06/11/2012

Igreja promove debate nacional na Guiné


A Igreja Católica quer lançar uma «iniciativa de diálogo» a nível nacional, na Guiné Bissau, para ajudar a resolver os problemas internos e abrir novos horizontes para o futuro, anunciou o bispo de Bissau, José Câmnate na Bissing, depois de um encontro com o presidente do governo de transição, Manuel Nhamadjo Serifo. Tendo em conta a atual situação, «acreditamos que a melhor maneira de resolver os nossos problemas e abrir perspetivas futuras, seja colocar na mesma mesa de diálogo todos os guineenses», justificou o prelado, citado pela agência Fides. 

A proposta apoiada pelos líderes religiosos começa com a iniciativa «Voz da Paz» e envolverá todos os setores sociais, políticos e associativos. Câmnate na Bissing acredita que se todos estiverem abertos à conversação e dispostos a ouvirem as opiniões uns dos outros, «será possível sair da atual situação». Depois do golpe de Estado de 12 de abril passado, o índice de pobreza no país aumentou e o isolamento internacional provocou a escassez dos medicamentos. 

«Estou muito preocupado, porque ninguém sabe quanto tempo poderá durar esse isolamento político e diplomático da Guiné-Bissau. E quem pagará as consequências desta nova crise serão, como sempre, os grupos mais vulneráveis: doentes, crianças, mulheres e idosos», afirmou o bispo, numa carta divulgada recentemente.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário