18/07/2013

Semana Missionária mostra projetos de evangelização aos jovens peregrinos

Jaime C. Patias
Viver e ministrar o acolhimento restaurador como fundamento do anúncio de Jesus. Esse é o carisma da Comunidade Católica Santos Anjos, localizada em Itaiupu, região oceânica no município de Niterói (RJ). A Nova Comunidade, que tem o reconhecimento diocesano foi fundada em 17 de julho de 1993, pelo engenheiro aposentado, Paulo Diniz e sua esposa Lívia. Ao celebrar 20 anos de missão, a Obra reúne cerca de 100 membros em seis cidades na arquidiocese de Niterói.
Nesta terça-feira (16), os cerca de 40 jovens membros da Juventude Missionária (JM), ligados às Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, e Angola, que participam da Semana Missionária na cidade de São Gonçalo (RJ), fizeram uma visita à Comunidade Santos Anjos para conhecer o seu carisma e missão.
"Eu e minha esposa Lívia éramos da pastoral familiar. Encontramos a Renovação Carismática, a parte missionária, e começamos a trabalhar em missões em alguns lugares e situações", explica o fundador. "Com isso, sentimos a necessidade de começar uma Nova Comunidade. Fazemos um trabalho de evangelização nas paróquias, vamos ao encontro das pessoas e as próprias pessoas vêm ao nosso encontro", afirma Paulo Diniz.
O fundador explica ainda que, as casas da Comunidade abrem suas portas todas às terças-feiras às 19:30, para oração, reflexão e partilha. Essa é a porta de entrada para chegar às famílias que pedem uma visita. No enfrentamento das diversas situações, o trabalho é realizado em sintonia com as paróquias onde as famílias residem. Além das pastorais a Santos Anjos mantém uma Obra Social onde atende cerca de 100 famílias necessitadas. "Não fazemos o que a paróquia faz, mas vamos onde ela não consegue ir", conclui Paulo Diniz.
A Obra tem como fonte de inspiração a passagem bíblica da Anunciação com destaque para o acolhimento que inicia na fraternidade em seus membros e alimenta a missão fora. A Santos Anjos acolhe as vocações matrimoniais, celibatárias e sacerdotais. Os membros vivem com suas famílias e se encontram nas casas e grupos de orações. O caminho de formação vocacional para os leigos consagrados inclui cinco cursos com a duração de 4 anos e meio.
Após a visita, os jovens peregrinos, seguiram até a paróquia São Sebastião de Itaipu que acolhe 70 poloneses. Segundo o padre Casimiro Pac, SAC, a paróquia, uma das mais antigas do Rio de Janeiro, estava esperando 1.200 peregrinos para a JMJ. "Não importa a quantidade, mas a qualidade. Esperamos que esta Semana Missionária deixe a marca em nós de como trabalhar, evangelizar e sofrer juntos", afirma padre Casimiro.
A última etapa da programação do dia foi um passeio pelas praias de Niterói onde os peregrinos tiveram um momento de lazer e interação. De volta a São Gonçalo, a celebração Eucarística na igreja Matriz encerrou mais um dia.
A Semana Missionária acontece em quase todas as dioceses do Brasil como preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que acontece de 23 a 28 de julho. A programação inclui três momentos: atividades culturais, espiritualidade e solidariedade missionária; e é realizada também nas dioceses que não têm a presença de jovens estrangeiros. Os peregrinos estrangeiros foram acolhidos em mais de 150 cidades do Brasil.
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário