08/11/2012

Igreja Católica exorta Barack Obama a defender «bem comum» e «liberdade religiosa»

Conferência Episcopal norte-americana conta com o presidente reeleito para «restaurar o caminho do civismo» na vida pública

D.R. | Barack Obama (esquerda) e cardeal Timothy Dolan
Washington, 07 nov 2012 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), cardeal Timothy Dolan, saudou hoje Barack Obama pela sua reeleição à frente dos destinos do país e pediu-lhe que defenda o “bem comum” das populações.
Numa mensagem publicada através da internet, o arcebispo de Nova Iorque chamou “especial” atenção para a importância de salvaguardar os direitos “dos mais vulneráveis, incluindo os que estão por nascer, os pobres e os imigrantes”.
De acordo com aquele responsável, “a Igreja Católica norte-americana vai continuar a defender a vida, o matrimónio, e o seu direito mais precioso, a liberdade religiosa”.
A USCCB conta ainda com Barack Obama para “restaurar o caminho do civismo na ordem pública, para que as relações humanas na América sejam guiadas pelo respeito e caridade entre todos”.
O resultado das eleições americanas mereceu uma reação de Bento XVI que, numa carta enviada a Obama através da Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Washington, destacou as “altíssimas responsabilidades” dos Estados Unidos para com a comunidade internacional.
Barack Hussein Obama II, candidato democrata, foi reconduzido à Casa Branca, para um segundo mandato de quatro anos, depois de ultrapassar nas urnas o republicano Mitt Romney, garantindo desde já 303 dos 538 votos do colégio eleitoral.
No seu discurso de vitória, o advogado e político de 51 anos assegurou que, “para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está para vir”.
JCP/OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário