31/05/2012

Bush e Obama se encontram na Casa Branca

O ex-presidente inaugurou seu retrato em Washington nesta quinta (31).
Evento teve a presença dos pais de Bush e de suas filhas.

Do G1 com agências internacionais
2 comentários
O presidente Obama recebeu na Casa Branca nesta quinta (31) o ex-presidente Bush. Os dois participaram de uma cerimônia para inaugurar o retrato do ex-presidente no salão leste.
O autor da pintura é o texano John Howard Sanden. Bush e Obama posaram para fotos ao lado de suas esposas, Michelle Obama e Laura Bush. O evento ainda contou com a presença do ex-presidente George Bush e sua esposa Barbara.
Obama, Bush, Michelle e Laura posam para a foto oficial na Casa Branca nesta quinta (31). (Foto: Mandel Ngan/AFP)Obama, Bush, Michelle e Laura posam para a foto oficial na Casa Branca nesta quinta (31). (Foto: Mandel Ngan/AFP)
O ex-presidente Bush olha para seu retrato inaugurado nesta quinta (31). (Foto: Brendan Smialowski/AFP)O ex-presidente Bush olha para seu retrato inaugurado nesta quinta (31). (Foto: Brendan Smialowski/AFP)
Obama e Bush se cumprimentam durante evento na Casa Branca (Foto: Jason Reed/Reuters)Obama e Bush se cumprimentam durante evento na Casa Branca (Foto: Jason Reed/Reuters)

Ordenado mais um missionário da Consolata

Manuel Pereira dos Santos
No dia 27 de maio, às 10h00, na paróquia Maria Auxiliadora, em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo, houve a ordenação sacerdotal de Jacques Kwangala Mboma, missionário da Consolata. Com ele, foram ordenados dois outros missionários da Consolata, padre e diácono. Trata-se de Sébastien Ntoto Ntoto e Moïse Mbabaye Tshilombo.
Foi uma grande celebração, contando no total com 19 ordenados, dos quais 11 padres e oito diáconos. Mas, o que sabemos do novo padre Jacques Kwangala Mboma?
Jacques nasceu em Pindi, missão localizada no distrito de Bulungu, R.D.Congo. Ele é o nono de 5 irmãos e 6 irmãs, filhos de Stanislas Kwangala e Florence Minianga que nos precederam na casa do Pai Celeste. Ingressou na familia Consolata no ano 2000 e fez a Filosofia no Congo. O noviciado foi feito em 2005, em Maputo, Moçambique. No dia 10 de novembro de 2005 fez a sua primeira profissão. Chegou ao Brasil em 2006 para os estudos teológicos em São Paulo. Entre os anos de 2009 e 2011 prestou serviço na paróquia São Brás de Plataforma, em Salvador, Bahia, valorizando a pastoral afro, entre outras.

Jacques quis dar a sua resposta generosa e definitiva a Deus iluminado pelas palavras de São Paulo Apóstolo: "Tudo posso n'Aquele que me fortalece" Fl 4,13.
A Igreja universal celebrava a festa de Pentecostes, lindo dia do calendário litúrgico para serem vivenciadas as ordenações presbiterais e diaconais. Três missionários da Consolata junto dos demais 15 ordenandos, receberam a ordem pela oração e imposição de mãos de dom Edouard Kisonga, bispo auxiliar e responsável dos religiosos na arquidiocese de Kinshasa.
Durante a homilia, dom Edouard agradeceu a Deus por ter concedido o dom de ministério sacerdotal e diaconal aos 19 candidatos, cuja maioria era de missionários e religiosos. O bispo sublinhou que ser padre ou diácono é estender o gesto de Cristo sobre a humanidade numa entrega total a serviço do Reino de Deus.
O evento em geral foi marcado pela celebração eucarística na qual Jacques e seus companheiros foram ordenados. Uma presença remarcada de missionários da Consolata ao lado do superior Regional, padre Symphorien Fumwasendji, de padres da arquidiocese e outros religiosos. Todos unidos e reunidos para dar ênfase a este grande acontecimento para a Igreja e para os missionários da Consolata em particular.
Os familiares dos neo-presbíteros e os amigos da Consolata não poderiam faltar neste dia de grande festa. O clima de alegria e o sentimento de agradecimento a Deus por mais um dia de graça à Igreja e ao Institudo dos Missionários da Consolata era visível. No decorrer da cerimônia que durou mais ou menos cinco horas, os fiéis mostraram boa participação e apoio; primeiro porque estavam numerosos para testemunhar o evento, e em seguida, pela partição ativa.
Terminada a missa, todos foram reunidos ao redor de outra mesa. Saímos da mesa Eucarística para a mesa do pão cotidiano onde todos partilhamos do que foi posto em comum. Bendito e glorificado seja Deus pela vida de Jacques, Sebastien e Moïse que eles doaram à Igreja na pessoa do IMC.
Depois de um tempo exercendo a diaconía em sua terra, Kwangala voltará para o Brasil para continuar a missão que ele começou, mas agora como sacerdote. Estamos engajados neste momento a preparar o envio missionário de Jacques que por coincidência será feito no dia 20 de junho, festa de Nossa Senhora da Consolata. Com certeza lindo dia para colocar nas mãos da Consolata mais um filho que parte para a Missão. Esta celebração está sendo organizada pelo Centro de Animação Missionária e Vocacional (CAMIV), e será realizada na paróquia Santo Hilário.
Pelos três filhos que a Consolata recebe como sacerdotes e diácono, nós dizemos obrigado ao bom Deus pelo caminho que eles traçaram no decorrer da formação, ao longo de dez ou mais anos. Que eles sejam realmente ministros da Palavra e da Eucaristia segundo o coração de Cristo (PDV). Que eles transmitam "a todos o Evangelho do Reino, chamando a cada homem à obediencia da fé e conduzindo os fiéis a um conhecimento e comunhão cada vez mais profundo do mistério de Deus, revelado e comunicado a nós em Cristo" (VD n°80).
Fonte: Revista Missões

Dia Mundial Sem Tabaco pelo mundo


Data criada pela Organização Mundial da Saúde alerta contra os riscos e as consequências do fumo.

Rádio utiliza Facebook para homenagear Nossa Senhora


E-mailImprimirPDF
FMDomBoscoDepois que entrou na rede social Facebook, a FM Dom Bosco, rádio dirigida pelos Salesianos em Fortaleza (CE), atinge milhares de pessoas em todo o mundo - 20 países já fazem a interação na página da emissora na rede. O número de assinantes já passa de 5.700 pessoas, fruto do estudo de pesquisas do Departamento de Marketing da mesma e do trabalho dedicado do Departamento Jornalístico e de cada locutor.

No dia de Nossa Senhora Auxiliadora, 24 de maio, dentro do programa "Clube de Amigos" foi lançado um banner para compartilhamento. A peça continha a inscrição “Se você acredita que Maria é teu auxílio em todos os momentos, compartilhe” e ao lado a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com a frase de Dom Bosco “Maria foi verdadeiramente constituída por Deus auxílio dos Cristãos”. Até esta quinta-feira, 31 de maio, o quadro teve mais de 10.837 compartilhamentos diretos e estimados 75.000 compartilhamentos indiretos atingindo 1.706.400 pessoas diretamente segundo dados fornecidos pela fanpage do Facebook.

Este recorde, além de representar a homenagem da rádio a Nossa Senhora Auxiliadora, também revela o resultado positivo alcançado pelo núcleo de comunicação da emissora que busca sempre aliar inovação, tecnologia e evangelização.

Neste mês, a emissora comemorou 11 anos de atividades. Segundo o vice diretor, padre Anderson Alvelino, educar e evangelizar pelas ondas do rádio é a missão do veículo de comunicação salesiano, diante de um mundo onde tudo muda e somente Deus permanece. "Hoje, na era digital, percebemos que é evidente a mudança nas tecnologias que evoluem e influenciam muito a nossa cultura. Nesse sentindo a FM Dom Bosco como emissora educativa, por natureza, busca comunicar valores que dão sentindo e plenitude à vida, através da produção e veiculação de programas e também pelas redes sociais", afirmou o padre.

Congresso da Família tem espaço privilegiado para crianças


E-mailImprimirPDF
EncontroMundialCriancas1
Um Jardim para os filhos que acompanham seus pais no Congresso Teológico da Família, no VII Encontro Mundial das Famílias, que começou nesta quarta, 30 de maio, e termina no próximo domingo em Milão, na Itália. Foi uma ideia criativa dos organizadores, e que está cuidando de cerca de 900 crianças, adolescentes e jovens de 3 a 17 anos, vindos de 53 países diferentes.
EncontroMundialCriancas2
Enquanto o plenário é ocupado com as discussões e reflexões do Congresso, as crianças participam de uma programação intensa, com jogos, gincanas, palestras e partilhas de experiências. Mesmo com a dificuldade das diversas línguas, os jovens participantes se comunicam pela expressão corporal e por expressões comuns. O que torna evidente “a linguagem universal do amor”, como disse Mateus, de 14 anos, vindo de São Paulo.

Da mesma forma, a jovem Gabriela, de 17 anos, do Rio de Janeiro “A gente se entende bem. É interessante saber que existem jovens e adolescentes em todo mundo que gostam de Jesus Cristo e da Igreja”.

Estudantes criam em 72 h projetos para solucionar problemas do Rio


Governo da Suécia promove corrida da inovação com alunos brasileiros. 
Entre projetos estão chuveiro que capta calor e aplicativo para cadeirantes.

Paulo GuilhermeDo G1, no Rio
8 comentários
Um chuveiro alimentado por um sistema que capta o calor do ambiente. Placas modulares colocadas no asfalto para absorver a água da chuva. Um aplicativo para celular que indica o caminho com maior acessibilidade para um cadeirante. E um sistema que pode ser usado em casa para testar a qualidade da água. Estes são alguns dos projetos que uma turma de estudantes de mestrado e doutorado precisou desenvolver em tempo recorde, três dias, e que serão finalizados na tarde desta quinta-feira (31), quando termina a Innovation Race, uma corrida pela inovação para o desenvolvimento sustentável realizada no Planetário do Rio.
Alunos de escola pública do Rio observam o trabalho dos estudantes da Innovation Race no Planetário (Foto: Paulo Guilherme/G1)Alunos de escola pública do Rio observam o trabalho dos estudantes da Innovation Race no Planetário (Foto: Paulo Guilherme/G1)
A corrida da inovação faz parte da “Semana da Inovação Brasil-Suécia: Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, promovida pelo governo da Suécia. O evento começou nesta segunda-feira (28) e vai até sexta (1º).
São 12 estudantes de mestrado e pós-graduação de quatro grandes universidades (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do ABC e PUC-Rio) divididos em duas equipes de seis. Eles não se conheciam e foram desafiados a elaborarem, em apenas 72 horas, soluções tecnológicas e inovadoras para problemas do dia a dia da cidade do Rio de Janeiro.
Um grande cronômetro foi instalado em uma das salas do planetário e começou a fazer a contagem regressiva na segunda-feira. Com o apoio de um coordenador e um designer, e um “back office” formado por pesquisadores, advogados de patentes, analistas de mercado, economistas e criadores de protótipos, os grupos vão apresentar nesta sexta-feira os resultados desta corrida contra o tempo.
Estudantes apresentam projeto de teste de água potável (Foto: Paulo Guilherme/G1)Estudantes apresentam projeto de teste de água potável (Foto: Paulo Guilherme/G1)
Uma das principais características desta corrida é que cada um dos participantes tem uma formação acadêmica diferente dos demais. Entre os competidores estão jornalista, engenheira de produção, engenheira química, biomédica, publicitária, microbiologista, químico e administrador de empresas, entre outros.
“A gente aprende a ter uma visão diferente do processo, sem necessariamente lidar com pessoas do ramo”, destaca Ayla Silva, doutoranda em química na UFRJ. “É possível se focar em problemas menos técnicos do que lidamos na universidade”, complementa a participante, que é coautora de uma patente de utilização de enzimas para o bagaço de cana-de-açúcar na produção do bioetanol.
Leonardo Costa, doutorando em química da UFF (Foto: Paulo Guilherme/G1)Leonardo Costa, doutorando em química da UFF
(Foto: Paulo Guilherme/G1)
Rafael Moralez, formado em filosofia e com pós-graduação em energia pela UFABC, destaca a importância de um trabalho multidisciplinar e em equipe. “Não dá para pensar isoladamente, é preciso juntar diferentes conhecimentos para se pensar o mundo.” Já Leonardo Costa, doutorando em química pela UFF, diz que o projeto permite entender que não é impossível, por exemplo, se criar uma patente. “Iniciativas assim deveriam ser desenvolvidas pelas universidades,” diz.
Para Claudio Fernandes, diretor da Agência de Inovação da UFF, as características da sociedade brasileira, a situação de certa estabilidade econômica e o sistema educacional já permitem a formação de uma grande produção científica. “O desafio é fazer com que esta capacidade gere não apenas ciência, mas soluções inovadoras para a nossa sociedade. É preciso facilitar alguns processos de investimento das empresas em inovação e reduzir a burocracia. Porque acaba sendo mais barato para o empresário importar soluções vindas de fora.”
Estudantes discutem com especialista em patentes como transformar inovação em produto (Foto: Paulo Guilherme/G1)Estudantes discutem com especialista em patentes como transformar inovação em produto (Foto: Paulo Guilherme/G1)

