06/11/2012

Inep divulga gabaritos oficiais do Enem 2012


Do UOL, em São Paulo


O MEC (Ministério da Educação) acaba de divulgar os gabaritos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O resultado final do exame deve ser publicado no dia 28 de dezembro.
O Enem 2012 teve recorde de inscritos, 5.791.290, e registrou abstenção de 27,9%. Ou seja, mais de 1,6 milhão de inscritos não foram fazer a prova.
O exame teve uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado (3), foram realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30.
Para professores ouvidos pelo UOL, a prova do segundo dia trouxe enunciados longos e a exigência de uma leitura crítica feita pelos candidatos. O exame apresentou textos com problemática social e com diferentes tipos de linguagem, como tirinhas, poesia e artes.
O tema da redação foi "Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI". A proposta apresentava os casos dos bolivianos e dos haitianos e pedia que o candidato sugerisse propostas de intervenção.
“A prova exigiu um aluno com boa leitura, com senso crítico”, avalia a professora Vera Lúcia Antunes, do curso e colégio Objetivo.
“Os enunciados foram um pouco mais curtos. É uma evolução porque antes o candidato não tinha tempo para ler tudo e fazer a prova”, avaliou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo.
Gabaritos extraoficiais de três cursinhosapresentavam respostas diferentes para pelo menos 12 questões: seis em cada dia de prova. 

Enem 2012: veja fotos de São Paulo

Foto 7 de 125 - 3.nov.2012 - Alunos se reúnem em frente dos locais de prova do Enem 2012 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, neste sábado (3) Mais José Bonato/UOL

Nenhum comentário :

Postar um comentário