01/08/2013

Livro do Pe. Geovane Saraiva - "25 anos sobre águas sagradas"

Nota Autor:
Este pequeno livro comemorativo, parte dos nossos artigos  já publicados (resumidos) e ilustrado por fotos, nas quais recordamos fatos e acontecimentos da caminhada, razão do nosso agradecimento ao bom Deus e aos amigos, com os quais procurei bem conviver, nestes 25 anos de ministério sacerdotal, aqui na cidade de Fortaleza. 
Meu muito obrigado a todos!

PREFÁCIO

No dia 14 de agosto de 2013, a comunidade católica de Fortaleza comemora os 25 anos de vida sacerdotal do Padre Geovane Saraiva.
O Concílio Vaticano II, na Constituição dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium, ensina que todos os batizados participam do sacerdócio de Cristo, mas destaca o poder sagrado do sacerdócio ministerial, que realiza o sacrifício eucarístico, colocando-se no lugar de Cristo, e o oferece a Deus em nome de todo o povo, sempre a serviço do sacerdócio comum dos fiéis, no testemunho da santidade de vida, da abnegação e da caridade operosa.
O Padre Geovane Saraiva atendeu ao chamado de Cristo para apascentar suas ovelhas e para se tornar pescador de homens. Nos últimos 25 anos, numa vida de devotamento à causa divina, esse dedicado apóstolo vem realizando o bem, não só distribuindo o corpo e o sangue de Jesus, consubstanciado no pão e no vinho, comunicando o perdão de Deus na Penitência e administrando os outros sacramentos, mas levando àqueles, com quem convive diuturnamente, o exemplo de cumprimento do maior e mais belo de todos os mandamentos – o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
São incontáveis as vezes em que, nesse tempo de apostolado, o Padre Geovane transmitiu aos que passavam por sofrimentos, do corpo e da alma, a sua palavra de apoio, de solidariedade, de consolo e de esperança, contribuindo para diminuir ou afastar as angústias e os vazios da alma e as incertezas e aflições do corpo.
Mas, para tornar mais perene a sua atuação, Padre Geovane lançou, através de seus livros, as sementes que germinariam e frutificariam no coração dos leitores, ora acompanhando os passos da caminhada de fé de Dom Helder Câmara, segundo o qual “o pobre mais pobre é aquele que não tem amor para dar, difundir e semear”, ora discorrendo sobre a personalidade de Dom Aloísio Lorscheider, descrevendo com maestria “a sua imagem caleidoscópica”, ou ainda quando dá nome à esperança, declarando que, nos dias de hoje, a evangelização deve buscar o consenso, onde todas as raças, todas as culturas e todas as religiões sejam respeitadas e valorizadas.
Parabéns ao Padre Geovane, apóstolo do cristianismo, que, em todos esses anos, dedicou a sua inteligência brilhante e o seu talento privilegiado, à causa dos mais humildes e dos oprimidos, vendo neles sempre a própria figura de Cristo.
Que Deus o abençoe e conceda a seus fiéis a graça de tê-lo como pastor por muitos e muitos anos.

Seridião Correia Montenegro
Presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza
    e Procurador da Fazenda Nacional

Nenhum comentário :

Postar um comentário