Família, trabalho e festa


Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales (SP) e Presidente da Cáritas Brasileira até novembro de 2011
Adital

Nestes dias está se realizando em Milão, no norte da Itália, o Sétimo Encontro Mundial das Famílias. Iniciado na quarta-feira dia 30 de maio, se conclui neste domingo dia 03 de junho.

Simultaneamente ao Encontro, se realiza a Feira Mundial da Família, no espaço tradicional das grandes feiras de Milão, a "Milanofieracity”.
A intenção da "feira” é apresentar as múltiplas iniciativas existentes no mundo, com a finalidade de promover e sustentar os valores da família.
O tema escolhido para ser aprofundado no Congresso Teológico, que faz parte do encontro mundial, gira em torno de três palavras que indicam claramente três valores interligados entre si: a família, o trabalho, a festa.
A tradição destes encontros mundiais vem do tempo do Papa João Paulo II, que também promoveu o encontro mundial da Juventude. São iniciativas semelhantes, que se inserem dentro do clima conciliar, que teve sua experiência mais ampla e mais profunda com a realização do Concílio Ecumênico Vaticano II.
De certa maneira, estes encontros se inspiram na mesma dinâmica do Concílio e dos Sínodos. Fazem parte do contexto atual, que permite dar feições mundiais a eventos locais, que desta maneira se tornam veículos de difusão de mensagens. São formas novas de comunicação, que a Igreja aos poucos vai aprendendo a colocar a serviço de sua tarefa permanente de "difundir a boa nova ao mundo inteiro”.
Estes "concílios setoriais” permitem também estimular o protagonismo das pessoas envolvidas neles. Desta maneira, as famílias se sentem incumbidas, elas mesmas, de afirmar seus valores e de propô-los para a sociedade. Igualmente os jovens se sentem incumbidos de evangelizar a juventude de hoje, em meio a tantas situações que pedem a luz do Evangelho e a força da graça de Deus para discernir os critérios que precisam sustentar as opões a serem feitas.
A escolha do tema deste Sétimo Encontro Mundial das Famílias, em Milão, se apresenta muito adequado à tradição da cultura que se identifica, de muitas maneiras, com o povo do norte da Itália. Um povo que sempre teve como referência a família como centro estruturador de sua vida.
Tendo a família com referência principal, é fácil associar a ela, tanto o trabalho como a festa. São claramente três valores, três dons, três dimensões complementares, que se justificam e iluminam mutuamente.
Na abertura do Encontro, o Cardeal Ennio Antonelli, presidente do Conselho Pontifício da Família ponderou que são três dimensões nitidamente humanas: só o ser humano constitui família; só o ser humano trabalha; só o ser humano promove a festa.
Como valores distintivos de humanidade, eles podem, e devem, ser humanizados sempre mais, encontrando o seu sentido na medida em que são colocados a serviço da vida. Tanto a família, como o trabalho e a festa, estão a serviço da vida, e nesta condição encontram a sua justificativa e o seu valor.
Não é aleatório o fato deste Sétimo Encontro Mundial das Famílias ser encerrado no Domingo da Santíssima Trindade. Pois à luz da revelação, o mistério de Deus também se apresenta como família. A família humana, desta maneira, é reflexo da comunhão trinitária divina, e serve de melhor analogia para expressarmos, humanamente, o mistério de Deus. Partindo da experiência da família humana, dizemos que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Deus também é família.
Não faltam motivações para dar-nos conta que a família humana é a célula estruturadora da sociedade humana, e precisa ser resguardada e promovida.

A ternura de um pastor - comentário em alemão


Pe Geovane Saraiva - Traduzido por:Lennart Lietz

Buch - Die Zärtlichkeit eines Pastors
Das Buch von Vater Geovane  S.- Die Zärtlichkeit eines Pastors ist fast fertig. Lasst uns mit Gottes Segen, auf eine Reise begeben. Nicht irgendeine Reise, sondern die Reise des Kardinal Lorscheider. Sein ganzes Leben des Gebens ist ein Geschenk, und eine Gabe Gottes. Er war ein Beispiel, dem wir folgen sollten. Sein Leben dargestellt voller innerer Hingabe, Zärtlichkeit und Logik im Dienste Gottes, gibt es  Hoffnung und Medizin für jede Art von Verletzungen. In einem Wort: Es ermutigt die Entmutigten und die vom Leiden gezeichneten.
In Dom Aloísio, werden wir mit unserer bescheiden Arbeit , das Leben durch seine präzisen Niederschriften wieder aufleben lassen, die nicht in historischer Archiven verloren gehen und noch weniger in Vergessenheit geraten dürfen. Auch seine Liebe zu Jesus Christus, die er uns vor Augen, in unsere Gedanken und in unsere Herzen führt. Durch sein Leben und sein Beispiel von Jesus des Hirten, der sein Leben für seine Schafe gab.
Als er aus dem Süden Brasiliens in den Nordosten transferiert wurde, sagte er: Ich lehrte dem Volk den Glauben wie ein fertiges Rezept, ohne seine Bedeutung zu hinterfragen. […] Ich war mehr Lehrer und Dirigent von Kulten als ein wirklicher Vermittler des Glaubens in der Wirklichkeit des Volkes. Im Nordosten (Ceará, Fortaleza), in Kontakt mit anderen Typen von Kirchlichen Basis Gemeinden, geboren aus der Notwendigkeit hatte die Suche nach Lösungen für konkrete Probleme des Lebens, meine Dreifachfunktion des Lehrens, Heiligen, Regieren ein anderes Gesicht gewonnen.
Nun schauen wir was unser Pastor und andere Personen ihm zu Ehrensagten:
Dom José Antonio sagte: Dom Aloísio hat bis zu seinem Tode realisiert, was die göttliche Inspiration ihm als Licht für sein Leben wies. Die Identifikation mit dem Herrn an seinem Kreuz, war Rettung und Leben. 
Die Worte Dom Geraldo Lírio da Rochas über Dom Aloísio: „Die Dankbarkeit erfühlt unsere Herzen beim zelebrieren dieser Nacht des 08.04.08 zu Ehren der Brasilianischen Bischofskonferenz. Ein ausgeglichenen Mann, der sich täglich durch seine Intelligenz und Bescheidenheit manifestierte.  Zwischen Aktion und Gebet, zwischen Doktrin und Nächstenlieben, zwischen Macht und Dienst, zwischen einen anspruchsvollem Blick und einen gütigen Herzen."
Dom Sinesio Bohn in seinem Artikel: „Seine Liebe zur Wirklichkeit, die Zuneigung zum Evangelium als Kriterium für das Leben und den Priester-Beruf. Seine Fähigkeit zu reden und die Liebe zu den Armen. Er blieb menschlich von Bruder zu Bruder. Er starb mit seinem gewohnten Lächeln auf den Lippen. Ein guter Mann, integer, ein Schüler Jesus. Ein Beispiel dem es zu folgen gilt."
Der Senator Pedro Simon sagte über Dom Aloísio: „Seine Stimme voller natürliche Süße, veränderte sich nur als er sich mit Ungerechtigkeiten  konfrontiert sah, als sich alle Gärten der Demokratie in dem Risiko schien zum Zielscheibe der Repressionen zu werden. Genau dieser Moment in der Geschichte, war der in dem die Stimme Vater Aloísio sich veränderte. Sie ertönte durch die Korridore der Gefängnisse. Als er „Bispo  emérito de Aparicada" wurde, kam die Frage: Was er denn tun werde? Er antwortete: „ Ich bin ein kleiner einfacher Bruder und werde tun was man mir befielt, denn die Hörigkeit macht mich frei.

