09/11/2012

O filme "Fados", do espanhol Carlos Saura - Recordar

Recordar

"Fados", de Carlos Saura, começa a ser exibido no Brasil


O filme "Fados", do espanhol Carlos Saura, chega aos cinemas brasileiros este fim de semana.

O documentário conta com as participações dos brasileirosCaetano VelosoChico Buarque e Toni Garrido, da cabo-verdianaLura, da mexicana Lila Downs e do espanhol Miguel Poveda, que divide a interpretação de "Meu Fado Meu", de Fernando Pessoa, com a fadista portuguesa Mariza. Um dos grandes momentos do filme é uma imagem de Amália Rodrigues cantando o fado acompanhada ao piano.

Carlos Saura não está muito interessado nas controvérsias históricas sobre as origens do fado. O que o realizador espanhol busca é um diálogo entre passado e presente e mostrar como essa música sobrevive mais de dois séculos depois do seu nascimento.

Em "Fados", Saura encerra a trilogia sobre "as três formas de expressão musical urbana", nas palavras do próprio realizador, que inclui "Flamenco" (1995) e "Tango" (1998).


Combinando músicas, dança e direcção coreográfica apurada, assinada pelo próprio cineasta, o documentário é uma colagem sensível de apresentações musicais e coreografias, iluminadas por uma luz, às vezes difusa, outras forte, e imagens que remetem a um Portugal antigo ou contemporâneo, projectadas em grandes telas .

"O fado é, em sua essência, a expressão da cultura nacional portuguesa e tem sobrevivido aos mais diversos períodos da história do país. Essa intersecção entre fado e momento histórico resulta numa das cenas mais bonitas do filme, protagonizada porChico Buarque de Holanda, que canta uma versão de seu "Fado Tropical", escrita em parceria com Ruy Guerra, cuja letra diz, referindo-se ao Brasil:

"Ai, essa terra vai cumprir seu ideal/ainda vai tornar-se um imenso Portugal", enquanto ao fundo, nas telas, são projetadas imagens do documentário português "As Armas e o Povo" (1975), sobre a Revolução dos Cravos, de 1974.

Saura consegue situar no século XXI um género que sobrevive às transformações de Portugal. É um tipo de música que, como a sua terra natal, firma-se no presente, sem nunca abandonar as raízes do passado. Ou como canta Mariza: "Trago um fado no meu canto/ na minh'alma vem guardado/ vem por dentro do meu espanto/ a procura do meu fado".

Leia mais no Ultimo Segundo e na Folha Online


Jornal "O Globo" publica Roteiro do Fado


O jornal brasileiro "O Globo" publica no suplemento Boa Viagem desta semana (link não disponível) um roteiro lisboeta do Fado com o qual assinala o desaparecimento, há 10 anos, de Amália Rodrigues, "responsável por dar à mais lusitana das canções, expressão internacional".

Na data do falecimento de Amália - refere o jornal - o embaixador de Portugal na UNESCO, Manuel Maria Carrilho, anunciou que Portugal se prepara para apresentar no próximo ano a candidatura do Fado a património imaterial da Humanidade.
Além da efeméride, "a mais lusitana das canções - escreve o jornalista Bruno Agostini - vive um momento muito especial (...): nunca houve tantos turistas interessados no fado, nem tantas casas a ele dedicadas; e uma nova geração de músicos injecta oxigénio no ritmo, fazendo sucesso entre os jovens, como acontece aqui com o samba."
AS ORIGENS DO FADO


O crítico musical e historiador brasileiro José Ramos Tinhorãodefende, em "História Social da Música Popula Brasileira" (Editora 34), que a designação "fado" teria nascido no Brasil, no século XVIII.

A tese, que é controversa, postula que o fado era então "uma dança parecida com o lundu e a umbigada. Daqui, teria transitado para o outro lado do Atlântico. "Lá como cá - defende o historiador - o fado era dançado pelas camadas mais pobres da população. E foi aos poucos, à medida que perdia a pecha de marginal, que o fado começou a conquistar as camadas mais ricas, ganhando riqueza harmónica e melódica. A dança então desaparece e fica só a música."


Galp tem luz verde para explorar mais petróleo no Brasil


O ministro das Minas e Energia do Brasil convidou a companhia portuguesa Galp a reforçar os investimentos no seu país, afirmando que a petrolífera nacional é “uma das principais parceiras da Petrobras”.


