10/11/2012

Piora da função renal de Niemeyer se mantém


São Paulo. O arquiteto Oscar Niemeyer, 104, permanece internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, sem previsão de alta.

Ele está internado desde o dia 2 de novembro. Segundo boletim médico divulgado na manhã de ontem, a piora da função renal que Niemeyer teve na quinta-feira se manteve.


Niemeyer já projetou mais de 600 obras no mundo e tem outras 20 obras em andamento FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O médico Fernando Gjorup, que o visitou ontem, afirmou que seu estado ainda inspira cuidados. Niemeyer está internado na unidade intermediária do hospital - em que ficam pacientes que não precisam de suporte intensivo, mas ainda precisam de acompanhamento especial - e está lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos.

É a terceira vez que Niemeyer é internado neste ano. Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital por causa de uma desidratação. Recebeu alta no último dia 27. Em maio, o arquiteto deu entrada com desidratação e pneumonia, com passagem pela UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.

Panteão da Pátria

O principal nome da arquitetura brasileira e renomado internacionalmente, Niemeyer completará 105 anos em dezembro. Foi o criador de Brasília com o urbanista Lucio Costa, em 1960. Ganhador do Prêmio Pritzker 1988, equivalente ao Nobel da arquitetura, Niemeyer projetou mais de 600 obras no mundo, e tem outras 20 em andamento.

Sua filha única, Anna Maria Niemeyer, morreu em junho passado, aos 82 anos, vítima de enfisema pulmonar.

Em Brasília, uma das várias obras do arquiteto, o Panteão da Pátria Tancredo Neves, foi reinaugurado em 4 de setembro deste ano. O Panteão homenageia os heróis brasileiros. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário