07/11/2012

Barack Obama: veja a repercussão da reeleição


Democrata bateu Romney no colégio eleitoral e terá mais 4 anos no poder.
Políticos e personalidades comentam vitória do presidente.

Do G1, em São Paulo
64 comentários
O presidente Barack Obama foi reeleito na madrugada desta quarta-feira (7), dizendo que volta à Casa Branca mais determinado e inspirado.
Ele derrotou o candidato republicano Mitt Romney, que reconheceu a derrotapouco antes de Obama fazer o discurso de vitória.
Leia abaixo algumas repercussões da reeleição.

Dilma Rousseff (Foto: G1)Dilma Rousseff
(Foto: G1)
Dilma Rousseff"Aproveito para parabenizar o presidente Barack Obama, reeleito ontem. Eu vou dar os parabéns a ele", disse a presidente, durante abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, em Brasília.



David Cameron repercussão (Foto: AP)David Cameron
(Foto: AP)
David Cameron, primeiro-ministro britânico
"Os Estados Unidos são um interlocutor estratégico da União Europeia e desejamos continuar com a estreita cooperação estabelecida com o presidente Obama durante os últimos quatro anos".

 

George Soros (Foto: AFP)George Soros (Foto: AFP)
George Soros, investidor bilionário
"Estou muito feliz que o presidente Obama ganhou. O eleitorado americano rejeitou posições extremistas"




 

Donald Trump (Foto: AP)Donald Trump (Foto: AP)
Donald Trump, magnata das comunicações
"Esta eleição é um embuste total e uma caricatura. Nós não somos uma democracia! Nosso país está agora em um perigo sério e sem precedentes"



Julia Gillard (Foto: AP)Julia Gillard (Foto: AP)
Julia Gillard, primeira-ministra da Austrália
"Ofereço congratulações para o presidente Barack Obama em sua reeleição e desejo a ele todo o sucesso em seu segundo mandato".
 


Shimon Peres (Foto: AFP)Shimon Peres (Foto: AFP)
Shimon Peres, presidente de Israel
"Eu acho que foi uma campanha realmente democrática, com altos e baixos. Eu acredito que os dois candidatos tentaram mantê-la de um maneira muito justa. Por essa razão, Eu acredito que a vitória do Obama é uma vitória real. Eu acredito que o presidente Obama diz o que ele realmente pensa. Eu acredito que os olhos dele estão fixados no futuro".

Vladimir Putin (Foto: Reuters)Putin (Foto: Reuters)
Vladimir Putin, presidente da Rússia
"Nós vamos continuar trabalhando com essa administração. Estamos prontos, com base na igualdade mútua, no benefício mútuo e no respeito mútuo, para ir tão longe quanto a administração dos Estados Unidos está disposta a ir. Esperamos o desenvolvimento de iniciativas positivas, o aperfeiçoamento das relações bilaterais e a cooperação entre Rússia e Estados Unidos no plano internacional, no interesse da segurança e da estabilidade no mundo"
 

Angela Merkel (Foto: AP)Angela Merkel (Foto: AP)
Angela Merkel, chanceler alemã
"Felicito o presidente Obama por sua reeleição. Estes últimos anos colaboramos estreita e amistosamente. Aprecio nossas numerosas conversações, [...] em particular, para superar a crise econômica e financeira mundial".


 

Michael D. Higgins (Foto: AP)Michael Higgins (Foto: AP)
Michael D. Higgins, presidente da Irlanda"Obama, obrigado pela sua ajuda e esforços, a estreita relação entre Irlanda e Estados Unidos prosperou durante seu mandato. Temos muito trabalho a fazer, por exemplo, em várias áreas durante o próximo ano, quando a Irlanda assume a presidencia de turno da União Européia (UE) e trataremos de firmar um acordo comercial com os Estados Unidos para favorecer o crescimento de ambas as economias"

François Hollande (Foto: Reuters)Hollande (Foto: Reuters)
François Hollande, presidente da França
"Saúdo a eleição clara dos estadunidenses por um país mais aberto e solidário, plenamente comprometido com o cenário internacional".




 

Stephen Harper (Foto: AP)Stephen Harper (Foto: AP)
Stephen Harper, primeiro ministro do Canadá
"Em nome do governo do Canadá, gostaria de felicitar o presidente Barack Obama por sua vitória na eleição e por ter sido reeleito pelo povo estadunidense para um segundo mandato. Desejo seguir trabajando com o presidente Obama com relação aos problemas econômicos globais, assim como quanto aos desafios da segurança. como os da Síria e do Irã"

mapa china (Foto: Arte/G1)Mapa da China
(Foto: Arte/G1)
Governo da China
"Já que as duas economias estão cada vez mais interligadas, um novo governo dos Estados Unidos deveria começar a aprender como construir um relacionamento mais construtivo e racional com a China. O novo governo Obama deveria talvez ter em mente que um relacionamento mais forte e dinâmico entre os Estados Unidos e a China, especialmente no comércio, não apenas dará aos EUA ricas oportunidades de negócios, mas também ajudará a reviver a frágil economia global". O governo chinês se manifestou por meio da agência estatal de notícias, Xinhua.

Hu Jintao (Foto: Xinhua)Hu Jintao (Foto: Xinhua)

Hu Jintao, presidente da China

"Em uma nova época histórica, desejo que nossas relações bilaterais baseadas em uma cooperação construtiva entrem em uma nova etapa", declarou em uma mensagem conjunta com o primeiro ministro Wen Jiabao.
 

Ban Ki-moon (Foto: Reuters)Ban Ki-moon
(Foto: Reuters)
Ban Ki-moon, secretário geral da ONU
"A ONU seguirá contando com o compromisso ativo dos Estados Unidos nos temas internacionais. Teremos muitos desafios pela frente, desde o fim do derramamento de sangue na Síria, até a retomada do processo de paz no Oriente Médio, passando pela promoção do desenvolvimento sustentável e pela luta contra a mudança climática. Todos esses temas requerem uma forte cooperação multilateral".


Felipe Calderón (Foto: AFP)Calderón (Foto: AFP)
Felipe Calderón, presidente do México
"Felicito Barack Obama pelo seu triunfo nas eleições desta terça e expresso minha conficança de que México e Estados Unidos seguirão ampliando e aprofundando seus vínculos".


 

Bento XVI (Foto: AP)Bento XVI (Foto: AP)
Papa Bento XVI
"Vou rezar pelas altíssimas responsabilidades frente ao país e à comunidade internacional e para que os ideais de liberdade e justiça continuem a prosperar nos Estados Unidos".

 


Yoshihiko Noda (Foto: AFP)Yoshihiko Noda
(Foto: AFP)

Yoshihiko Noda, primeiro ministro do Japão
"Enviei a ele [Obama] uma mensagem para felicitá-lo pela sua reeleição. Quero continuar cooperando com ele".


Mariano Rajoy (Foto: Reuters)Mariano Rajoy
(Foto: Reuters)

Mariano Rajoy, presidente da Espanha
"Parabenizo o presidente americano e quero transmitir a ele a plena disposição do governo da Espanha para seguir fortalecendo e aprofundado nossa amizade e nossas relações bilaterais".


Benjamin Netanyahu (Foto: Reuters)Benjamin Netanyahu
(Foto: Reuters)
Benjamin Netanyahu, primeiro ministro de Israel
"A aliança com os Estados Unidos está mais forte do que nunca. Vou continuar trabalhando com o presidente Obama para assegurar os interesses vitais da segurança dos Estados Unidos e de Israel"


Mahmud AbbasMahmud Abbas
(Foto:Reuters)

Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestina
"Espero que Obama mantenha seus esforços em favor do processo de paz".


Asif Alí Zardari (Foto: AP)Asif Alí Zardari
(Foto: AP)
Asif Alí Zardari, presidente do Paquistão
"É uma clara reafirmação da confiança do povo estadunidense em sua liderança e um claro respaldo a visão que ele tem para seu país. Espero que nossos governos possam aprofundar e alargar as relações bilaterais a partir do respeito mútuo e dos interesses comuns".


Mario Monti (Foto: Reuters)Mario Monti
(Foto: Reuters)

Mario Monti, primeiro ministro da Itália

"A confiança que o povo americano sabiamente quis renovar permitirá que toda a comunidade internacional, a Europa e Itália se beneficiarem da sua liderança e do bom senso que pude apreciar em nosso primeiro encontro na Casa Branca e que o senhor presidente sabe difundir com grande eficácia nos fóruns internacionais

Nenhum comentário :

Postar um comentário