09/11/2012

Philip Roth não vai escrever mais novos livros


''Nêmesis' vai ser meu último livro', disse ele para revista francesa.
A editora Houghton Mifflin confirmou a aposentadoria do norte-americano.

Do G1, com Reuters
2 comentários
O escritor americano Philip Roth (Foto: AP)O escritor americano Philip Roth (Foto: AP)
O escritor norte-americano Philip Roth não vai escrever mais novos livros, segundo informação de sua editora, Houghton Mifflin, nesta sexta-feira (9), à agência Reuters.
As notícias sobre o fim da carreira do escritor começaram com uma entrevista publicada no dia 7 de outubro, no site da revista francesa "Les Inrockuptibles". "Para dizer a verdade, terminei", disse à revista. "'Nêmesis' [de 2010] vai ser meu último livro".
O escritor de 74 anos disse que releu todos os seus livros favoritos e os seus próprios. "Queria ver se eu perdi tempo escrevendo. No fim de sua carreira, o boxeador Joe Louis disse: 'Eu fiz o melhor que pude com o que tinha'. É exatamente o que eu diria do meu trabalho. Depois disso, decidi que não farei mais ficção. Não quero ler e escrever mais". disse ele.
Roth é premiado como autor de obras conhecidas e traduzidas como "O complexo de Portnoy" (1969), a primeira que ganhou fama, "Operação Shylock" (1993), e "O animal moribundo" (2001).
Também é conhecido por sua trilogia na qual disseca a sociedade americana do século 20: "A pastoral americana" (1997), "Casei com um comunista" (1998) e "A mancha humana" (2000).

Nenhum comentário :

Postar um comentário