09/11/2012

Prólogo - Dom Helder: sonhos e utopias


Autor: Padre Geovane Saraiva*



A vida de Dom Helder é como uma mina de ouro que precisa ser sempre e cada vez mais explorada, com um dom maravilhoso de Deus. Vida de uma beleza, que podemos dizer, diferenciada, nos seus gestos raríssimos em favor da vida dos empobrecidos, dos  “sem voz e sem vez”. Ao assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife em abril de 1964, disse: “Quem estiver sofrendo, no corpo ou na alma; quem, pobre ou rico, estiver desesperado, terá lugar no coração do bispo”.
Dom Helder, pastor da paz e da ternura, sentia-se honrado quando seus inimigos o acusavam de utópico e sonhador, porque se aproximava do “cavaleiro andante”. Dom Helder dizia-lhes: “Comparar-me a Dom Quixote, está longe de ser uma nota depreciativa” e acrescentava: “Ai do mundo se não fosse a utopia, ai do mundo se não fossem os sonhadores”.
“Eu sou daqueles que tem a convicção de que os escritos de Dom Helder ainda serão fonte de inspiração na América Latina daqui a mil anos. Pois, ele lançou sementes destinadas a produzir uma messe abundante nesta nova época do cristianismo que está começando agora. As suas sucessivas conversões sinalizam de certa maneira a futura trajetória da Igreja nesta nova época da história da humanidade”. (Teólogo José Comblin)

*Pároco de Santo Afonso

O livro está à venda no valor de R$ 20,00, podendo ser adquirido pelo telefone (85) 3223-8785 na Paróquia Santo Afonso ou através das seguintes livrarias:
Livraria Divino Mestre - Faculdade Católica de Fortaleza (FCF);
Paulinas Livraria (Centro de Fortaleza);
Igreja Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima);
Paróquia da Piedade (Joaquim Távora).

E-mail: geovanesaraiva@gmail.com
Telefone: (85)3223-8785

 Autor dos livros:
“O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);
“A Ternura de um Pastor” - 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider);
“A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso);
"Dom Helder: sonhos e utopias" (o pastor dos empobrecidos).

Nenhum comentário :

Postar um comentário