07/11/2012

Bienal do Livro abre suas portas

A partir de amanhã, a décima edição da Bienal Internacional do Livro abre sua programação no Centro de Eventos
Serão dez dias de programação gratuita inteiramente voltada para o livro e a leitura. Consagrada como o mais importante evento literário do Ceará, a Bienal Internacional do Livro chega este ano a sua décima edição com a promessa de sanar problemas estruturais, recorrentes em edições anteriores, e de ampliar sua programação, aproveitando o espaço do novo Centro de Eventos do Ceará. Realizada de 8 a 18 de novembro, a abertura oficial será amanhã, a partir das 19 horas, contando com show da cantora Gal Costa.


A cantora baiana Gal Costa é a atração da abertura da X Bienal Internacional do Ceará


Ao todo estarão expostos mais de 100 mil títulos em 160 estandes, ocupando uma área total de 23 mil metros quadrados, cerca de 40% maior que a da edição anterior. Nos estandes estarão representados cerca de 450 selos editoriais de 13 países. Outro dado que promete uma Bienal do Livro mais cômoda ao visitante é a área de circulação do público, que terá o dobro da do ano passado.

Com o tema "Padaria Espiritual: O pão do espírito para o mundo", a Bienal traz ainda quatro homenageados: o escritor nigeriano ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1986, Wole Soyinka, o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, referência na pesquisa sobre literatura do Ceará, além de Doutor em Letras pela UFRJ, com a tese "A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará"; a escritora e jornalista Francisca Clotilde, contemporânea da Padaria Espiritual; e o editor José Cortez, um dos primeiros a firmar parceria com a Bienal do Livro do Ceará.

Programação
Na quinta-feira, primeiro dia de Bienal, as portas do Centro de Eventos serão abertas apenas à noite, a partir das 19 horas, quando será realizada a cerimônia oficial de abertura, que terá como mestre de cerimônia a atriz Maitê Proença. Às 19 horas, o público assiste ao show da cantora Gal Costa. Os ingressos para esta e as demais apresentações musicais da Bienal estarão sendo distribuídos entre 14h e 17 horas de cada dia, no próprio Centro de Eventos.

A programação "livresca" propriamente dita terá início na sexta-feira, a partir das 9 horas, quando será aberta ao público a feira de exposição. A programação diária da Bienal inclui palestras de autores e personalidades ligadas à cultura, lançamentos de livros e bate papos com autores. A Bienal sediará ainda uma série de atividades paralelas que tem ligação com o tema do livro e da leitura, como o Encontro de Escritores Lusófonos; o II Encontro de Ilustrados; VI Encontro de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará; V Fórum da Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura; III Colóquio Literatura e Psicanálise; e VIII Encontro de Twitteiros Culturais.

Entre os destaques dos primeiros dias, de 9 a 11, estão as palestras da 5ª Conferência Internacional Felicidade Interna Bruta (FIB). Na sexta-feira serão abordados temas como "Cidades Inteligentes & Feliz Cidade", ministrada por Hermano Batista, Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional (Barcelona); e "Butão e Conceito Felicidade Interna Bruta (FIB)", pelo vice-presidente do Conselho Nacional do Butão, Dasho Karma Ura.

Fim de semana
A programação de sábado conta com apresentações do Coral infantil Coral ONG Universos, às 18h30 e do Coral UFC Música Popular Brasileira, às 18h40. No domingo, dia 11, o líder da banda "Engenheiros do Hawaii", Humberto Gessinger, participa de um bate-papo com o público a partir das 18h30 e fala sobre o lançamento de seu livro "Nas Entrelinhas do Horizonte" (Editora Belas Letras). Às 20 horas, Gessinger sobe ao palco da Bieal do Livro, encerrando a programação da noite.

Entre as atrações musicais confirmadas estão ainda o grupo Teatro Mágico, que se apresenta dia 16, às 20 horas; o cantor Zeca Baleiro, às 20 horas do dia 17; e o infantil Palavra Cantada, dia 18, às 16 horas. Entre os autores confirmados, mas ainda sem data divulgada para participação, estão os escritores Luiz Tatit, Thalita Rebouças, titã Tony Bellotto, Márcia Tiburi, Ignacio de Loyola Brandão e os cearenses Ana Miranda, Lira Neto, Ricardo Kelmer e Flávio Paiva.


Homenageados
Wole Soyinka foi o primeiro escritor negro a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1986 e é considerado um dos principais nomes da literatura africana.


Entre seus livros, escritos em língua inglesa, estão a comédia "The Swamp Dwellers" (1959), as peças teatrais "The Bacchae of Euripides" (1973) e "Death and the King´s Horseman" (1975) e, um de seus livros mais célebres, "The Lion and the Jewel" (1959), publicado no Brasil em 2012 pela editora Geração com o título "O Leão e a Joia".

Sânzio Azevedo é Doutor em Letras pela UFRJ com a tese intitulada "A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará". Além de sua tese sobre a Padaria Espiritual, publicada em livro homônimo em 1983, Sânzio publicou mais de 20 livros, sendo considerado uma referência na pesquisa sobre literatura produzida no Ceará.

Jornalista e escritora, Francisca Clotilde é considerada uma das pioneiras da literatura cearense, natural da região de Tauá, nos Inhamuns. Nascida em 19 de outubro de 1862, este ano estaria completando 150 anos e foi contemporânea da Padaria Espiritual. Entre suas produções, estão contos, crônicas, artigos, crítica literária e textos para o teatro. Publicou boa parte de seus textos em jornais da época como Cearense, Libertador, Revista Contemporânea (1884), A Quinzena (1887-8), A República (1896-1901), A Fortaleza (1906) e Folha do Commercio (1911). Entre os seus livros, estão "Coleção de Contos" (1897), "Noções de Aritmética" (1889), os dramas "Fabíola" e "Santa Clotilde", além de sua obra mais conhecida, o romance "A Divorciada", (1902).

Por fim, a Bienal deste ano presta homenagem ao editor José Cortez. Fundador da Cortez Editora, ele um dos primeiros a firmar parceria com a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Programação
Quinta-feira, dia 8
19h00 - Cerimonial de Abertura

21h00 - Show com Gal Costa

Sexta-Feira, dia 9
9h00 - Autoridades e palestrantes nacionais e internacionais

9h05 - Show Realejo Vira Mundo

10h - Desenvolvimento Sustentável, por Stélio Gama Lyra Jr (Diretor BNB)

11h30 - A arte da Política a serviço da Felicidade, por Luiz Bassuma

14h - Valores Humanos - Fonte da Felicidade, por Inez Cabral

15h - Cidades Inteligentes & Feliz Cidade, por Hermano Batista

17h30 - Politicas Públicas, por André Feitosa

18h30 - Butão e Conceito FIB, por Dasho Karma Ura

19h30 - Bases Filosóficas do FIB no Brasil e a Ciência da Felicidade, por Susan Andrews

20h30 - Apresentação da Orquestra de sopro de Pindoretama

FÁBIO MARQUESREPÓRTER 

Nenhum comentário :

Postar um comentário