14/10/2013

DOM PEDRO II: Estátua deve ser restaurada

O monumento, localizado na Praça da Sé, passará, primeiramente, por ações de higienização

Patrimônio pertencente à história de Fortaleza, a estátua de Dom Pedro II possui grandes chances de passar por um processo de restauração. Localizada no Centro da cidade, na Praça da Sé, em frente à Catedral Metropolitana, o monumento, datado de 1913, poderá ter melhorias em suas características devido à comemoração de centenário, celebrado no próximo mês de dezembro.

As melhorias na obra são planejadas em comemoração ao seu centenário, comemorado no próximo mês dezembro Foto: Kleber A. Gonçalves

Alênio Carlos Alencar, coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), explica que a restauração foi um pedido recente da sociedade civil. Assim, por conta da complexidade do processo e do tempo necessário para a sua execução, a estrutura deverá ser submetida, primeiramente, a ações de higienização.

"A nossa preocupação é com o tempo. Não sabemos se até dezembro conseguiremos realizar a restauração. Mas estamos consolidando um parecer a fim de tornar viável essas duas possibilidades. Entendemos que a limpeza da estátua é um procedimento mais simples, porém também requer cuidados e qualidade", comenta Alencar.

´Diagnóstico´

O coordenador informa que, com a aprovação do Inventário do Patrimônio pela Prefeitura, está sendo realizado um "diagnóstico" bem mais preciso de tudo o que Fortaleza dispõe sobre o assunto. "Esse trabalho inclui nossos patrimônios imateriais e materiais, como edificações, prédios e estátuas", afirma.

Para o historiador e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Erick Assis, as iniciativas de preservação promovidas pelo poder público, como essa a ser realizada no monumento Dom Pedro II, precisam ser acompanhadas de ações que envolvam e incentivem a educação patrimonial.

"A gente pode restaurar inúmeras vezes uma obra, mas as pessoas precisam ter consciência da importância de se proteger essas estruturas que contam a nossa história. É uma corresponsabilidade que deve ser estendida a todos e um processo que exige muita paciência e persistência", enfatiza o estudioso.

De acordo com o pesquisador, a estátua de Dom Pedro II é um símbolo da presença da Família Real no Brasil e também nos faz rememorar certas particularidades do contexto vividos à época, como a vestimenta retratada na obra.

"O monumento faz parte do processo histórico pelo qual o nosso País passou. É uma homenagem a alguém de destaque do poder central. A estátua deve ser preservada", acrescenta o professor Erick Assis. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário