06/11/2012

Cáritas Brasileira dedica Semana da Solidariedade aos jovens

Todos os anos em comemoração ao seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956, a Rede Cáritas Brasileira promove a Semana da Solidariedade.

De 5 a 12 de novembro, diversas ações ocorrem em comunidades, paróquias, dioceses e regionais da Cáritas em todo Brasil com o objetivo de evidenciar e fomentar a cultura da solidariedade em prol das pessoas em situação de exclusão social.

Este ano, como o tema Juventude, desenvolvimento e solidariedade, a Rede Cáritas, além de denunciar dados alarmantes da violência contra a juventude brasileira, também quer estimular ações que gerem solidariedade com milhões de jovens vítimas da violência.

Os jovens que tem a vida ameaçada e exterminada é o ponto forte da Semana da Solidariedade 2012. De acordo com o Mapa da Violência, desenvolvido pelo Instituto Sangari com dados do Ministério da Justiça, no Brasil, 75% dos jovens vítimas de mortes violentas são negros e do sexo masculino. Outra cruel realidade como o trabalho escravo atinge grande parte dos adolescentes e jovens. Já o suicídio afeta, principalmente, a juventude indígena.

Os assassinatos de jovens aumentaram 580% nos últimos dez anos. No Brasil, 32 jovens de até 19 anos são assassinados todos os dias

A Assessora Nacional de Juventudes da Cáritas Brasileira, Alessandra Miranda, ressaltou que “refletir sobre a violência na perspectiva do cuidado da defesa da vida da pessoa humana e, principalmente, daqueles e daquelas que têm seus direitos negados e usurpados é o lugar da solidariedade na defesa da vida, da vida das juventudes.”

Acesse o site especial da Semana da Solidariedade (especial.caritas.org.br) e confira as atividades que serão realizadas em todo Brasil.


CatolicaNet

Nenhum comentário :

Postar um comentário