06/11/2012

Michelle virou figura popular e ativa


Primeira-dama foi criticada no início do mandato, tachada de 'fria e distante'.
Longe de polêmicas, ela ganhou simpatia com luta contra obesidade infantil.

Do G1, com agências internacionais
9 comentários
Michelle Obama durante a abertura da convenção democrata nesta terça-feira (4) (Foto: Charles Dharapak/AP)Michelle Obama durante a abertura da convenção
democrata, em 2012 (Foto: Charles Dharapak/AP)
Ser mais popular que o marido, presidente dos Estados Unidos, não é uma tarefa fácil. Essa foi, no entanto, uma das conquistas de Michelle Obama, de 48 anos, ao longo do primeiro mandato de Barack Obama à frente da Casa Branca. Mãe de duas filhas adolescentes, Malia e Sasha, a advogada de origem humilde deixou de lado o papel discreto de primeira-dama nos primeiros meses de governo e se transformou em uma figura política querida e fundamental da gestão democrata.
Aluna brilhante, Michelle ganhou bolsa em uma escola de Chicago, e se formou em Sociologia, em Princeton, e Direito, em Harvard.
Descrita, inicialmente, como fria e distante, Michelle manteve-se afastada de aparições públicas no início do mandato de Obama e declarou-se, antes de tudo, mãe. Longe de polêmicas, a primeira-dama concentrou esforços em causas populares, como a luta contra obesidade infantil – campanha "Let's Move!" ("Vamos nos Mexer!") – e a ajuda às famílias de militares, ganhando, pouco a pouco, o carinho dos americanos.
Michelle nasceu em 17 de janeiro de 1964, em um apartamento de um quarto em South Side, bairro pobre de Chicago. Seus pais sempre a estimularam a se superar e a conquistar a educação que eles não puderam ter. Aluna brilhante, ela ganhou bolsa em uma escola especial de Chicago, e depois se formou em Sociologia, em Princeton, e Direito, em Harvard.
Quando deixou Harvard, ela começou a trabalhar em um famoso escritório de advogados de Chicago, onde alguns anos depois conheceu Barack, um tipo "realmente diferente que, além de ser simpático e bonito, mostra um compromisso e uma seriedade que não se encontra frequentemente”, confessou ter pensado depois que ele a convidou para um evento comunitário.
O primeiro beijo entre os dois aconteceu do lado de fora de uma sorveteria de Chicago, em 1989. Em agosto deste ano, o local ganhou uma placa comemorativa em que diz: "Neste local, o presidente Barack Obama beijou pela primeira vez Michelle Obama". Os dois se casaram em 1992 – o casal completou 20 anos de casamento no dia 3 de novembro.
Em 1996, Michelle deixou o setor privado e começou a trabalhar na Universidade de Chicago, onde desenvolveu um programa social. Dois anos depois, nasceu a primeira filha do casal, Malia. A segunda, Sasha, nasceu em 2001.
Ela só aceitou que seu marido concorresse pela nomeação à candidatura presidencial democrata em 2007, após cogitar minuciosamente os efeitos da campanha em sua família.
Barack e Michelle Obama com as filhas Sasha (à esq.) e Malia, esperando os resultados da campanha ao Senado por Illinois, em 2004 (Foto: The New York Times)Barack e Michelle Obama com as filhas Sasha (à esq.) e Malia, esperando os resultados da campanha ao Senado por Illinois, em 2004 (Foto: The New York Times)

Nenhum comentário :

Postar um comentário