Er war der Kardinal, der den Bürgerbewegungen von Ceará am meisten Halt gab. In seiner Ruhe und Liebenswürdigkeit war er immer sehr einladend für die Bewegungen die Einen Vermittler suchten.

Er war ein Beitrag zur Geschichte Cearás, des Nordostens und der ganzen Welt, denn unser geliebter Pastor war ein Beispiel des Gründers seines Ordens den Arme von Azizi, ein Universalbürger, ein Weltbürger.
Und dahin werden wir fliegen.
Warten sie ab.

pegeovane@paroquiasantoafonso.org.br
http://WWW.paroquiasantoafonso.org.br 
http://blogsantoafonsoce.blogspot.com/

Pessoas casadas são mais felizes que as solteiras, aponta estudo


Efeito não é imediato, e diferença só é percebida a longo prazo.
Casamento, na verdade, impede a pessoa de se tornar mais triste.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Um novo estudo científico afirma que as pessoas casadas são mais felizes do que as solteiras. A pesquisa conduzida por especialistas em psicologia da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, e foi publicada online pela revista científica “Journal of Research in Personality”.
Não se trata de uma fórmula mágica que muda tudo da noite para o dia. Juntar as escovas de dente não faz ninguém mais feliz do que era antes. Segundo os pesquisadores, o casamento é um investimento em longo prazo, quando o assunto é a felicidade.
Ao longo da vida adulta, é normal que as pessoas se tornem um pouco mais tristes, e a relação a dois é um fator de proteção contra isso. Os dados médios mostram que, entre pessoas com a mesma faixa etária, os solteiros se tornam gradativamente mais tristes, enquanto o nível de felicidade dos casados se mantém.
“Nosso estudo sugere que, em média, as pessoas são mais felizes do que elas seriam caso não tivessem se casado”, explicou Stevie Yap, um dos autores do estudo.
Na mesma pesquisa, os pesquisadores apontaram também que traços da personalidade – se uma pessoa é mais centrada ou mais nervosa, por exemplo – não têm influência na maneira como cada um reage a um momento determinante em sua vida – como o próprio casamento.
“Pesquisas anteriores sugeriam que a personalidade seria importante para determinar com as pessoas reagem a eventos importantes na vida, mas descobrimos que não há efeitos consistentes da personalidade sobre a reação e a adaptação a esses eventos importantes”, contou Yap.

Dia Mundial Sem Tabaco pelo mundo


Data criada pela Organização Mundial da Saúde alerta contra os riscos e as consequências do fumo.

Festa da Área Pastoral Santa Paula Frassinetti



A Área Pastoral Santa Paula Frassinetti no Bom Jardim celebra de 3 a 12 de junho a festa de sua padroeira Santa Paula Frassinetti com o tema: “Santa Paula, a exemplo de fé, intercede pela saúde do povo”.
Todas as noites, às 19h, haverá a novena de Santa Paula e celebração Eucarística com a presença de vários sacerdotes, como padre Carlos Antonio, padre Marcos Passerini, padre Neto, padre José Castelo, padre Almeida e padre Jonas. Logo após as celebrações, a Área Pastoral promoverá um momento de alegria e confraternização entre os fieis com barracas de comidas típicas e atrações locais: peças teatrais e música ao vivo para animar as noites de festa. No dia 09 de junho após a missa acontecerá o tradicional leilão. No dia 10 de junho será realizado um Bingão com vários prêmios.
No dia 7 de junho(Corpus Christi) a Área Pastoral realizará um momento especial juntamente com todas as comunidades com a procissão de Corpus Christi saindo da Capela do Cemitério Bom Jardim e percorrendo as ruas do bairro com paradas para momentos de oração e louvor e adoração ao Santíssimo. O encerramento será na Igreja Santa Paula onde acontecerá a Santa Missa.
Informações com Celestino             (85) 4008-0515       ou na secretaria da Área Pastoral, de segunda a sexta de 18h às 21h, no telefone             (85) 3497-0713      .