06/11/2012

Conferência Sobre Felicidade Interna Bruta, o novo índice para medir a riqueza


A política e a economia devem estar a serviço da felicidade do povo? É possível educar para a felicidade? E felicidade pode virar política pública? Questões como essas estão no programa da 5ª Conferência Internacional Sobre Felicidade Interna Bruta, que acontecerá em Fortaleza nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Entre os palestrantes convidados estão o        Vice-Presidente do Conselho Nacional do Butão, Dasho Karma Ura, e a coordenadora do Movimento FIB no Brasil, Susan Andrews. As inscrições são grátis e podem ser feitas no hotsite http://fibfortaleza.com.br. Para o evento, a entrada são dois quilos de alimentos não-perecíveis.

Mas o que é mesmo FIB? Trata-se de um índice sistêmico para medir o grau de desenvolvimento de uma comunidade ou nação que, diferente do mundialmente aplicado PIB – Produto Interno Bruto, não considera apenas os aspectos econômico-financeiros. Foi desenvolvido no Butão, pequeno país do Himalaia, a partir de um conceito elaborado em 1972 pelo rei Jigme Singya Wangchuck.

Para mensurar o desenvolvimento, o FIB considera nove dimensões: Bem-Estar Psicológico; Cultura; Meio Ambiente; Vitalidade Comunitária; Boa Educação; Uso de Tempo; Boa Governança; Bom Padrão de Vida e Saúde.

A partir disso, o Butão, com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), começou a colocar o conceito em prática. Atualmente, vários países contam com grupos de estudo sobre FIB. No Brasil, há projetos-piloto ocorrendo em São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Felicidade na Terra da Luz
A 5ª.Conferência Internacional Sobre Felicidade Interna Bruta objetiva divulgar essa nova forma de medir o progresso, promover o diálogo sobre o assunto e apresentar cases de FIB em andamento no Brasil. O evento está inserido na programação da X Bienal Internacional do Livro.  

A consultora Magui Guimarães, que está na coordenação geral do evento, reforça que a Conferência “visa sensibilizar políticos, empresários e o povo em geral a terem uma abordagem mais ampla sobre o desenvolvimento de uma sociedade, tendo em vista que os outros métodos como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não considera os aspectos subjetivos do indivíduo, e o Produto Interno Bruto (PIB), segue um critério estritamente econômico e não leva em conta a destruição do meio ambiente e a subjetividade".

Envolvida na divulgação do evento junto a faculdades, empresas, Ongs e veículos de comunicação, ela percebe que as pessoas “ficam encantadas” ao ouvirem falar sobre o FIB. “Muitas não têm conhecimento e ficam surpresas ao saberem que o conceito FIB leva em conta questões como o bem-estar e o bom uso do tempo”, diz. Magui ressalta que FIB não se trata de algo abstrato e romântico. É científico e viável. Os pesquisadores e estudiosos desse índice são cientistas, economistas e pessoas que lidam com políticas sociais.

No hotsite do evento, é possível constatar o entusiasmo das pessoas que se inscrevem. Nos comentários, Guaracimeire Matos de França postou; “muito oportuno dialogar sobre os novos valores de riqueza. Estarei neste evento com a graça de Deus. Uma nova visão de mundo esta nascendo…começa com a releitura de nós e do mundo”. Eliana Medeiros Pinheiro registrou: “Parabenizo a iniciativa desse magnífico evento. Vai ser um prazer enorme participar, pois acho que a felicidade é o que existe de melhor na vida”.

A Conferência Internacional sobre FIB é uma realização de Magui Guimarães PNL & Coaching, ONG Universos e Instituto Visão Futuro. Conta com o apoio da Agência da Boa Notícia, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Cagece, Cometa Supermercados, Estação da Luz, Farmácias Pague Menos, Fundação Sintaf, Governo do Estado do Ceará, Sebrae, Turma da Malha e Universidade Federal do Ceará. A programação completa pode ser acessada em www.fibfortaleza.com

Mais informações:  Assessoria de imprensa do FIB-Fortaleza – Contato: Rosanna Amazonas – fone:  85 8778 6458 – 9996 8155)

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário