30/11/2012

Experiência missionária no Museu de Mação


PORTUGAL
Cinema documental
Experiência missionária no Museu de Mação
Texto Francisco Pedro | Foto FM | 30/11/2012 | 11:17
Padre André Ribeiro com os Yanomami, em 1994
A atividade dos missionários da Consolata com o povo indígena Yanomami, na floresta da Amazónia, estará esta sexta-feira em destaque no Museu Instituto Terra e Memória, em Mação
IMAGEM
O Ciclo de Cinema Documental promovido pelo Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE), de Fátima, cumpre esta sexta-feira, 30 de novembro, mais uma etapa com a projeção do documentário «Yanomami – o povo da floresta», a partir das 21h00, na sala Mundus do Instituto Terra e Memória, em Mação. 

O vídeo aborda a atividade dos missionários da Consolata junto das comunidades indígenas Yanomami, no Brasil, para as apoiar na defesa dos direitos às suas terras, invadidas pelos garimpeiros e madeireiros, e mostra alguns aspetos culturais desta tribo, que é uma das que ainda se encontra relativamente isolada, na América do Sul. 

Para comentarem as imagens e responderem às questões dos espectadores foram convidados o padre André Ribeiro, um dos missionários que trabalhou diretamente com os Yanomami, e o diretor do MASE, Gonçalo Cardoso. A quarta edição do Ciclo de Cinema Documental é dedicada ao tema «Diferentes formas de ser: o museu e a etnografia».

Nenhum comentário :

Postar um comentário