09/11/2012

Expedição procura invasores na Amazónia


MUNDO
Detetada tentativa de venda de terrenos em área indígena
Expedição procura invasores na Amazónia
Texto Francisco Pedro | Foto Acervo ISA | 09/11/2012 | 07:50
Uma equipa formada por elementos de vários organismos ligados à defesa dos povos indígenas está a percorrer a área demarcada dos índios Yanomami, no Brasil, à procura de invasores. A viagem pode ser acompanhada pela internet
IMAGEM
Para assinalar a comemoração dos 20 anos de homologação da Terra Indígena (TI) Yanomami, uma expedição composta por elementos da Funai (Fundação Nacional do Índio), HAY (Hutukara Associação Yanomami), Exército e ISA (Instituto Socioambiental) está a percorrer 280 quilómetros da área demarcada, no estado brasileiro de Roraima, com o intuito de identificar eventuais zonas ocupadas por não índios. 

No primeiro dia de trabalho, a equipa cruzou-se no meio da selva com um homem sozinho, de bicicleta, mochila às costas e máquina fotográfica ao peito. Ao ser abordado, o aventureiro, que só falava inglês, explicou que era médico, tinha 64 anos, era da República Checa e tinha uma grande paixão pela Amazónia. Havia comprado a bicicleta em Boa Vista e pretendia ir até ao rio Ajanari, dentro da TI Yanomami. Aí, enchia o barco insuflável que transportava na mochila, deixava a bicicleta e navegava até ao rio Branco e depois até ao rio Negro, para chegar a Manaus. 

A expedição é apoiada pela Fundação Rainforest da Noruega e pode ser acompanhada através das fotos e das informações recolhidas diariamente pelo antropólogo Moreno Saraiva Martins e enviadas para o site do ISA. Num destes relatos, entre outras histórias, é referida também uma tentativa de venda de terrenos dentro da área indígena. Um homem convenceu várias pessoas que tinha sido libertado um loteamento e mais de 200 interessados entraram na área reservada, para assegurarem a compra do seu lote, por 50 reais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário