09/11/2012

Conferência Internacional apresentará experiências de Felicidade Interna Bruta no Brasil


A 5ª Conferência Internacional Sobre Felicidade Interna Bruta (FIB), que acontece em Fortaleza de sexta-feira (9) a domingo (11), no Centro de Eventos do Ceará, vai apresentar cases de projetos FIB já em andamento no Brasil em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.  O FIB surgiu no Butão (Ásia) e, com apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), transformou-se num índice sistêmico para medir o grau de desenvolvimento de uma empresa, instituição, comunidade ou nação. Surge como alternativa ao economicista PIB – Produto Interno Bruto e leva em conta fatores como saúde, cultura, uso do tempo e respeito ao meio ambiente.
 
A programação que começa nesta sexta-feira (9), vai dedicar o primeiro dia a temas que preparam o público para entender melhor esse novo conceito. Entre os destaques, estão a palestra “Butão e Conceito FIB”, do Vice-Presidente do Conselho Nacional do Butão, Dasho Karma Ura, e “Bases Filosóficas do FIB no Brasil e a Ciência da Felicidade”, a ser proferida pela coordenadora do Movimento FIB no Brasil, Susan Andrews.
 
Os cases de sucesso em empresas, instituições e na administração pública serão apresentados no sábado (10). Susan Andrews falará sobre projetos desenvolvidos no interior de São Paulo. Do Rio Grande do Sul, serão duas apresentações relativas ao projeto realizado em Bento Gonçalves.  A primeira dama daquele município, Irmaci Lunelli, explanará sobre “FIB – Políticas Públicas”. A Coordenadora do projeto no municpipio falará sobre “FIB – Educação para a Felicidade”.
 
Do Distrito Federal, vem o exemplo de FIB em Instituições Públicas, que será apresentado por Larissa Barros, coordenadora do Projeto FIB em Brasília. O case de FIB Empresarial vai ser mostrado por Maria Helena Barbosa e Vicente Gomes, da coordenação do Projeto FIB na Companhia Energética Minas Gerais (Ceming).
 
Conheça a programação detalhada acessando http://fibfortaleza.com.br.
 
Políticas públicas para a felicidade
 
A Conferência está na programação da X Bienal Internacional do Livro e além das palestras e cases específicos sobre FIB, levará ao público temas  como valores humanos como fonte de felicidade, desenvolvimento sustentável, paradigma quântico nas relações humanas, política e felicidade, além de apresentações culturais com música e teatro.
 
A consultora Magui Guimarães, que está na coordenação geral do evento, esclarece que Conferência “visa sensibilizar políticos, empresários e o povo em geral a terem uma abordagem mais ampla sobre o desenvolvimento de uma sociedade, tendo em vista que os outros métodos como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não considera os aspectos subjetivos do indivíduo, e o Produto Interno Bruto (PIB), segue um critério estritamente econômico e não leva em conta a destruição do meio ambiente e a subjetividade.“
 
Saiba mais sobre FIB
 
O FIB nasceu no Butão, pequeno país do Himalaia, a partir de um conceito elaborado em 1972 pelo rei Jigme Singya Wangchuck. Com ajuda de técnicos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Butão começou a colocar o conceito em prática. A ideia chegou a outros países como Reino Unido, França e Canadá e Brasil, que criaram grupos de estudo sobre FIB.
 
Diferente do PIB, que mede a riqueza e progresso de um país sob o ponto de vista econômico-financeiro, o FIB tem como proposta mensurar o desenvolvimento, considerando nove dimensões: Bem-Estar Psicológico; Cultura; Meio Ambiente; Vitalidade Comunitária; Boa Educação; Uso de Tempo; Boa Governança; Bom Padrão de Vida e Saúde.
 
Inscrições
A Conferência é um evento grátis e as inscrições ainda podem ser feitas no hotsite http://fibfortaleza.com.br. Para as palestras, a entrada são dois quilos de alimentos não-perecíveis.
 
Mais informações:  Assessoria de imprensa do FIB-Fortaleza – Contato: Rosanna Amazonas – fone:  85 8778 6458 – 9996 8155)

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário