06/11/2012

Especulação agroalimentar mantém-se uma ameaça


A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento revelou esta segunda-feira que os eurodeputados chumbaram, no dia 26 de outubro, a revisão da diretiva «Markets in Financial Instruments (MiFID)», que «possibilitaria uma maior regulação da especulação financeira em torno dos produtos agroalimentares», de acordo com o comunicado da organização não governamental portuguesa. Esta especulação tem conduzido «a graves crises alimentares a nível europeu e mundial». 

Os 197 votos a favor, incluindo os de oito deputados portugueses do Parlamento Europeu, não foram suficientes para contrariar os 310 votos contra e as 11 abstenções, segundo os números revelados pela Oikos. 

Apesar das reformas aprovadas imporem «limites sobre a quantidade de ações que um especulador pode manter no mercado», a Oikos – que se associou a um movimento europeu que visava alertar os deputados – nota que «a abertura ainda existente continua a dar margem à especulação de alimentos, o que pode impulsionar a subida dos preços, assim como sua volatilidade». 

O movimento europeu manterá outras iniciativas como forma de demonstrar que «a especulação financeira é um dos principais indutores do aumento dos níveis dos preços e da sua volatilidade, a par da produção dos biocombustíveis e dos fenômenos meteorológicos extremos».


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário