10/11/2012

Diário ganha prêmio CDL pelo 3º ano


As reportagens fazem parte da série "Varejo digital: a tecnologia muda as relações de consumo"
Pela terceira vez consecutiva, o Diário do Nordeste venceu o Prêmio CDL, na categoria Jornalismo Impresso. A entrega aconteceu na noite de ontem, em solenidade realizada no auditório da sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza.


Jornalistas do Diário do Nordeste, da TV Verdes Mares e Edilmar Norões tiveram noite de homenagens promovida pela entidade lojista FOTO: TUNO VIEIRA

As reportagens premiadas fazem parte da série "Varejo digital: a tecnologia muda relações de consumo", publicada pelo caderno de Negócios em setembro deste ano, de autoria dos jornalistas João Moura e Victor Ximenes. "A matéria tinha como objetivo mostrar o potencial do comércio eletrônico que, muitas vezes, ainda não é aproveitado no Ceará. Sem dúvida, esse é um promissor segmento, que ainda tem muito a ser explorado nesse filão, e o comércio local, aos poucos, tem notado isso", afirmou Victor Ximenes.

"É muito gratificante receber um prêmio como esse, principalmente para mim e o Victor, que ainda estamos no começo da nossa carreira profissional, então, esse reconhecimento é muito importante. Também aproveito para agradecer pela oportunidade que o Diário do Nordeste nos deu e também pelo apoio dos colegas de redação" disse Moura.

O trabalho dos profissionais do Jornal trouxe à tona o tema "Compre sem sair de casa", que começou a se popularizar no País. No início, como é natural, a nova forma de comprar sofreu resistência por parte dos consumidores. Mas, aos poucos, os brasileiros foram tomando gosto pela comodidade dos cliques em substituição aos tradicionais carrinhos e sacolas. Cada vez mais consolidado, o comércio eletrônico nacional é, hoje, um setor multibilionário, com crescimentos acima dos apresentados pelo varejo convencional -, e já soma 43 milhões de adeptos. Com base neste cenário, justificou-se a realização das reportagens sobre o assunto.

Telejornalismo

A equipe da TV Verdes Mares, composta pelas jornalistas Aline Oliveira, Eulália Camurça e Ana Quezado, além do cinegrafista Adauto Alves, também foi premiada pela CDL Fortaleza. A TV Verdes Mares obteve a primeira colocação na categoria de Telejornalismo do Prêmio CDL de Comunicação 2012.

Edilmar Norões

A noite também foi do jornalista Edilmar Norões, diretor geral de Programação do Sistema Verdes Mares, que recebeu o Troféu José de Alencar das mãos do presidente da CDL, Freitas Cordeiro, e do secretário de Planejamento do Estado, Eduardo Diogo. A honraria foi criada pela CDL para homenagear profissionais que se destacam no setor de comunicação do Ceará. "O troféu que premiou Adísia Sá tem mesmo que nos deixar orgulhosos e honrados. São grandes motivações para engrandecer a iniciativa da CDL-Fortaleza, que ajuda no desenvolvimento da atividade comercial e da economia da cidade", declarou, Norões.

Efeito da crise Pressão sobre bancos pequenos

São Paulo. O economista e ex-diretor do Banco Central, Mário Mesquita, afirmou que "há pressão sobre bancos pequenos e médios" no Brasil, em função dos efeitos da crise internacional sobre o País, que causa impactos no fluxo de liquidez do sistema financeiro nacional.

Ele citou que esses feitos ocorrem, "haja vista a decisão do BC de compra de ativos", destacou, referindo-se a medidas adotadas pela autoridade monetária.

Nova regra

O Banco Central alterou regras de compulsórios sobre depósitos a prazo, que teria como foco incentivar o uso das Letras Financeiras e adequar a norma ao crescimento natural do patrimônio dos bancos, levando em conta sua rentabilidade nos últimos dois anos. O BC ressaltou que a ação não tem como meta auxiliar instituições com problemas de liquidez.

Realidade

O ex-diretor do BC disse que a crise internacional gerou uma nova realidade na atividade global, na qual é preciso compreender que a capacidade de crescimento dos EUA está ao redor de 2% e, do Brasil, perto de 3,5% - porcentagem que, para ele, é o PIB potencial doméstico. Em função disso, há uma boa dose de "experimentalismo" das autoridades internacionais na gestão da política econômica, o que também ocorre no País, o que propiciou "adaptações" sobre o tripé de metas de inflação, câmbio flutuante e rigor fiscal com geração de superávit primário.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário