06/11/2012

Livro traz cartazes da resistência a ditaduras da América Latina

DE SÃO PAULO


O Instituto Vladimir Herzog promove hoje (6) o lançamento do livro "Os Cartazes desta História", que reúne obras produzidas contra ditaduras na América Latina.
A publicação traz cerca de 300 cartazes, documentos e fotografias de movimentos de resistência aos regimes, produzidos entre os anos 1960 e o início da década de 1990.
O foco principal da obra é a luta contra a ditadura brasileira (1964-1985) e o movimento da sociedade civil após a Lei da Anistia, em 1979.
Organizada pelo jornalista Vladimir Sacchetta, a obra tem também cartazes de países como Argentina, Nicarágua e Guatemala -- além dos anúncios criados no Brasil.
Traz ainda uma análise das composições feita por Chico Homem de Mello, pesquisador da área do design gráfico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
A obra é parte do projeto "Resistir é Preciso...", lançado pelo instituto no ano passado, que pretende resgatar a trajetória da imprensa durante a ditadura militar.
Em 2011, o grupo já havia publicado a obra "As Capas desta História", uma coletânea de primeiras páginas de veículos clandestinos publicados durante a ditadura.
Também lançou coleção de 19 edições do jornal "ex-", fechado pelo regime após reportagem que denunciava a morte de Herzog em 1975.

Cartazes na ditadura

 Ver em tamanho maior »
Reprodução
AnteriorPróxima
Cartaz "Liberdade Nicaragua", da Frente Sandinista de Libertação Nacional. Ele faz parte do livro "Os cartazes desta história", do Instituto Vladimir Herzog, que reúne obras produzidas contra ditaduras na América Latina

Nenhum comentário :

Postar um comentário