03/12/2012

DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER: Bento XVI elogia dedicação



26.12.2007
Recordação
Clique para Ampliar
O velório de dom Aloísio Lorscheider continua até as 18 horas de hoje na nave central da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Após a missa, o corpo será transladado para o município de Imigrantes, onde será sepultado no cemitério dos franciscanos
AGÊNCIA RBS
Clique para Ampliar
Dom Aldo Pagotto relembrou a importância de dom Aloísio na defesa dos mais carentes
SILVANA TARELHO
Clique para Ampliar
Padre Gilson Soares participará da comitiva oficial que está se deslocando a Porto Alegre
FRANCISCO VIANA
O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, presidirá a missa das exéquias, representando o papa


Porto Alegre. O papa Bento XVI enviou uma mensagem de pêsames pela morte de dom Aloísio Lorscheider, no último domingo, de falência múltipla dos órgãos, de quem destacou sua “constante e generosa dedicação” à Igreja.

Após receber com “tristeza” a notícia, Bento XVI enviou duas mensagens, uma ao arcebispo de Porto Alegre, Dadeus Grings, e outra ao ministro-geral da Ordem dos Frades Menores - entidade à qual o brasileiro pertencia -, o espanhol José Rodríguez Carballo.

Nos telegramas, o papa lembra a “generosa e constante dedicação” de Lorscheider nos diferentes cargos que teve em sua vida, entre eles arcebispo de Fortaleza e de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Velório

Cerca de 250 pessoas assinaram o livro de presenças, no velório do cardeal dom Aloísio, na Cripta da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. O ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (1971-1978) e arcebispo emérito de Aparecida (SP) foi homenageado por familiares, religiosos e leigos ligados à Igreja Católica e também por políticos de diversas tendências.

Uma das seis coroas de flores, colocadas no salão, foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa, com a mensagem “Com carinho e reconhecimento”.

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, presidirá a missa das exéquias do cardeal dom Aloísio hoje, às 18h, na Catedral de Porto Alegre. Pela manhã, às 9h30,, o bispo de Uruguaiana (RS), dom Aloísio Dilli, franciscano, também preside uma missa com a participação da família franciscana à qual pertencia o cardeal Lorscheider.

Segundo o secretário do Regional Sul 3 da CNBB, padre Tarcísio Rech, dom Odilo representará o papa Bento XVI nas exéquias do cardeal. Também confirmaram presença para essa missa o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, e o presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, além de inúmeros outros bispos e autoridades.

Após a missa, ainda na quarta-feira, o corpo de dom Aloísio será transladado para o município de Imigrantes e será velado na igreja da comunidade de Daltro Filho, próximo ao Convento dos Franciscanos.

O sepultamento de dom Aloísio Lorscheider está previsto para acontecer às 17 horas de quinta-feira no cemitério dos franciscanos, ao lado do Seminário São Boaventura, onde ele, ainda com o nome recebido no batismo de Leo Arlindo Lorscheider, iniciou seus estudos religiosos, na década de 40 do século passado.
ÚLTIMAS HOMENAGENS

Era um baluarte da fé, diz dom Aldo

João Pessoa. O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Cillo Pagotto, destacou em nota oficial o trabalho de dom Aloísio Lorscheider para a Igreja no Brasil, ´Venho em nome do povo paraibano, através da Arquidiocese da Paraíba, exprimir a nossa gratidão ao Senhor da Vida, por tê-lo consagrado durante toda a sua existência terrena, como um baluarte da fé, defensor dos direitos de Deus e dos direitos humanos. Dom Aloísio dizia: ´Fiquem sempre do lado do Evangelho para ficar, de fato, ao lado do povo´.

Já o arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Krieger, observou que há os que destacam a atuação de dom Aloísio à frente da Diocese de Santo Ângelo (RS); ´outros, seus trabalhos numa das maiores dioceses do Brasil: Fortaleza (CE); não poucos chamam a atenção para suas iniciativas em Aparecida (SP), quando deu novo impulso à vida religiosa do maior centro mariano do país´.

Destaca ainda que há os que lembram sua atuação à frente da CNBB, como presidente, em anos difíceis, delicados, em que sua voz, que era a da Igreja, ressoava com firmeza, clareza e coragem. ´ De minha parte, quero destacar duas facetas da rica personalidade desse Cardeal: em primeiro lugar, sua ligação com a própria família. Quando eu era Arcebispo de Maringá, costumava ser convidado por uma de suas irmãs, que lá reside, “para um almoço com dom Aloísio”. Com ela o Cardeal passava anualmente uma parte de suas férias. Eu ficava admirado ao ver que nem a distância geográfica nem o tempo haviam apagado seu carinho para com seus irmãos, cunhados e sobrinhos – ao contrário, parecia até que viviam sempre juntos, na mesma casa, onde ele exercia o papel de “irmão mais velho”.

´Destaco, também, suas exposições teológicas nas assembléias anuais da CNBB – exposições esperadas por todos, pois sabia-se que seria apresentada uma síntese atualizada dos caminhos da Teologia no Brasil e no mundo, dos desafios enfrentados pela Igreja e dos apelos que a realidade nos estava fazendo´.

Dom Murilo diz que em tudo e sempre, o que se destacava no cardeal dom Aloísio eram sua simplicidade, sua amabilidade e o direcionamento de sua vida. ´Percebia-se que tinha uma paixão que alimentava seus passos e dava renovada força a seu coração, fisicamente tão frágil: a paixão por Jesus Cristo. dom Aloísio partiu para a casa do Pai; deixou-nos, contudo, o testemunho de uma vida que está muito sintetizada na famosa frase do apóstolo Paulo: ´Eu vivo, mas não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim!´, concluiu.

A Arquidiocese de Belo Horizonte também divulgou nota destacando que em vida, com enorme sabedoria e dedicação, ele tornou-se um exemplo e referência para todo o episcopado do Brasil. ´Às vésperas do Natal, festa da vida e do amor, ele ouve o chamado do Redentor: Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor” .
REPRESENTAÇÃO

Comitiva cearense participa de celebração

A Arquidiocese de Fortaleza enviará uma comitiva oficial para a missa de corpo presente que acontecerá hoje na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, onde está sendo velado o corpo de dom Aloísio Lorscheider.

O grupo é formado pelo Padre Gilson Soares, dom Edmilson Cruz (bispo emérito de Limoeiro do Norte), Padre Evaristo Marcos, Padre Raimundo Nonato Oliveira Neto e a irmã Maria Bernadete de Paiva.

Segundo o padre Gilson Soares, o arcebispo de Fortaleza, dom José Aparecido Tosi Marques não poderá acompanhar do grupo, pois estará participando hoje da ordenação de diáconos na Catedral.

A comitiva, segundo Soares, não se deslocará até a localidade de Daltro Filho para o sepultamento, devido as dificuldades de acesso para o grupo, devendo o mesmo retornar a fortaleza na quinta-feira.

Padre Gilson Soares, que atuou como coordenador das pastorais da Arquidiocese de Fortaleza, quando dom Aloísio era ascebispo da capital cearense, disse que ele foi uma referência não só nacional, mas internacional, ´particularmente sempre o vi como um incentivador, que sempre esteve ao lado do povo sofrido. Para nós padres, ele foi mais que um pai, foi uma mãe, que sempre nos acolheu, quando mais precisávamos, ´ comentou.

Destaca ainda o religioso, o trabalho de dom Aloísio junto aos leigos, possibilitando a formação de vários grupos e comunidades, dentro de uma estratatégia do protagonismo leigo que defendia em todo Brasil. ´Na sua época, a Arquidiocese de Fortaleza foi dividida em seis regiões episcopais, o que facilitou o trabalho das pastorais e ampliou a participação dos leigos´, concluiu.

Nenhum comentário :

Postar um comentário