31/08/2012

Dom Tomás Balduíno: O futuro da Igreja está na mão do laicado


Entrevista - Dom Tomás Balduíno: O futuro da Igreja está na mão do laicado, não da hierarquia http://www.adital.com.br/?n=cesc

Entrevista - Don Tomás Balduíno: El futuro de la Iglesia está en manos del laicado, no de la jerarquía http://www.adital.com.br/?n=cesc

As grandes intuições da Vaticano II


Artigo do teólogo Carlo Tursi. Teologia da Libertação e Libertação da Teologia. Não seriam as grandes intuições do Concílio Vaticano II e da Teologia da Libertação ainda oportunas, até necessárias para os cristãos de hoje?
http://bit.ly/TFAvOu 

Kilvia Cristina Teixeira e Cartaxo Arruda Júnior compartilharam


fotode I love Fortaleza.

Lua azul - Por Cássio Barbosa



Por Cássio Barbosa |
categoria Observatório

Quem costuma fuçar os calendários durante o ano – no meu caso, atrás dos feriados – deve ter notado que o mês de agosto terá duas Luas cheias. A primeira foi logo no dia 2 e a segunda vai ser no dia 31. Esta segunda Lua cheia em um mês é chamada de “Lua azul”. Mas por quê?
A expressão “Lua azul” tem sido usada há pelo menos 400 anos, mas não como sendo a segunda Lua cheia do mês. Este significado nasceu de um erro ocorrido em 1946 e se tornou popular nos últimos 20 anos. Já vi muita gente graúda dizendo que este hábito remonta aos fenícios ou egípcios, mas é pura bobagem.
Veremos o porquê.
No século 16, dizer que a Lua era azul significava exprimir algum tipo de exagero. Dizia-se: “fulano é tão desligado que diria que a Lua é azul!” Esse conceito levou a outra expressão que indicava uma probabilidade bem remota de algo acontecer. Por exemplo, no século 18, dizia-se: “eu pagarei minha dívida com você quando a Lua estiver azul”.
Apesar de parecer muito estranho, já houve algumas vezes em que a Lua realmente se tornou azul no céu. Em 1883, quando o vulcão Krakatoa explodiu na Indonésia, a atmosfera ficou carregada por partículas de poeira que fizeram o pôr do Sol ficar esverdeado e deixaram a Lua azul no mundo todo por quase dois anos. Sempre que há uma grande quantidade de poeira na atmosfera, esse efeito se repete. Foi assim em 1927, na Índia, quando uma tempestade depois de uma enorme seca levantou toneladas de poeira na atmosfera. Ou em 1951, quando um enorme incêndio florestal no Canadá lançou uma quantidade de cinzas que deixou a Lua azul.
Em tempos mais modernos a expressão Lua azul se tornou um sinônimo de coisa rara, mas também de tristeza. Várias músicas usam esta expressão para associar tristeza e solidão, basta checar algumas músicas de Elvis Presley.
Já no final dos anos 1980, nos EUA, a expressão “Lua azul” se tornou moda. Foi uma febre que deu nome a milhares de restaurantes e mostras de arte no país. Quem for do meu tempo vai se lembrar daquela série de TV com a Cybill Shepherd e o Bruce Willis em começo de carreira, que no Brasil se chamava “A Gata e o Rato”. Eles tinham uma agência de investigação particular que se chamava “Blue Moon” (literalmente, “Lua azul”) e o nome original da série era “Moonlighting” (expressão que significa “segundo emprego” e faz um trocadilho com a palavra “luar”).
Já a partir desta época, Lua azul também significava uma segunda Lua cheia em um mesmo mês. Mas nem sempre foi assim.
Esse é um daqueles casos em que uma definição nasce de um erro. A definição de Lua azul aparece em um livro chamado “Almanaque do Fazendeiro do Maine” nas edições anuais entre 1819 e 1962. Em nenhum destes exemplares a definição é esta que conhecemos. A definição que aparece neste almanaque é bem diferente e tem mais a ver com as estações do ano, do que com os meses. É assim: “Em primeiro lugar considera-se o ano tropical, aquele que começa em um solstício de inverno (mais ou menos no dia 21 de dezembro para o Hemisfério Norte) e vai até o solstício de inverno seguinte. A maioria dos anos tropicais consegue conter 12 Luas cheias, três em cada estação do ano. Cada uma delas tem um nome específico para a atividade humana da época. Ocasionalmente, temos um ano tropical com 13 Luas cheias, o que significa que uma das estações do ano deverá ter quatro delas, ao invés de três. Nesta estação com quatro Luas cheias, a terceira a acontecer é chamada de Lua azul”, diz o almanaque.
Essa definição começou a se moldar em julho de 1943 em uma coluna de perguntas e respostas da revista Sky & Telescope nos EUA. Laurence J. Lafleur citou o fato de ocasionalmente haver 13 Luas cheias em um ano, mas não disse que se tratava de um ano tropical. Ainda assim, ele não falou nada de duas Luas cheias em um mesmo mês. Mas a vaca foi para o brejo mesmo em março de 1946. Na página 3 da edição deste mês, James Pruett, um astrônomo amador que escrevia costumeiramente para a revista, em um especial sobre meteoros, resolveu falar sobre Luas azuis. Ele repetiu uma conclusão do tal almanaque, que dizia que: “Em 19 anos, sete vezes aconteceu (e ainda acontece) de haver 13 Luas cheias em um ano. Isto dá 11 meses com uma Lua cheia em cada um e um mês com duas”. Mas concluiu erroneamente: “esta segunda Lua cheia do mês, assim eu interpreto, foi chamada de Lua azul.”
Talvez por ser mais fácil de se entender, a própria revista encampou esta nova definição e passou a tratar a Lua azul desta maneira em suas páginas. Na década de 1980, a onda se espalhou e agora não tem mais volta.
Isto não é uma coisa ruim de todo, quantas pessoas aí não acharam que o novo milênio começava em primeiro de janeiro de 2000? Este erro tem sim implicações mais práticas do que confundir uma Lua cheia. Entretanto, uma diferença fundamental pode ser notada das definições. Pelo almanaque, uma Lua azul pode ocorrer em qualquer mês do ano, basta ser a terceira Lua cheia da estação. Pela definição da revista, não é possível que ocorra uma Lua azul em fevereiro e os meses de 31 dias são os mais prováveis de ter uma Lua azul. Isto porque o intervalo de tempo entre duas Luas cheias consecutivas – uma lunação – é de 29 dias – e uns quebrados. Como fevereiro não pode ter mais que 29 dias, não tem jeito.
A Lua azul deste dia 31 de agosto é muito especial. Ela vai acontecer no mesmo dia do enterro de Neil Armstrong, o primeiro ser humano a dar o primeiro passo na Lua – com o pé esquerdo. Será uma boa oportunidade para render uma homenagem a ele. Basta se lembrar de ver a Lua cheia azul, lembrar-se de Armstrong e dar uma piscadela.

Saudades

ter, 28/08/12

por Cássio Barbosa |
categoria Observatório

“A próxima vez que você der um passeio em uma noite clara e vir a Lua sorrindo para você, lembre-se de Neil Armstrong e dê uma piscadela para ele.”
Essa é uma singela homenagem do blog Observatório ao primeiro homem a pisar na Lua.

As gêmeas da Via Láctea

sex, 24/08/12

por Cássio Barbosa |
categoria Observatório

A nossa galáxia, a Via Láctea, é de um tipo bem comum de ser encontrado no Universo. Ela é uma espiral com uma barra central. Existe uma certa controvérsia a respeito do número de braços que nossa galáxia possui. Um debate atual, o qual eu participo com alguns resultados, tenta definir se a Via Láctea tem dois ou quatro braços. Estou na turma que defende apenas dois braços para ela.
Mas quando consideramos o conjunto da Via Láctea e suas as galáxias satélites, as Nuvens de Magalhães, temos um sistema triplo, e isso sim é raro. Não havia até agora nenhum caso conhecido, o que não chega a surpreender. Apenas recentemente os astrônomos conseguiram condições para procurar sistemas de galáxias parecidos com o nosso sistema triplo.

As mudanças aprovadas no novo Código Florestal


IHU. Redução de APPs compromete rios e biomas brasileiros. Entrevista com Elvio Sérgio Medeiros. “As mudanças aprovadas no novo Código Florestal atacam dois dos biomas brasileiros mais degradados pelo homem: a Caatinga e o Cerrado.
http://bit.ly/S67PmF 

CNBB pede ampliação do prazo de contribuições da sociedade civil para a elaboração do novo Código Penal


E-mailImprimirPDF
Agenciasenadoagosto2012O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, esteve na tarde de ontem, 30 de agosto, com o presidente do Senado Federal, senador José Sarney, para entregar oficialmente um pedido de extensão do prazo para o debate com a sociedade civil a respeito do novo Código Penal. O prazo já foi ampliado uma vez e a intenção da Conferência dos Bispos é que este prazo possa ser estendido mais uma vez para haja maior participação de entidades, organismos da sociedade civil.
“Vamos renovar o pedido de ampliação do prazo para que ninguém da sociedade civil e que queira dar sua contribuição fique de fora por falta de tempo”, disse o cardeal.
Segundo a carta, a participação requer mais tempo para o debate, “considerando a extensão da nova lei bem como sua complexidade e tudo que a envolve. O cronograma fixado para a apresentação de emendas, no entanto, não favorece a essa exigência e necessidade. Venho, portanto, solicitar-lhe respeitosamente a prorrogação desse prazo a fim de que as contribuições das entidades sejam feitas com a devida reflexão e profundidade que o projeto requer”.
Dom Damasceno também conversou com o senador sobre outros assuntos ligados ao Código Penal, como o aumento da penalização, que segundo o cardeal “vai resultar numa superpopulação das nossas prisões”, questões sobre a vida humana, “que deve ser preservada desde o seu início até o seu termino natural” e a eutanásia.
“O que queremos é que alguns princípios norteiem o nosso Código Penal, como o princípio da pessoa humana, o bem público, a convivência social, e que o novo Código não haja só a preocupação de penalizar, mas que tenhamos alternativas, como as chamadas Penas Alternativas”, explicou o cardeal arcebispo de Aparecida (SP).
A CNBB, ao final da 50ª Assembleia Geral dos Bispos, aprovou a criação de uma Comissão de especialistas a fim de também dar sua contribuição sobre o projeto do novo Código. Outras entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, o Instituto dos Advogados Brasileiros, o Conselho Nacional do Ministério Público, igrejas evangélicas, seguem o mesmo caminho.

Pe. Julio recebeu Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida





O Pe. Julio Lancellotti foi um dos homenageados com a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e de Responsabilidade Social, que a Arquidiocese de Mariana entregou na segunda-feira, 27/08, data em que foi celebrado o sexto aniversário de falecimento do seu ex-arcebispo, que foi também bispo auxiliar de São Paulo, responsável pela Região Belém. Veja mais detalhes nos avisos da semana:

Morre o Cardeal Carlo Maria Martini



Da Redação, Rádio Vaticano

O Cardeal Carlo Maria Martini faleceu nesta sexta-feira, 31, aos 85 anos. Ele sofria com o Mal de Parkinson e encontrava-se internado na enfermaria do Aloisianum, no Instituto Universitário de Estudos Filosóficos da Companhia de Jesus, na província italiana de Varese.

As suas condições de saúde haviam piorado inesperadamente na noite desta quinta-feira, 30, e o Papa Bento XVI, imediatamente informado, se recolheu em oração. O corpo do Cardeal Martini chegará à Catedral de Milão neste sábado, 1º, às 12h, e será sepultado no dia 3 de setembro, segunda-feira, após a missa exequial, celebrada às 16h.

Cardeal Martini entrou na Companhia de Jesus com apenas 17 anos e ordenado sacerdote aos 25. Ele foi reitor do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, da Pontifícia Universidade Gregoriana, antes de tornar-se arcebispo de Milão, em 1980, guiando a arquidiocese até 2002.

Dentre as suas iniciativas mais importantes, destacam-se a introdução, na arquidiocese, da "Escola da Palavra", para fazer com que os leigos se aproximassem da Sagrada Escritura com o método da Lectio divina. Ele também introduziu a "Cátedra daqueles que não creem", promovendo uma série de encontros dirigidos a pessoas em busca da verdade. Após um longo período na Terra Santa retornou à Itália em 2008, para cuidar da sua saúde.

Com o falecimento do Cardeal Martini, o Colégio cardinalício fica agora composto por 206 purpurados, dos quais, 118 eleitores e 88 não eleitores.
Os cardeais jesuítas são agora 6, dos quais, 2 eleitores.

Carreata dá início à festa pela padroeira Nossa Senhora de Nazaré


Capistrano29.8.12  EDITOR  


Até o dia 8º de setembro próximo, população do município de Capistrano se mobilizará diariamente em atividades destinadas a homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

Uma carreata dará início hoje, às 17h30min, à abertura oficial da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira de Capistrano. Os veículos  percorrerão algumas ruas do centro da cidade, em seguida, se concentrarão na Igreja Matriz, onde acontece hasteamento da bandeira, abertura dos festejos oficiais e uma celebração com o Padre Eudásio.

Os festejos acontecem de hoje, dia 29/08, até o dia 8 de setembro e terão como tema “CAMINHANDO COM MARIA EM MISSÃO, EVANGELIZAMOS A PARTIR DE JESUS CRISTO”. Na programação consta que a cada noite deve acontecer uma novenário reunindo comunidades, fiéis e religiosos.

A culminância da festa é o círio de Nazaré, que ocorre no dia 8 de setembro. O Círio de Nazaré foi agregado à festa, desde 2004, com a realização do I Círio, que foi recebido com grande sucesso pelos fiéis católicos de Capistrano e da região.

Esta festa é uma das maiores da Diocese de Quixadá, à qual a paróquia de Capistrano pertence. O Círio de Nazaré foi agregado à festa, desde 2005. A última revista Círios de Belém, que publica todos os Círios de Nazaré de todo o mundo, incluiu o Círio de Capistrano na sua edição, dando cobertura  com reportagem e fotografias.

O dia 8º de setembro marca o dia de encerramento dos festejos com uma programação que tem início com missa solene, às 8:00h e, às 16:00h a procissão do círio. O 8° Círio percorrerá as ruas do conjunto boa Esperança.

Programação de 29/08 a 08/09/2012

DIA 29.08.2012 – QUARTA-FEIRA
17:30h – Carreata
18:30h – Hasteamento da Bandeira
19:00h – Celebração Eucarística
Celebrante: Pároco Padre Francisco Eudásio
Bençãos das Chaves, Objetos e Terços.

DIA 30.08.2012 – QUINTA-FEIRA
Subtema: “Anunciem sua glória por entre as nações, suas maravilhas a todos os povos.’’ (salmo 96,3)
04:30h -  Caminhada para o setor 1 e 10
19:00h – Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Cláudio
Responsável: Zonal 06, Pastoral do Dízimo e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

DIA 31.08.2012 – SEXTA-FEIRA
Subtema: “O Espírito do Senhor Javé está sobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade os prisioneiros.’’ (Isaías 61,1)
04:30h – Caminhada para o setor 7
 Celebração Eucarística
Local: D. Mazé do passim
19:00h - Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Francisco Otaviano
Responsável: Zonal 09 e Terço dos Homens

DIA 01.09.2012 – SÁBADO
Subtema: “A Mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: Façam o que Ele mandar.’’ (João 2,5)
04:30h – Caminhada para o setor 2
19:00h - Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Firmino
Responsável: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Itapiúna

DIA 02.09.2012 – DOMINGO
Subtema: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinado nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.’’ (Mateus 4,23)
04:30h – Caminhada para o setor 3
08:00h - Celebração da Memória - Água é vida
Local: Comunidade Vila Cursino - Mazagão
09:30h: 2ª Cavalgada em honra de Maria
19:00h – Celebração Eucarística
Celebrante: Dom Ângelo Pignoli
Responsável: Zonal 04, Apostolado da Oração, ECC e Ordem Terceira de São Francisco.

DIA 03.08.2012 – SEGUNDA-FEIRA
Subtema: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue sua cruz e me siga.’’ (Marcos 8,34)
04:30h – Caminhada para o setor 9
08:00h - Celebração Eucarística em Agradecimento pelo dom da vida das Pessoas Idosas, Doentes, Portadores de Necessidades Especiais, Viúvos e Viúvas.
19:00h - Celebração Eucarística

Celebrante – Padre Edmilson
Responsável: Zonal  10, Movimento da Mãe Rainha e Comunidade Católica Jesus é o Senhor.
Bingo da Paróquia

DIA 04.09.2012 – TERÇA-FEIRA
Subtema: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho.’’(Marcos 16,15)
19:00h - Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Sebastião
Responsável: Zonal 3

DIA 05.09.2012 – QUARTA-FEIRA
Subtema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações.’’ (Mateus 28,19)
04:30h – Caminhada para o setor 8
19:00h - Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Adailson
Responsável: Zonal 5, Catequese e Juventude

DIA 06.09.2012 – QUINTA-FEIRA
Subtema: “Calçando os pés com a preparação do Evangelho da paz.’’ (Efésios 6,15)
04:30h – Caminhada para o setor 6
19:00h - Celebração Eucarística
Celebrante: Padre José Maria Cavalcante
Responsável: Zonal 2 e Pastoral da Pessoa Idosa.

DIA 07.09.2012 – SEXTA-FEIRA
Subtema: “Ai de mim se não evangelizar.’’ (1º Corintios 9,16)
04:30h – Caminhada para o setor 5
19:00h – Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Moacir
Responsável: Zonais 1 e 8, Pastoral da Criança e Pastoral Familiar.

DIA 08.09.2012 – SÁBADO
08:00h – Solenidade da Natividade de Nossa Senhora de Nazaré, Revestimento da Imagem da Padroeira para o 7º círio de Nazaré,
Celebrante: Padre Geovane Saraiva
16:30h – 7º Círio de Nazaré
Celebração Eucarística de encerramento
Celebrante: Dom Adélio Tomasin
       Bispo Emérito da Diocese de Quixadá.
Realização do Show de prêmios
Diariamente teremos
15:00h – Hora da Graça na Igreja Matriz
16:00h – Atendimento de Confissões
17:30h – Vivas e louvores a Nossa Senhora de Nazaré no Setor onde a imagem permaneceu durante o dia.
18:00h - Reflexão Coroa Das Sete Dores de Nossa Senhora
18:30h – Novena de Nossa Senhora na Igreja Matriz
Após a missa: Venda de comidas na barraca de frente à Igreja Matriz, e na barraca Nossa Senhora de Nazaré de frente à Escola Francisco Nunes.
Obs: As leituras da Celebração serão do dia.

Itapiúna.com - Informação em primeira mão


IBGE divulga estimativa populacional de Itapiúna.


Segundo informações publicadas nesta sexta-feira (31) pelo IBGE, Itapiúna é a quinta cidade da região do maciço de Baturité com o maior número de habitantes (19.009), ficando atrás de Redenção (77.415...

Capistrano: Carreata dá início à festa pela padroeira Nossa Senhora de Nazaré.


Até o dia 8º de setembro próximo, população do município de Capistrano se mobilizará diariamente em atividades destinadas a homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Uma carreata dará início hoje, às 17h30min,...

“Bote Fé Itapiúna”: marca contagem regressiva para JMJ.


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através da pastoral da juventude, realizou um evento em preparação da Jornada Mundial da Juventude. Em Itapiúna nove jovens estão inscritos e irão participa da...

Saiba como foi o fim de semana dos candidatos à Prefeitura de Itapiúna.


A campanha eleitoral para as eleições em Itapiúna segue em ritmo acelerado. Os candidatos continuam realizando reuniões, caminhadas e gravações de programas eleitorais. Na noite de ontem o candidato...

Propaganda eleitoral gratuita começou hoje em Itapiúna.


Em Itapiúna a propaganda eleitoral gratuita pode ser acompanhada pela rádio comunitária FM Planalto. No primeiro dia de Propaganda Eleitoral Gratuita, transmitida pela FM Planalto 98,5 Mhz, o candidato...

Itapiúna: Índices de Desenvolvimento da Educação superam metas do Inep.


De acordo com a avaliação do Ministério da Educação, escolas públicas municipais de Itapiúna vêm superando metas projetadas em todos os anos avaliados. A avaliação censitária realizada no final do...

Câmara realiza sessão para debater greve dos servidores em Itapiúna.


A greve dos servidores do Hospital Municipal de Itapiúna, foi tema da sessão  na Câmara de Vereadores na última quinta-feira (16). No plenário Funcionários do município estiveram presentes...

Itapiúna: ruas começam a ser pavimentadas nos próximos dias.


A prefeitura de Itapiúna  junto ao governo do estado conseguiu trinta mil metros de asfalto para pavimentar  as principais ruas de escoamento do tráfego de veículos no perímetro centro...

Capistrano: Colisão entre carro e motocicleta deixa duas pessoas mortas.


Um grave acidente aconteceu no município de Capistrano, na localidade de Riacho dos Padres. Uma D-20 colidiu com uma moto na CE 060, deixando duas pessoas mortas. Segundo informações da Polícia Rodoviária...

Escola Franklin Távora Promoveu dia cultural em comemoração ao Dia do Estudante.


A Escola Franklin Távora organizou  uma programação cultural recheada de atrações em comemoração ao Dia do Estudante. O   Evento  contou, com diversas apresentações artísticas, jogos...


‎..... vamos correr atrás do gene da felicidade..


Monica Tassigny compartilhou a foto de Exame.
‎..... vamos correr atrás do gene da felicidade..
Cientistas descobrem gene que deixa mulheres felizes http://abr.io/38pJ