31/08/2013

O lugar de cada um

      Do coração de quem tem fé brotará o cuidado e o serviço

Imagem de DestaqueTrago na memória e no coração os ensinamentos de meus pais em tempo de criança: "peça a bênção!"; "não avance na comida"; "agradeça o moço!"; "espere que lhe ofereçam as coisas!"; "fale mais baixo!". Sim, as normas mais simples de boa educação vêm do berço, vistas mais no exemplo do que ouvidas em discursos! São dignas de reconhecimento as famílias que ensinam os caminhos do bem, cuidam que seus filhos tenham civilidade no trato e edifiquem com seu comportamento o corpo social. Civilidade, bons modos e etiqueta ainda estão na moda!

A Sagrada Escritura, no Antigo Testamento, é como um grande código de comportamento, no qual entram noções de saúde pessoal e pública, normas de respeito mútuo, leis sobre a organização das cidades ou outras agregações, respeito à terra e aos ritmos da natureza. Os povos da primitiva aliança tinham um só livro a que se referir, nele encontrando a vontade de Deus, na qual está incluído o bem estar das pessoas. Nele deviam encontrar o equilíbrio nas relações sociais e os limites no trato com os outros. E não era um povo tranquilo e parado! Era gente de temperamento forte, povo briguento ao enfrentar os que lhe eram ameaçadores. Deus teve paciência de pai e ternura de mãe para cuidar daquele povo de cabeça dura! Sua história é um processo de educação desenvolvido por Deus com infinita paciência.

A plenitude dos tempos acontece com a encarnação do Verbo de Deus. Tornou-se o Senhor igual a nós em tudo, menos no pecado. Assumiu tudo o que é nosso para nos resgatar. Ele chamou homens e mulheres, educou-os com delicadeza e firmeza. Os textos do Novo Testamento são a narrativa da magnífica aventura de amor, na qual se compromete a Trindade Santa e as pessoas destinadas a vida em comunhão com Deus e entre elas mesmas. Passam os séculos, a sociedade enfrenta por muitas mudanças, a Boa Notícia deve ser levada aos confins da terra, pelo anúncio e realização da salvação em Jesus Cristo, Filho de Deus. A quais povos há de chegar? Ninguém fica excluído! E a mesma estrada, conduzida pela pedagogia divina, há de ser continuamente atualizada. Estamos numa escola de formação, desafiados a experimentar, aqui na terra, o estilo de vida próprio do Céu. E não será menos humano viver do jeito de Deus, pois ninguém entende mais de humanidade do que quem a criou.
Jesus empreende uma intensa jornada de formação com seus discípulos, sem desprezar qualquer oportunidade. Certa feita, a ânsia pelos primeiros lugares numa refeição festiva - falta de educação! - suscita o ensinamento do Senhor (Lc 14,1.7-14). Jesus é observado por todos. Olhares diferentes, alguns mais curiosos do que piedosos, outros com coração de crianças que querem aprender. A lição é mais do que uma norma de civilidade, mas parte dela. Discrição, prudência no relacionamento com os outros, delicadeza, sentar-se "no último lugar". O que vai além das normas de etiqueta é o coração daquele que se faz discípulo de Cristo. Sua meta é amar e servir, mais do que competir por posições no concerto da sociedade. Olha ao seu redor, reconhece o valor dos outros, toma a iniciativa do amor, sempre disposto a cumprimentar primeiro, vencer o fechamento, ouvir e servir. Não se trata de humilhação, mas de humildade, na qual se estabelece, no correr do tempo, uma sadia competição, na qual todos têm como objetivo comum o serviço mútuo. Todos serão importantes, porque ninguém quer ser maior do que outro, mas deseja ser "suporte" para que todos cresçam.

A quem considera superada ou irreal tal modo de agir, permito-me desafiar a fazer a experiência! Tenho a certeza de que vai mudar alguma coisa, e muito, quando se transformarem as relações entre as pessoas. Afinal de contas, não é difícil perceber que multiplicamos as indelicadezas e agressões em escala cada vez maior. Os conflitos existentes, inclusive os que depois chamamos de guerras, são escalas mais amplas do mesmo egoísmo do dia a dia. A sociedade sofre as consequências do que lhe pareceu condição de crescimento, a competição desenfreada, onde vale a destruição recíproca dos que entram no jogo. Somos como que crianças grandes que se esqueceram das lições de casa, com os riscos de destruir o grande brinquedo que a vida nos ofereceu.

As lições de Jesus, na aparentemente ingênua proposta de vida nova, pedem um jeito novo de fazer a festa da vida: “Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos” (Lc 14,12-14).

Para praticá-las, não há outra estrada senão rever os objetivos com os quais nos colocamos diante das pessoas, valorizando-as mais do que os eventuais proveitos ou lucros que possam oferecer. Elas valem antes e mais do que mostra sua aparência externa. Do coração de quem tem fé brotarão os sentimentos e a prática da misericórdia e da atenção, o cuidado e o serviço. Ninguém se cansará de ser assim "bem educado".

Só com a graça de Deus poderemos alcançar tal mudança na sociedade. Por isso pedimos: "Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco, para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes".

Foto
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.
Canção Nova

Uma missão exigente, diz o novo Secretário de Estado do Vaticano

Da Redação, com Rádio Vaticano


Divulgação
Dom Pietro Parolin, novo Secretário de Estado do Vaticano
Em declarações após a sua nomeação, Dom Pietro Parolin expressou profunda e afetuosa gratidão ao Papa Francisco pela – disse – “imerecida confiança” demonstrada em relação a ele. O atual Núncio Apostólico da Venezuela foi nomeado neste sábado, 31, pelo Papa Francisco, como o novo Secretário de Estado do Vaticano. Dom Pietro substituirá o Cardeal Tarcísio Bertone que renunciou ao cargo. 
Dom Pietro disse sentir viva a graça desta chamada, o que, segundo ele, constitui mais uma vez, uma surpresa de Deus em sua vida. Para ele, a nova missão é empenhativa e exigente, e considera suas forças frágeis, e pobres as suas capacidades. Por isso, disse, “recomendo-me ao amor misericordioso do Senhor, do qual nada, nem ninguém pode nos separar, e às orações de todos”.

Dom Pietro Parolin recordou os seus familiares, a sua Diocese de origem, Vicenza, o Papa Bento XVI e países onde tem trabalhado, (Nigéria, México, Venezuela). Na declaração, mencionou ainda a Secretaria de Estado, que, segundo ele, foi a sua casa por muitos anos. Também destacou o Cardeal Tarcisio Bertone, outros Superiores e colaboradores de toda a Cúria Romana. A todos - concluiu - “sou largamente devedor”.

Neste sábado,31, o Papa Francisco confirmou nos respectivos cargos: Dom Giovanni Angelo Becciu, Substituto para as Questões Gerais; Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados; Don Georg Gänswein, Prefeito da Prefeitura da Casa Pontifícia; Mons. Peter Wells, Assessor para as Questões Gerais; e Mons. Antoine Camilleri, subsecretário para as Relações com os Estados. 

Canção Nova

Setembro, mês do livro inspirado e inspirador

Padre Geovane Saraiva*
Digamos que a Bíblia é a Cartilha, a gramática ou enciclopédia do povo de Deus, que de modo correto, orienta os homens e mulheres, nas diversidades de dons, talentos, carismas e funções. Ela foi escrita num passado distante, por pessoas que viveram determinados contextos, diferente do nosso, mas isso não importa. Ela é sempre atual e sua palavra é eterna.  Por isso mesmo, Deus quer através dela, enriquecer suas criaturas. É uma graça divina incomensurável contar com esse didático e pedagógico livro, ontem, hoje e por toda eternidade, na palavra de Josué: “Que o livro desta Lei esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir de acordo com tudo que está escrito nele. Assim serás bem sucedido nas tuas realizações e alcançarás êxito” (Js 1, 8).

Na Bíblia Sagrada encontramos a grande ordem expressa por Jesus, tendo sua origem em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, a partir do mistério da encarnação e da redenção, que podemos chamar de mistério pascal, isto é, realização plena da humanidade, no comunicado à Igreja, de que ela é missionária, é enviada com a seguinte finalidade: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15); “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo quando vos ordenei” (MT 28, 19-20); e ainda: “Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (At 1, 8).

No Novo Testamento, a missão refere-se, em primeiro lugar ao Pai, que envia seu Filho Jesus, com encargo de realizar sua santa vontade e ao mesmo tempo consumar a obra do nosso bom Deus (cf. Jo 4, 34). Por sua vez, Jesus envia os doze, envia outros discípulos e também envia as discípulas, com a mesma missão de serem testemunhas, no anúncio da boa nova da salvação até os confins da terra

Nossa missão, decorrente do batismo, é para que sejamos pessoas marcadas pela graça de Deus, no anúncio e no testemunho, com a tarefa de transformar a realidade, marcada pelo pecado e por todo tipo contradição, no dever de fermentá-la e transformá-la numa nova civilização, apresentando ao mundo sinais de esperança e solidariedade, não através de belas palavras ou de pregações bonitas e milagrosas, mas acima de tudo, pela prática e pelo testemunho. Deus leva em conta à mística, bem como o testemunho e o modo coerente de viver.

A esperança de que a salvação chegou, no consolo definitivo de Israel tem seu ponto mais elevado no mistério de uma criança, na sua encarnação, morte e ressurreição. Pedro, Tiago e João, diante do contexto do mistério do Filho de Deus transfigurado, na montanha sagrada, ficam deslumbrados, de tal modo, que manifestam a vontade construir três tendas. Podemos compreender a alegria deles como algo fascinante, num ardente desejo de que aquele acontecimento extraordinário permanecesse e se perpetuasse, ao ser revelado lá o rosto do filho amado do Pai. “Eis o meu filho amado, em quem pus toda minha afeição, escutai-o” (MT 17, 5).

Olhando para realidade da transfiguração, nós cristãos, precisamos sempre mais nos conscientizar da nossa missão, do nosso compromisso de mudar e transfigurar o mundo, nunca nos afastando da ordem do Mestre, de sermos bons operários da sua vinha, na vida que nos foi dada por Deus, certos de que, “A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glórianele está nossa vida e ressurreiçãofoi ele que nos salvou e libertou” (Gl 6, 14).

A Palavra de Deus é eterna, viva e eficaz e por isso mesmo nos salva, liberta e transforma em criaturas novas, inspiradas e inspiradoras, colocando-nos diante da realidade de um novo céu e uma nova terra, da nova Jerusalém, que descia do céu de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido, fazendo novas todas as coisas (cf. Ap 21, 1-5)

A ordem de Jesus é para se realizar em nós, ao abraçarmos seu projeto de amor, que nos faz lembrar o grão de trigo, que cai na terra e morre para produzir o fruto desejado (cf. Jo 12, 24). O maravilhoso nisso tudo é termos Deus Pai, na sua bondade infinita para conosco, sempre pronto a nos oferecer a oportunidade de recarregar nossas baterias, ao mesmo tempo em que quer afastar de nós todo tipo de tentação, sobretudo, a tentação do imediatismo e a da falta paciência e da não aceitação da cruz, sempre necessário e imprescindível, como o próprio Jesus afirma: “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (MT 16, 25).


*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso


Casa de formação Santo Afonso, com cozinha e solar em fase final

Tudo quase pronto para a pintura por fora.
Aguarde inauguração!
Fotos: Pe. Geovane Saraiva, 31/08.2013






Dez lugares para se comer à vontade em Fortaleza

Você é um apreciador da boa mesa, mas tem andado com pouco dinheiro no bolso? Nesse caso, ao invés de pagar pela entrada + prato principal + sobremesa e bebidas, a melhor pedida é pagar um preço único para degustar pratos quentes, frios, saladas e carnes, quantas vezes quiser. A opção serve também para quem gosta de provar de tudo um pouco. O POVO Online fez uma lista de restaurantes na Capital que oferece um cardápio variado ao cliente, pagando um preço fixo. Massas, churrasco, comida japonesa, pizza... É para comer à vontade! Confira a lista e bom apetite! 

1 - MonteCarlo Padaria e Delicatessen
O espaço gastronômico reúne padaria e delicatessen, com funcionamento 24 horas, cozinha oriental, pizzas e sanduíches. Oferece bufê de café da manhã por R$15,90, de segunda a sexta-feira, e R$20,90 nos fins de semana e feriados. Diariamente, à partir das 16h, serve bufê de sopas, que vai até à meia-noite. O valor é de R$18,90.

Avenida Senador Virgílio Távora, 820, Aldeota, tel.3264-2356. www.montecarlo.ind.br

2 - Restaurante Bonna Pasta
O rodízio de pizza custa R$ 17,90 por pessoa, inclui bufê de sobremesas. O rodízio de pizza + massa + sobremesa, custa R$22,90. Já o rodízio completo (pizza e massa), c/ refrigerante e água à vontade custa R$ 26,90. Oferece aproximadamente 40 opções entre massas e pizzas. Funciona de segunda a domingo, das 18h às 00h. Aceita todos os cartões. Cobra taxa de 10% sobre o serviço.

Avenida 13 de Maio, 767, Bairro de Fátima, tel.3023-0125. www.bonnapasta.com.br

3 - Florence L’Escale
O rodízio de pizza e massas do Florence L’Escale é um dos mais conhecidos da cidade pela grande oferta de pratos e molhos. Pagando R$ 27,50, o cliente tem direito a pratos como o Rotolone de Camarão, o Spaghetti a Maria Isabel, o Canelone de Frango, entre outros, além das pizzas, salgadas e doces, salada do chef, pastéis de queijo e carne, torta de frango, mini kibes e volovan de atum. O rodízio ainda oferece três opções de sopas, água e refrigerante à vontade. Funciona de terça a domingo, das 19h às 00h. Aceita Hiper, Master, Visa e American Express.

Avenida Barão de Studart, 855, esq. c/ Costa Barros, tel. 32248575

4 - Gheller Churrascaria
Picanha, alcatra, carneiro, cupim e fraldinha estão entre os mais de 30 tipos de cortes que compõem o rodízio. O serviço custa R$ 24,90 e, à partir das 18 horas, R$ 19,99. No preço está incluído o bufê, com saladas, sushi e pratos quentes. Aos domingos o bufê custa R$29,90 no horário de almoço. O cardápio oriental oferece frango xadrez, yakissoba e rolinho primavera, além de 35 tipos de sushis.

Avenida Monsenhor Tabosa, 825, Praia de Iracema, tel. 3219-3599

7 - Spettus - Steak House
Rodízio com mais de 22 cortes de carnes que inclui frios, saladas e pratos quentes sai por R$32,90 no almoço (11h30min às 15h) e R$26,90 no jantar (18h30min à meia-noite), aberto diariamente. A casa conta com serviço de manobrista com taxa única de R$ 5.

Av. Washington Soares, 909 - Shopping Salinas, tel. 3241.2525 www.spettusweb.com.br

8 - Restaurante Zahlé Mezze Libanesa
O restaurante Zahlé é uma boa opção para quem deseja variar o paladar provando da comida árabe. No cardápio, especialidades árabes e show de dança do ventre (aos sábados). O sobrado centenário com decoração temática abriga salão climatizado e algumas mesas na varanda. O bufê árabe completo inclui frios, saladas e pratos quentes, por R$44,90 (sem sobremesa) e R$ 59,90 (com sobremesa), de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana o almoço sai por R$ 49,90 (sem sobremesa) e R$59,90 (com sobremesa). No show da dança do ventre, à partir das 20h, o cliente paga R$ 49,90 pelo bufê + show. Durante a semana, a casa abre para eventos na parte da noite. Domingo à noite a casa não abre.

Avenida Santos Dumont, 2353, Aldeota, tel. 3224.1204 

9 - Moyashi
O festival de sushi faz sucesso, de terça a sexta-feira, à partir das 18h, e nos fins de semana de 11h às 15h. Custa R$ 44,90 e inclui sushis, sashimis, temakis, espetinhos e outros pratos quentes. Na seleção do cardápio estão incluídas lagosta grelhada, camarão ao alho e óleo e o tempurá. 

Rua Frederico Borges, 427, Varjota , tel. 3267-1888

10 - Pasto & Pizza
Apresenta um cardápio diversificado de massas e mais de 120 tipos de molhos, além de pizzas, tudo por R$31,50. Pagando esse valor, o cliente ainda tem direito a sobremesa, água e refrigerante.

