase final das eliminatórias da Concacaf disputamos a vaga com os Estados Unidos e com o Canadá, que são duas potências na modalidade.
Como a próxima Copa do Mundo será no Canadá, em 2015, as canadenses terão uma vaga garantida. Assim, vai abrir uma para a região da Concacaf. Será nossa chance de levar o Haiti pela primeira vez para um Mundial.
Outra parte da minha contribuição pretendo começar no final do ano. O plano é seguir para fazer parte do projeto Academia Pérolas Negras, que a ONG brasileira Viva Rio desenvolve no Haiti.
Um centro de treinamento foi construído em uma área afastada de Porto Príncipe. Lá, os garotos e garotas moram, se alimentam, estudam e treinam. A ideia é tentar ajudar no que for preciso, com os instrutores, divulgando o projeto ou apenas jogando futebol com eles.
QUEM É KIMBERLY BOULOS
Data de nascimento: 16.abr.1987
Local de nascimento: Croton-on-Hudson (NY)
Posição: meia-atacante/atacante
Últimos clubes: QBIK e Bollstanäs IK (Suécia)
9 jogos oficiais pela seleção haitiana
2 gols marcados pelo Haiti

Esporte no Haiti

 Ver em tamanho maior »
Marcel Merguizo-25.jan.2011/Folhapress
AnteriorPróxima
O acampamento de desabrigados foi montado logo apóso terremoto em um dos campos de futebol do Carrefour

Nenhum comentário :

Postar um comentário