"Não tenho dúvidas que com a descoberta do pré-sal, a Galp terá novas oportunidades para desenvolver a sua participação na economia petrolífera brasileira" - disse Edson Lobão.

"A partir do próximo ano - sublinhou - faremos novos leilões, os consórcios vão formar-se e a Petrobrás deverá ser a única operadora [com base nas novas regras para os futuros leilões]. Mas a Petrobras estará associada a consórcios nos quais participará certamente, pelo menos em alguns deles, a Galp", avançou o ministro brasileiro, à margem da assinatura do protocolo da Fundação Galp Energia com o Palácio Nacional da Ajuda, para recuperação da sala D. João VI.
O governo de Lula da Silva vê na Galp "uma das principais parceiras da Petrobras na exploração de petróleo brasileiro". Edson Lobão garantiu que o governo brasileiro tem "um grande apreço" pela petrolífera portuguesa, descrevendo-a como "uma empresa séria, de grande projecção mundial" e admitindo que "é preciso continuar com ela".

Leia mais no Diário Económico


Embaixada do Brasil em Portugal lamenta vídeo de Maitê Proença


Carmen Moura, ministra Conselheira da Embaixada do Brasil em Portugal, disse compreender as queixas que o video de Maitê Proença, no programa "Saia Justa", da rede Globo, tem vindo a suscitar.

A diplomata brasileira lamenta "que uma figura pública tenha feito um vídeo de tão má qualidade" e acrescenta que agora é necessário "minimizar" um episódio que classifica como "um lamentável erro de imprensa", estando segura que "não vai afectar as excelentes relações entre Portugal e o Brasil".

Carmen Moura acredita que o vídeo "de mau gosto" não trará consequências de maior aos emigrantes brasileiros a viver em Portugal. "Não podemos dar-lhe uma importância que ele não tem", conclui.

Leia mais no Expresso

15.10.09


Portugal será porta de entrada na Europa para sector energético do Brasil - diz ministro


Portugal vai ser a porta de entrada para o Brasil investir no sector eléctrico europeu, disse hoje, em Lisboa, o ministro das Minas e Energia brasileiro Edson Lobão.

"Nós estamos internacionalizando a nossa empresa de energia eléctrica, que é a Eletrobras e, muito provavelmente, entraremos na Europa através de Portugal", disse Edson Lobão, no final do encontro com o ministro da Economia e Inovação, de Portugal,Fernando Teixeira dos Santos."

A associação com a EDP é uma hipótese, mas o facto é que começaremos por aqui. Portugal sempre abriu as suas portas, as suas fronteiras para o Brasil e do mesmo modo o Brasil procede com Portugal. E temo-nos dado muito bem", acentuou.

Edison Lobão, que realiza uma visita de trabalho a Portugal, acrescentou que vai debater na sexta-feira, no Porto, com o presidente da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, a consolidação da associação da Petrobras com a empresa portuguesa com vista a operações petrolíferas conjuntas, sobretudo em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Leia na Agência Lusa


Portugal felicita Brasil por eleição para o Conselho de Segurança da ONU


O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, felicitou hoje o presidente Luís Inácio Lula da Silva pela eleição do Brasil como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no biénio 2010-2011.

Na mensagem, Cavaco Silva apresenta, em seu nome e do povo português, "as mais calorosas felicitações" ao presidente do Brasil pela "expressiva" votação obtida.

"O sucesso da candidatura brasileira, que contou desde sempre com o apoio do meu país, vem reconhecer o papel do Brasil na cena internacional e a contribuição que tem dado para a promoção de um mundo mais justo, mais próspero e mais pacífico", afirma Cavaco Silva, em nota distribuída pela presidência.

Na carta, o presidente português manifesta ainda a convicção de que "esta eleição constituirá um incentivo para a prossecução da legítima aspiração brasileira de vir a ocupar um lugar permanente neste órgão de cúpula das Nações Unidas".

A votação de hoje na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, elegeu além do Brasil, a Bósnia-Herzegovina, Gabão, Líbano e Nigéria para ocuparem assentos não permanentes do Conselho de Segurança da ONU durante o biénio 2010-2011.
Leia na Agência Lusa


Kaká quer Portugal na África do Sul



Companheiro de Cristiano Ronaldo e Pepe no Real Madrid, o brasileiro Kaká torce pela qualificação de Portugal para o Mundial, uma vez que, salienta, nesse caso o confronto desportivo que vai decorrer na África do Sul será "mais cheio e bonito".

No mesmo sentido, o médio brasileiro desvalorizou a rivalidade com a Argentina: "É sempre melhor estarem as melhores selecções no torneio. O Mundial fica mais cheio, mais bonito. Portugal ainda vai lutar na repescagem, a Argentina já está lá. Isso é bom e reforça a competição, que tem tudo para ser excelente."

Leia mais no jornal A Bola


Igreja do Rio fortalece parceria com Portugal


O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e o bispo de Setúbal, Dom Gilberto Reis, assinaram esta semana, na capital fluminense, um acordo de geminação entre os santuários do Cristo Redentor, no Brasil, e o de Cristo Rei, em Almada, Portugal.

O acordo propõe-se, entre outros objectivos, intensificar o turismo religioso entre os dois países, promover peregrinações mútuas e trocar publicações pastorais.

O cônsul de Portugal no Rio de Janeiro Almeida Lima, ofereceu às autoridades civis e religiosas presentes uma recepção no Palácio de São Clemente.

Leia mais no site da Rádio Vaticano

14.10.09


Futebol: Portugal goleia Malta e classifica-se para a repescagem da Copa 2010


A selecção portuguesa de futebol classificou-se hoje para a repescagem de acesso à fase final da Copa de 2010, ao golear Malta por 4 a 0, em Guimarães, assegurando o segundo lugar do grupo 1 das eliminatórias europeias.
Os portugueses chegaram aos 19 pontos e terminaram a competição em segundo lugar no grupo, superando a Suécia que, também hoje, derrotou a Albânia por 4 a 1. Os escandinavos fizeram um total de 18 pontos, ficando em 3º lugar.
Leia mais na Agência Lusa e no Globo Esporte


Embaixador de Portugal no Brasil agraciado com Ordem do Mérito Ministério Público Militar


O embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, foi hoje agraciado em Brasília com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Ministério Público Militar.

Na solenidade, foram também agraciados com a Ordem do Mérito, no grau de Grã-Cruz, o Procurador-Geral da República de Portugal, Fernando Pinto Monteiro e o vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, juiz-conselheiro António Silva Henriques Gaspar. O juiz-desembargador Luís Maria Vaz das Neves, Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, foi condecorado com a Ordem do Mérito, no grau Alta Distinção.

A Ordem do Mérito Ministério Público Militar foi instituída pelo Conselho Superior do Ministério Público Militar do Brasil com a finalidade de agraciar personalidades e organizações, civis e militares, que tenham prestado meritórios serviços ao país e à instituição, constando dos graus Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.


Portugueses querem oferecer busto de Camões a Fortaleza


A comunidade portuguesa de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, no nordeste do Brasil, foi "convocada" a empenhar-se no projecto lançado por um jornalista português com o apoio das instituições lusas: erguer um monumento ao poeta Luiz de Camões que será oferecido à cidade.

Graciano Coutinho lançou o desafio durante a emissão do "Portugal sem Passaporte", um programa de rádio que apresenta aos domingos na rádio FM-Tropical e recebeu a “aceitação imedidata” dos dirigentes dos meios associativo lusos de Fortaleza.

“Queremos oferecê-lo, em nome das instituições luso-brasileiras, a Fortaleza, que deu à principal praça da cidade o nome de Portugal”, explicou o radialista. Graciano Coutinho sublinha que o monumento com o busto de Luiz de Camões será edificado em nome de todas as instituições lusas, num projecto que conta com o apoio do vice-cônsul de Portugal, Francisco Brandão.
O primeiro passo será a criação da comissão oficial, que deverá ser formalizada esta semana e irá integrar, entre outros, os presidentes da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará,Jorge Duarte, da Beneficência Portuguesa de Fortaleza, António de Pinho, e da Academia do bacalhau, José António Nogueira e também o idealizador do monumento.
Leia mais no Mundo Português


Cabo Verde espera papel importante do Brasil no Atlântico Sul


O Brasil deverá exercer um papel importante no Atlântico Sul e é um parceiro estratégico de Cabo Verde na área dos recursos marinhos, disse o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

"É preciso que os países do Atlântico Sul encontrem uma plataforma de cooperação para o desenvolvimento, e o Brasil pode desempenhar um papel fundamental tendo em conta que é uma potência emergente", assinalou o chefe de governo cabo-verdiano, em Brasília, onde se encontra em visita oficial.

Este foi um dos tema abordados no encontro do primeiro-ministro com o presidente Luís Inacio Lula da Silva, na capital brasileira.

José Maria Neves salientou que Cabo Verde tem uma localização geoestratégica importante, porque está na intersecção do Atlântico Norte e do Atlântico Sul."Queremos ter presença neste espaço de cooperação e reforçar as nossas ligações com o Brasil, que é um parceiro estratégico em relação a toda esta problemática dos recursos marinhos", frisou.

O primeiro-ministro cabo-verdiano lembrou que, assim como Portugal, o Brasil ajuda o seu país a preparar a documentação para a ampliar a plataforma continental do arquipélago de 200 para 350 milhas marítimas.

Leia mais na Agência Lusa


Rio inaugura primeira parte de réplica de capela de Fátima


Foi ontem inaugurada no Rio de Janeiro a primeira fase da construção da réplica da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima.
A réplica é a primeira do mundo e destina-se a ser um centro de peregrinação na América Latina.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, afirmou na ocasião ser um "grande presente" para o Rio de Janeiro receber a capela."O Brasil está no coração de Nossa Senhora de Fátima devido à sua tradição portuguesa. Temos uma ligação com Portugal muito grande, e aqui há uma grande colónia lusitana. Creio que para os portugueses será uma oportunidade de ter aqui um pouco da sua espiritualidade, e para nós brasileiros também, pois temos uma ligação grande com Fátima", disse.

O bispo de Setúbal, Dom Gilberto Reis, que está no Rio de Janeiro para a assinatura da geminação do Cristo Redentor com o Santuário de Cristo Rei, em Portugal, concorda que a ideia é levar ao Brasil um pouco do espírito do que acontece no santuário de Fátima."Nossa Senhora arrasta multidões. Ela trouxe uma mensagem ao mundo que continua actual para Europa, para a América, para o Brasil, para o mundo inteiro", acrescentou, lembrando que há muitos brasileiros que vão com regularidade a Fátima em peregrinação.

Leia mais na Agência Lusa


Empresa portuguesa de software negocia aquisição no Brasil

A fornecedora de software de origem portuguesa WeDo Technologies quer diversificar a sua actuação no mercado brasileiro por meio de aquisições.

Actualmente, são os negócios no sector de telecomunicações que suportam o facturamento.A estratégia agora é ampliar presença nas verticais de utilities, consumo e finanças.

Segundo o CEO da companhia, Rui Paiva, decorrem negociações com um provedor de tecnologia no sector de utilities 100% brasileiro.

Hoje, o Brasil responde por 16,5% do facturamento global da companhia, sendo a maior operação fora de Portugal. De acordo com o CEO, nos últimos anos a subsidiária brasileira recebeu investimentos da ordem de R$1 milhão, quantia que deve ser repetida este ano (independente da aquisição).

Cerca de 100 pessoas trabalham nos escritórios da WeDo localizados no Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Paiva prevê que, em 2009, as receitas locais atinjam R$ 20 milhões.

Leia mais no ItWeb


Portugal Telecom exclui venda da Vivo e projecta mais investimentos no Brasil


O presidente da operadora Portugal Telecom - PT, Zeinal Bava, disse hoje, num debate com executivos do sector, em São Paulo, que o grupo português pretende permanecer por “mais 500 anos” no Brasil.

A afirmação foi feita depois de Bava ser questionado sobre a possibilidade de a PT vender a parte que detém na Vivo, operadora líder do mercado brasileiro, à Telefónica, que controla a outra metade da empresa.

“Viemos para ficar mais 500 anos”, disse o executivo, referindo-se à privatização do sector de telecomunicações, em 1998, que marcou o início da actuação da PT no Brasil.Zeinal Bava afirmou que, entre os objectivos estratégicos da empresa está alcançar a marca de 100 milhões de usuários, dois terços desse total fora de Portugal.

“Neste contexto, Brasil e África são duas regiões em que vamos reforçar os nossos investimentos”, afirmou o executivo, naFuturecom, o maior evento do sector de telecomunicações da América Latina, que decorre até sexta-feira.

O responsável frisou que a Vivo, actualmente com 46,8 milhões de usuários, deve alcançar a marca de 50 milhões de clientes no fim de 2009.“A Vivo tem uma estratégia clara de crescer e de manter a liderança (do mercado brasileiro)”, afirmou.

Leia mais na Agência Lusa


Cimeira ibero-americana fortalecerá Portugal, diz ministro


A Cimeira Ibero-Americana, que aterá lugar no Estoril, irá fortalecer um eixo geográfico de crescente importância política e económica para a Península Ibérica, afirmou hoje o o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

"A cimeira será um marco importante no aprofundamento da relação com o espaço ibero-americano e de fortalecimento de um eixo que vai ter crescente importância para Portugal e para a Espanha", disse Amado durante um almoço organizado pela Câmara de Comércio Luso-Espanhola.

A Cimeira, que terá lugar entre 30 de Novembro e 1º de Dezembro, vai "dar grande visibilidade a este espaço ibero-americano" através da presença em Portugal de todos os presidentes da América Latina, e também de Portugal e Espanha.A importância deste espaço, explicou, se dá principalmente pelo elevado nível das actuais relações luso-brasileiras, num momento em que "o Brasil assume o papel de potência emergente no hemisfério sul".

Leia na Agência Lusa


Quarto Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia - Exposição em Lisboa


Supremo Tribunal de Justiça - Lisboa
Foi hoje inaugurada em Lisboa, na sede do Supremo Tribunal de Justiça, uma exposição sobre o Quarto Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia, evento que se reveste de especial importância para a aproximação entre os orgãos judiciários de Portugal, da Bahia e do Brasil.

No acto da inauguração da mostra esteve presente uma delegação do Tribunal de Justiça da Bahia, chefiada pela sua presidente, desembargadora Sílvia Zarif, que participará também num Colóquio sobre Justiça do Trabalho organizado pelo Supremo Tribunal de Justiça de Portugal.
Para além dos contactos no Supremo Tribunal de Justiça, a delegação baiana será também recebida pelo Presidente do Tribunal Constitucional de Portugal, Rui Moura Ramos.

Criado em Salvador em 1609 como Tribunal da Relação do Estado do Brasil, o Tribunal de Justiça da Bahia foi o primeiro orgão judicial de recurso do continente americano.


Peça de autor português vence Prémio Luso-Brasileiro


António José da Silva - dramaturgo luso-brasileiro (Rio de Janeiro, 8 de Maio de 1705, Lisboa, 18 de Outubro de 1739)
A peça "Jardim Suspenso", do português Abel Neves, venceu a terceira edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, no valor de 15 mil euros.

"A decisão de atribuição do prémio foi tomada, por maioria, com voto de qualidade, do presidente do júri português", segundo nota enviada à imprensa pelo Instituto Camões e pela Funarte (Fundação Nacional de Arte - Brasil).

Além do valor em dinheiro, a peça de Abel Neves será publicada em Portugal e no Brasil, países onde será também representada numa parceria estabelecida entre a Funarte, Direcção-Geral das Artes e Teatro Nacional de D. Maria 2ª.

"Clitemnestra ou a Tragédia Doméstica", peça do português Micael de Oliveira, recebeu uma menção honrosa.

Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silvaincentiva a escrita dramática em todos os seus géneros e o aparecimento de novos dramaturgos de língua portuguesa, reforçando as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural entre Portugal e o Brasil.

Abel Neves, 53 anos, é natural de Montalegre, tendo iniciado actividade como actor no Teatro de Pesquisa A Comuna. Autor de romances, ensaios, poesia e também de várias peças levadas à cena em Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Escócia, Egipto, Roménia, Hungria, Suíça e Luxemburgo.

A cerimónia de entrega do prémio será anunciada oportunamente pelo Instituto Camões e acontecerá em Portugal, de acordo com o estipulado no regulamento.
Leia na Agência Lusa


"Terra Sonâmbula" - Filme de cineasta portuguesa premiado no Paraná


O filme "Terra Sonâmbula", da realizadora portuguesa Teresa Prata, conquistou os prémios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no 4º Festival de Cinema Brasileiro e Latino do Paraná , que decorreu entre 5 e 11 de Outubro em Curitiba.

Foram apresentadas a concurso seis longas-metragens brasileiras e cinco provenientes de Itália, Moçambique, México, Bolívia e Argentina.

De acordo com a cineasta, o filme premiado, baseado na obra literária homónima de Mia Couto, já tem distribuidor no Brasil (Panda Filmes) e será exibido em breve nas salas de cinema do país.

Leia na Agência Lusa

13.10.09


Portugueses mostram na Bienal de São Paulo projecto de escolas em África

A representação portuguesa na Bienal de Arquitectura de São Paulo apresentará projectos para a construção de escolas em países africanos, anunciaram hoje os organizadores.

Os projectos para os países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) serão apresentados na oitava edição do evento, que acontecerá entre 31 de Outubro e 6 de Dezembro.

A ambição da representação deste ano destaca-se relativamente às anteriores na medida em que se pretende que as escolas primárias sejam construídas, disse o comissário da representação portuguesa, Manuel Graça Dias.

Além disso, o arquitecto destacou que a proposta de Portugal, com o título “Cinco Áfricas - Cinco Escolas”, foi inspirada na Declaração dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.Uma das metas dessa declaração, adotada em 2000, pela ONU, tem como objectivo garantir a conclusão do ensino primário por todas as crianças, até 2015.

Leia na Agência Lusa


Maitê Proença explica-se


Em declarações ao site O Globo, a actriz brasileira Maitê Proençapede desculpa aos portugueses após a indignação causada por um vídeo da sua autoria sobre Portugal que apresentou no programa "Saia Justa", do canal televisivo brasileiro GNT.

No site, a actriz diz que "tudo não passou de uma brincadeira".

"Só quem não vê o "Saia justa" poderia levar isso a sério. No programa, a gente ironiza até o presidente Lula. E isso que eu falei dos portugueses, a gente fala dos paulistas, que são estressados porque trabalham demais, ou do jeito devagar do baiano...

E eu me considero uma portuguesa, porque meu avô, Augusto Galo, era português, era inclusive patrono do Clube Ginástico, tem até uma estátua em homenagem a ele lá na entrada do clube - diz Maitê. - Eu já fui a Portugal umas 20 vezes. Alguém realmente acha que eu não gosto de Portugal?

Agora realmente se eu ofendi algum português com isso, peço desculpas. Mas acho que está faltando humor nas pessoas."

Leia no site da Globo


João Paulo Borges Coelho vence Prémio Leya 2009


"O Olho de Hertzog", manuscrito do historiador e escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, foi o escolhido pelo júri do Prémio Leya 2009, o prémio literário de maior valor monetário (100 mil euros) nos países de lingua portuguesa.

Segundo a acta do júri, a obra premiada "restitui-nos o contexto histórico dos combates das tropas alemãs contra as tropas portuguesas e inglesas na I Guerra Mundial, na fronteira entre o ex-Tanganica e Moçambique, o confronto entre africânderes e ingleses, a emigração moçambicana para a África do Sul, a reacção dos mineiros brancos, as primeiras greves dos trabalhadores negros e a emergência do nacionalismo moçambicano".
O romance histórico, ainda por publicar, foi o escolhido do júri do Prémio Leya 2009, presidido pelo poeta português Manuel Alegre, que analisou 201 inéditos, apresentados em envelope fechado, sem indicação da autoria.

Manuel Alegre justificou a distinção da obra por ser "um romance de grande intensidade, em que se conjugam a complexidade das personagens, a densidade da trama narrativa e a busca do olho de Hertzog, que é, de certo modo, uma metáfora da demanda do destino individual e colectivo".

Falando em Maputo, pouco depois de ter sido anunciado o vencedor do prémio, João Paulo Borges Coelho disse que "não tinha a ideia de que ia acontecer", mas que estava muito satisfeito, tanto mais que se trata "de um prémio importante", e acaba por mexer com toda a sua obra.

"É um patamar novo para mim e um encorajamento para continuar a trabalhar", disse.

João Paulo Borges Coelho nasceu no Porto, em 1955, mas adquiriu nacionalidade moçambicana. É historiador. Ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e, como professor convidado, no Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, tendo publicado vários textos académicos em Moçambique, Portugal, Reino Unido, Espanha e Canadá. "As Duas Sombras do Rio", publicado pela editorial Caminho, foi a sua primeira obra de ficção.

Leia mais no Sol


Video de Maitê Proença suscita reacções


Um vídeo realizado pela actriz brasileira Maitê Proença para o programa Saia Justa, do GNT, está a suscitar reacções indignadas entre portugueses e brasileiros e levou até ao lançamento de um abaixo-assinado na Internet no qual se exige "um pedido claro de desculpas, quer seja por escrito, oral, ou vídeo".
Por seu lado, Maitê defende-se dizendo que não falou “mal de Portugal". "Não falei mal de Portugal, amo Portugal, os portugueses, tenho amigos e visito o país sempre que dá. Meus livros são publicados na terrinha e vendem muito bem", declarou ao Jornal do Notícias, o diário português que levantou a polémica.
O vídeo da polémica foi filmado em 2007 durante uma passagem da actriz por Portugal e termina com Maitê Proença a cuspir numa fonte pública.
Maitê recusou até ao momento apresentar um pedido de desculpas pelo incidente e declarou no seu twitter que "a verdadeira sabedoria está em saber rir de si".
Leia mais no DN TV e Media e no Sol

12.10.09


Universidade de Coimbra considerada a melhor de Portugal


A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a melhor instituição portuguesa de ensino superior no ranking do jornal britânico The Times, hoje divulgado.

Segundo nota divulgada pela UC, a instituição subiu no ranking relativo a 2009 e, à semelhança do que se verificou no ano passado, "continua a ser a única portuguesa entre as 400 melhores universidades mundiais".


O ranking publicado pelo suplemento sobre ensino superior do jornal britânico, que elege a Universidade de Harvard (EUA) como a melhor do mundo, considera ainda a UC como a terceira melhor universidade do espaço lusófono (a seguir às universidades de São Paulo e de Campinas, ambas no Brasil) e a sexta melhor da Península Ibérica.


"É motivo de orgulho. Devemos considerar estes resultados como bastante encorajadores. O que me parece ser importante é que há uma clara tendência crescente de melhoria, que contraria o que tem acontecido com outras instituições", disse hoje à agência Lusa o vice-reitor da UC, Henrique Madeira.

Entre as causas que têm sido apontadas pelos responsáveis pelo ranking para esta classificação figuram "o envolvimento com a comunidade e consequentes benefícios mútuos, a cooperação internacional, particularmente com os países lusófonos, e o intercâmbio cultural, científico e técnico com diversas instituições portuguesas e estrangeiras".

Leia mais no Destak




Presidente da República indigita José Sócrates como primeiro-ministro


O Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, indigitou hoje o secretário-geral do PS, José Sócrates, como primeiro-ministro.
“Ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados das eleições legislativas de 27 de Setembro, o Presidente da República indigitou hoje o Secretário-Geral do Partido Socialista, Eng.º José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, para o cargo de Primeiro-Ministro”, lê-se numa nota distribuída aos jornalistas e divulgada no "site" da Presidência da República.
Após ser nomeado pelo Presidente da República, o primeiro-ministro tem dez dias para formar o seu executivo e submeter o programa do Governo "à apreciação da Assembleia da República", conforme estabelecido no número 1 do artigo 192.º da Constituição.
Segundo o número 3 do mesmo artigo, "o debate não pode exceder três dias e até ao seu encerramento pode qualquer grupo parlamentar propor a rejeição do programa ou o Governo solicitar a aprovação de um voto de confiança".
Ou seja, o programa do Governo dispensa votação e, ainda de acordo com a Constituição, a sua rejeição "exige maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funções".
Leia mais na Agência Lusa


Resultados das eleições autárquicas em Portugal


Nas eleições autárquicas realizadas ontem em Portugal, o Partido Social Democrata, PSD, ganhou por nove câmaras, mas o Partido Socialista, PS, ganhou em número de votos.

Embora o PSD permaneça o partido com maior número de presidências de câmara - 140 - e, portanto, continue líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o PS subiu em número de presidências de câmara de 110 para 131, mantendo Lisboa, e obteve a maior percentagem de votos, com 37,67 pontos, atingindo mais de dois milhões de sufrágios.
O PSD obteve 22,91 por cento dos votos nas candidaturas em que se apresentou sozinho às urnas e ainda mais 15,04 por cento nas coligações que fez com o CDS, contra 28,27 por cento dos votos sozinho e 10,28 por cento em coligações há quatro anos.
Em número de presidências, o PSD desce de 157 câmaras municipais para 140, mas mantém câmaras importantes como o Porto.

O PCP desceu de 32 câmaras há quatro anos para 28 agora, e de uma percentagem de 10,94 por cento dos votos para 9,77 por cento. Ao nível de câmaras, a derrota mais simbólica do PCP foi a perda de Beja, a que os comunistas presidiam desde as primeiras autárquicas da democracia, em 1976.

Já o CDS mantém o perfil de partido sem grande implantação autárquica. O facto de ter concorrido em coligação com o PSD em inúmeros concelhos dificulta leituras nacionais de votos do CDS. Mas nos locais em que concorre sozinho, o CDS tem 3,09 por cento contra 3,07 por cento há quatro anos — ou seja, praticamente o mesmo.

O Bloco de Esquerda manteve a sua única câmara, em Salvaterra de Magos, presidida por Ana Ribeiro. E não conseguiu eleger Luís Fazenda como vereador em Lisboa. Tendo obtido 3,02 por cento dos votos a nível nacional contra os 2,9 por cento dos votos.

Quanto a presidentes de câmara eleitos em listas de cidadãos sem partido foi a vez de Amares, Alandroal, Sines, Estremoz e do Redondo, no Alentejo, elegerem os seus representantes de movimentos de independentes.

A abstenção atingiu nestas eleições 41,7 por cento dos eleitores recenseados, ligeiramente acima dos números de 2005. Votaram ontem 5,528 milhões de eleitores.

Leia mais no Público


Mercado do Brasil é essencial para desenvolver matriz estratégica de Portugal - considera agência


A articulação com o mercado brasileiro, a par do português, europeu e africano, é essencial para o desenvolvimento da matriz estratégica de Portugal - considera a Saer - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco, em relatório divulgado hoje em Lisboa.

O Turismo, o Ambiente, as Cidades, os Serviços de Valor Acrescentado e a Economia do Mar são os cinco domínios estratégicos em que Portugal deve apostar para sair a crise e garantir o desenvolvimento económico, diz o relatório da Saer.

Cada uma destas áreas, “representa em si uma constelação, um cluster ou mesmo um cluster de clusters (Hypercluster) de actividades económicas com um potencial de desenvolvimento que é exponencial quando articulado em modelos integrados de cooperação e interpenetração de componentes, permitindo aproveitar o máximo de capacidades e potencialidades que encerram”.

Por outro lado, o relatório assinado por Ernâni Lopes e José Poças Esteves aponta ainda sete áreas prioritárias de intervenção para ajudar Portugal a sair da crise e a aproveitar a retoma económica, quando ela surgir:

“redução do endividamento, aumento da produtividade, uma política económica estrutural assente nos domínios dotados de potencial estratégico; o incremento das exportações e inserção da economia portuguesa (empresas e produtos) nos circuitos económicos e financeiros globais; o investimento público selectivo; o investimento maciço em educação, formação e promoção da excelência científica e tecnológica; e a concretização operacional, no terreno, da matriz estratégica de Portugal - construindo polígonos com potencial de desenvolvimento a partir da articulação dos mercados português, europeu, africano e brasileiro.”

Leia mais no Público


Roberto Carlos canta em Lisboa em Janeiro


O "rei" tem viagem marcada para Portugal em Janeiro de 2010 para três concertos no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
Os espectáculos fazem parte da digressão "Roberto Carlos - 50 anos de músicas", que começou no dia de aniversário do cantor, a 19 de Abril, na sua cidade-natal, Cachoeiro de Itapemiri, e tem passado por várias cidades do Brasil.

Acompanhado por uma orquestra de quinze músicos, Roberto Carlos passa em revista temas marcantes da sua trajectória profissional como Emoções, Cavalgada, Como é grande o meu amor por você, Outra Vez, Eu te amo te amo te amo, É preciso saber viver, Jesus Cristo e Detalhes.

O músico lançou recentemente um tema inédito, A Mulher Que Eu Amo, que faz parte da banda sonora da novela Viver a Vida, de Manoel Carlos, actualmente em exibição em Portugal.
Leia no DN Artes

Nenhum comentário :

Postar um comentário