05/11/2012

D. Manuel Clemente abriu Ano da Fé na Diocese do Porto



Diocese do Porto | D. Manuel Clemente, sé do Porto, 04-11-2012
Porto, 05 nov 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, sublinhou este domingo em missa celebrada na sé portuense que os católicos têm de acentuar a proximidade e a colaboração entre si.
Na homilia, enviada à Agência ECCLESIA, o responsável afirmou que o Sínodo dos Bispos realizado em outubro, no Vaticano, frisou a “urgência” de a Igreja integrar “mais e melhor famílias, paróquias, grupos, movimentos, institutos e dioceses, numa malha consistente de mútuo envolvimento e estímulo”.
“No desenvolvimento das redes comunitárias e intercomunitárias, não só encontraremos lugares de acolhimento e inserção de cada um, como daremos à sociedade um criativo testemunho de como o global não pode diluir o particular e de como a solidariedade e a subsidiariedade mutuamente se requerem”, referiu.
O responsável salientou que “para a nova evangelização duma cultura, que ultrapasse a opacidade secularista, urge indispensavelmente o desenvolvimento criativo da experiência comunitária cristã”, fator que “sempre” modelou o cristianismo e que hoje pode ser “um bom ponto de apoio para a reativação social que a presente situação exige”.
Depois de lembrar que a Igreja é procurada para satisfazer “necessidades urgentes, sociais ou religiosas”, o prelado apelou às comunidades para que a satisfação dessas carências seja acompanhada pelo anúncio da mensagem cristã ou pela sensibilização para a sua espiritualidade.
O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa quer que os fiéis da sua diocese leiam a mensagem final do sínodo, que “tem forma e fundo mais que suficientes” para enquadrar a evangelização das atuais “realidades eclesiais, culturais e sociais”.
Na missa em que abriu o Ano da Fé na Diocese do Porto, D. Manuel Clemente explicou que a iniciativa tem como principal finalidade realçar o “essencial cristão”, que os católicos podem transmitir “na medida exata da vivência concreta” que lhe derem.
O sínodo, subordinado ao tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, decorreu de 7 a 28 de outubro, com a participação de prelados dos cinco continentes, incluindo dois portugueses: D. Manuel Clemente e D. António Couto, bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
Os católicos de todo o mundo assinalam o Ano da Fé de 11 de outubro a 24 de novembro de 2013.
RJM

Nenhum comentário :

Postar um comentário