10/11/2012

Campanha de vacinação começa hoje

Cães e gatos serão vacinados em 861 postos nas unidades básicas e também em escolas e outros locais
Hoje é dia de imunização contra a raiva em cães e gatos em Fortaleza. A campanha foi lançada na manhã de ontem, na Praça Monsenhor Linhares, na Parquelândia. Das 8h às 17h, os cães e gatos poderão ser vacinados em 861 postos espalhados não só nas unidades básicas de saúde, mas também em praças, escolas, associações de moradores e outros locais.


A meta é vacinar 80% dos cães e gatos. Quaisquer desses animais que estejam saudáveis e tenham mais de três meses podem ser vacinados Foto: Alex Costa

De acordo com o assistente técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o veterinário Francisco Barroso, quaisquer desses animais podem ser imunizados. "É importante que a população saiba que qualquer cão ou gato que seja saudável e que tenha mais de três meses de idade pode receber a vacina. E não importa que o animal esteja prenhe ou parido", explica.

Entre os sinais da raiva que podem ser identificados facilmente, o veterinário alerta para a mudança de comportamento e a recusa em beber água e se alimentar. "O cão e o gato com raiva não conseguem se alimentar, porque a doença paralisa o músculo responsável pela deglutição, e o animal se recusa a comer e beber água porque sente muita dor. Ele também fica mais agressivo e, infelizmente, a morte acontece em no máximo dez dias", esclarece.

Cuidados

A costureira Lúcia Oliveira iria trazer os seus animais de estimação para vacinar só hoje, mas aproveitou o lançamento da campanha ontem, que aconteceu próximo à sua residência. Dona de dois cachorros e três gatos, a costureira os trouxe, um por um, porque estava sozinha em casa.

Além da vacina anti-rábica, os animais também se consultam regularmente com o veterinário. "O Luk estava abandonado, bem magrinho, olha só como ele está, já se recuperou. O xodó da casa, agora, é uma gatinha que nasceu deficiente, sem as patas de trás", conta Lúcia

Em todo o Ceará, a meta é vacinar 1.678.611 animais, o que representa 80% dos cães e gatos do Estado.

A campanha irá se estender até o dia 15 de dezembro, e as secretarias municipais de saúde irão manter os postos de vacinação à disposição para imunizar os animais não vacinados.

Além da imunização dos cães e gatos, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Manoel Fonsêca, chama a atenção para que as pessoas não alimentem e nem criem saguis. "Dos cinco casos mais recentes de raiva humana, quatro foram transmitidas por esses animais. A população tem que saber que esses animais, diferentemente dos cães e gatos, podem passar até um ano com a doença sem apresentar sintomas", diz. Fonsêca ainda anuncia uma campanha contra a domesticação dos saguis para janeiro de 2013.

Abandono

Animais abandonados ficam mais sujeitos à raiva. Para encontrá-los, basta dar uma volta nas principais praças.

Na Rua João Araripe, na altura do número 435, no bairro Vila União, segundo o motorista César Gonzaga, já virou rotina encontrar gatos na calçada. "No mês passado, deixaram uma caixa com seis filhotes", diz. Para evitar que os animais se reproduzam, o motorista já providenciou a castração de alguns.

O Parque do Cocó e a Praças Eudoro Correia, em frente ao Hospital do Exército, e o Parque Adahil Barreto também são cenários de abandono de gatos.

Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses de Fortaleza, Evanisa Ventura, existem cerca de 100 animais apreendidos na instituição, que só atende às denúncias da população. "Não apreendemos animais sadios. Quando recebemos chamados para recolher animais abandonados, encaminhamos para a doação. Em caso de alguma doença, a eutanásia acontece em no máximo três dias", esclarece.

KELLY GARCIAREPÓRTER 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário