09/11/2012

O verdadeiro culto

O evangelho deste domingo apresenta duas partes distintas, embora ligadas entre si. A primeira parte apresenta uma crítica, a segunda oferece uma proposta. 

Primeira Parte: a crítica 
Jesus começa por alertar os discípulos acerca das autoridades religiosas que parecem mais preocupados com as aparências do que com o verdadeiro culto. Ao passo que a preocupação de Jesus está no facto que as autoridades insistam tanto nos aspetos exteriores. A acusação é de viverem em mentira e fingimento e de se aproveitarem da sua posição para «sobrecarregar» o povo. No fundo, Jesus condena a hipocrisia e a incoerência das autoridades. Com as suas atitudes não estão a levar o povo para Deus, mas a dificultar a sua aproximação. São atitudes que devem ser evitadas pelos discípulos de Jesus. Esta primeira parte é um convite a olhar-se e questionar-se sobre as incoerências e hipocrisias da vida pessoal. Jesus é um espectador atento e sabe distinguir o verdadeiro do falso. 

Segunda Parte: a proposta 
A segunda parte coloca Jesus como um observador. Jesus nota uma mulher viúva (as viúvas no tempo de Jesus, sobretudo quando não tinham filhos, eram o exemplo do pobre) que se aproxima e coloca uma moeda sem grande valor no cofre do templo. Jesus observa também que outros colocam no mesmo cofre quantias avultadas. Antes de mais, é de notar o olhar perspicaz de Jesus, que não perde este pequeno detalhe, mas é capaz de ir para além das aparências. Jesus elogia aquela viúva por ter colocado «mais» do que todos os outros, porque colocou aquilo que lhe fazia falta, enquanto que os outros colocaram aquilo que lhes sobrava. A proposta de Jesus é clara: o verdadeiro culto assemelha-se ao gesto desta mulher viúva. Ou seja, o culto desejado por Deus não é um culto de ostentação, de gestos grandiosos e teatrais, mas de gestos simples e sinceros que evidenciem a entrega de si próprios a Deus. São gestos reveladores da sinceridade do amor a Deus. 

A proposta de Jesus vai para além da oferta depositada. Quer mostrar que o verdadeiro culto é aceitar a vontade de Deus, renunciando aos interesses e projetos pessoais para se colocar nas mãos de Deus. Um exemplo claro é o de Maria, que colocou de lado todos os seus projetos para aceitar o projeto que Deus tinha para a sua vida. Em contraste com as autoridades que têm um coração fechado em si mesmo, nos seus interesses e nos seus projetos, esta pobre viúva, aceita colocar-se nas mãos de Deus, porque sabe que este Deus não a abandonará. Neste tempo de tantas incertezas aqui fica uma bela mensagem: quem se coloca nas mãos de Deus, ainda que aos olhos dos outros possa parecer um «menor», aos olhos de Deus não passa despercebido e receberá a sua recompensa.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário