10/11/2012

Bienal do Livro é opção de passeio para crianças

Além dos estandes de literatura infantil, há contação de histórias e oficinas de desenho e produção textual
"A rosa vermelha e o cravo branco", "Sobre o planeta terra", "O balão de Zebelim" e "Segredos do céu" são apenas alguns dos livros infantis que as crianças podem encontrar na 10ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos. São obras de contos, poesias, cordel e literatura fantástica que, com suas cores e formas, encantam até mesmo os adultos que vão para acompanhar os pequenos e acabam também se interessando por tanta criatividade, o que posiciona o evento como uma ótima opção de passeio para a família.


Com muitas cores, os livros, que abordam temas como família, higiene e até astronomia, encantam meninos e meninas de todas as idades Foto: Viviane Pinheiro

O corredor dedicado às crianças chama atenção pelas milhares de opções e pelos olhinhos ansiosos por aprender. Os temas abordam sentimentos, cuidados com natureza, família, astronomia, animais, higiene, corpo humano, entre outros assuntos.

A expositora Solange Alvarez, de Curitiba, destaca que a literatura infantil no Brasil tem se preocupado em oferecer livros para a criança desde o momento em que ela nasce. "São livros que, antes de tudo, instigam o olhar e a inteligência da criança", explica. Os mais procurados na Bienal, segundo a expositora, são os de colorir e aqueles para os pequenos que estão na fase de alfabetização.

Guilherme Macedo tem sete anos é apaixonado por dinossauros. Ele conta que, quando chegou na Bienal, viu tantas opções de livros que não sabia qual comprar. "Eu gostei de todos, principalmente os que contam histórias sobre dinossauros e animais. Comprei três", disse, orgulhoso, enquanto mostrava os livros que iria levar para casa.

Incentivado pela mãe, a dona de casa Aline Barros, Guilherme tem o hábito de folhear livros desde os dois anos de idade. "Mesmo sem ele saber ler, desde novinho, eu já comprava livros para ele e, hoje, é visível o amor que ele tem pela leitura". Na opinião de Aline, a Bienal é interessante pelo fato de ser um lugar onde pais e filhos se divertem. "Aqui, tem livro para todas as idades, e o melhor: com um preço super acessível", indica.

Baú de Leitura

Entre os diversos estandes dedicados aos livros infantis, é possível encontrar um espaço que proporciona, durante o evento, por meio do Projeto Baú de Leitura, contação de histórias, oficinas de desenho e produção textual às crianças.

As atividades estão em funcionamento das 10h às 12h, das 13h30 às 16h e das 17h às 21h, com leituras sempre que surgir um visitante e contação de histórias quando houver uma quantidade mínima de três crianças.

Conforme explica o escritor Almir Mota, a literatura infantil ao alcance da criança é fundamental na educação, por ser o primeiro contato dos pequenos leitores com o mundo das letras.

O Projeto Baú da Leitura foi criado em 2005 e, por meio do incentivo à leitura, investe na disseminação do conhecimento em comunidades com baixo desenvolvimento socioeconômico.

A Bienal acontece, pela primeira vez, no Centro de Eventos, com uma área 40% maior do que sua edição anterior.

LÍVIA LOPESREPÓRTER 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário