06/11/2012

CNBB tem novo ecônomo


Com o fim do novo_ecnomo_peTadeuano, a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, começa a passar por ajustes para o ano de 2013. Em uma dessas mudanças, o cargo de ecônomo da CNBB, anteriormente ocupado por Francisco Julho de Souza, por 16 anos, será assumido pelo padre Benedito Tadeu Rosa, da diocese de Limeira (SP). Como sugere o nome, a função de um ecônomo, é cuidar da administração, logo, da economia da instituição.
“Eu recebi o convite de dom Damasceno que, conversando com meu bispo, dom Vilson (bispo de Limeira- SP), me indicou para o cargo, para colaborar e servir à igreja em nível nacional”, explicou o padre que possui larga experiência na área financeira. É ecônomo há dez anos na diocese de Limeira e, em 1998, foi eleito o ecônomo do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, para construção do Seminário em Campinas.
“O trabalho do ecônomo é cuidar dos bens móveis e imóveis da CNBB, da sede, dos funcionários. Vamos dar continuidade ao trabalho e melhorar alguns setores”, revela padre Benedito Tadeu Rosa, mais conhecido como padre Tadeu.
Há vinte anos, o padre atua como pároco na paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Araras (SP), onde realiza inúmeras obras sociais como a alfabetização para adultos, e onde também criou a escola de informática. Na região, formou a Pastoral da Criança, em três comunidades; criou o S.O.S. Família na Paróquia; e criou o Encontro da Terceira Idade, dentre outras atividades.
Padre Tadeu é brasileiro, e nasceu em 05 de outubro de 1958, na cidade de Cambuí (MG), onde iniciou seus estudos. Formou-se em matemática, disciplina que lecionou por vários anos. O novo ecônomo explica que por sua família residir em Campinas (SP), teve a oportunidade de conhecer os padres da diocese de Limeira, quando ingressou no seminário de Limeira. Posteriormente, tornou-se bacharel em Filosofia e Teologia.
O novo ecônomo, ainda é um comunicador, já que preside a Fundação Educativa e Cultural do sistema de radiodifusão ‘Cidade das Árvores’, a qual possui uma rádio denominada Araras FM, que tem a finalidade de educar e evangelizar. “Dentro da nossa paróquia temos uma rádio que possui um belíssimo tema ‘educando e evangelizando’, e que costuma ficar em segundo e terceiro lugar na audiência da cidade”, orgulha-se.
Ele afirma que está se ajustando à sua nova agenda. “Estou fazendo uma transição. Como combinado com dom Leonardo e dom Damasceno, durante a semana, fico aqui em Brasília até quarta-feira. Na paróquia fico de quinta a domingo, onde até o final de Novembro, continuo como ecônomo. Em 2013, me transfiro definitivamente para Brasília”, esclarece.
CNBB

Nenhum comentário :

Postar um comentário