Av. Dom Luís - av. 13 de Maio - av. Barão de Studart - Shopping Salinas (não inclui água nem refrigerante na promoção), tel. 3267-1364. http://www.pastoepizzas.com.br

Redação O POVO Online

Ponte dos Ingleses



Foto: O Povo

Grupo reivindica melhorias para o Parque Rio Branco

Amanhã, 1º, o Movimento Proparque realizará um piquenique e um protesto para cobrar ações efetivas do poder público no cuidado com o Parque Rio Branco, local de paisagem verde e canto de pássaros no bairro Joaquim Távora. O evento, marcado para as 8 horas, terá uma visita guiada até as dependências do espaço verde e explicações sobre as legislações que protegem o local.
Atualmente, o Parque Rio Branco passa por revitalização. A capinação e a limpeza começaram há mais de uma semana. Também será feita pintura de meio-fio e recolocação de pedras portuguesas, segundo informou a Secretaria Regional (SER) II. As ações são realizadas em parceria com a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e ainda não têm data prevista para término.

Na última terça-feira, 27, sacos abarrotados de folhas e galhos estavam acumulados na entrada do parque. Resultado dos primeiros dias de limpeza. O diretor operacional de Podas e Corte da Emlurb, Franzé Cidrão, explica que foram retiradas seis árvores mortas, da espécie brasileirinho, que estavam acometidas por uma lêndea branca. “Fizemos ainda a poda para levantamento de copas. Algumas árvores estavam baixas e atrapalhavam o caminhar das pessoas”, pontuou.
A ação é contestada por Ademir Costa, gerente de documentação do Movimento Proparque, entidade que trabalha com ações de preservação do espaço verde há mais de 20 anos. Segundo ele, a poda devia ter sido feita de maneira adequada. “As árvores foram depredadas e não podadas”, argumenta.
Ademir Cota também fala sobre recentes ações de vandalismo que aconteceram no espaço verde. Segundo ele, muitas árvores chegaram a ser queimadas nas proximidades da nascente do Riacho Rio Branco. O grupo teme que ações violentas voltem a acontecer.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Seseg) informou que quatro guardas municipais permanecem no parque das 7h30min às 17h30min, de segunda-feira a domingo, para prevenir ações violentas contra as pessoas ou depredações ao espaço verde.
Os homens pertencem ao Pelotão Ambiental da Guarda Municipal. Também de acordo com a assessoria de imprensa da pasta, os guardas só são removidos, durante o fins de semana, se acontecerem operações especiais em outros pontos da Cidade. (Isabel Costa)

Serviço 
Domingo no parque
Quando: amanhã, 1º
Horário: 8h às 12 horas
Local: Parque Rio Branco (avenida Pontes Vieira, s/n)

O Povo

INSS abre 300 vagas de analista do seguro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lança concurso para preencher 300 vagas de analista do seguro social, destinadas aos profissionais com formação de nível superior em diversas áreas de atuação. Deste total, 26 são reservadas a pessoas com deficiência. A remuneração total é de R$ 7 mil. (Confira edital)
O vencimento inicial bruto é de R$ 788,51, correspondente ao valor básico. São acrescidos os valores de R$ 1.261,61 (gratificação de atividade executiva); R$ 4.724 (gratificação de desempenho de atividade do seguro social); e auxílio alimentação de R$ 373; totalizando R$ 7.147,12.

As jornadas de trabalho são de oito horas diárias ou 40 horas semanais. Os postos de trabalho estão distribuídos pelas superintendências regionais Sudeste I – São Paulo; Sudeste II – Belo Horizonte; Sul – Florianópolis; Nordeste – Recife; Norte Centro-Oeste – Brasília; e Central – Brasília.
O candidato optará por atuar nas áreas de estatística (6); ciências contábeis (26); direito (31); administração (57); engenharia civil (31), mecânica (15), elétrica (13), de telecomunicações (7) e com especialização em segurança do trabalho (7); arquitetura (9); tecnologia da informação (26); terapia ocupacional (13); pedagogia (7); psicologia (24); jornalismo (2); publicidade e propaganda (1); fisioterapia (24); e letras (1).
As inscrições podem ser feitas até 13 de setembro, por este site, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 67,21.
Diário do Nordeste

Site da Verdinha tem crescimento de 404% em visitantes únicos

O novo site da rádio Verdes Mares, lançado em 11 de junho último, com mudanças e implantação da redação web das rádios e adoção de nova linha editorial no site e nas mídias sociais já apresenta excelentes resultados em curto período. Veja:
verdinha-site-numeros


Diário do Nordeste

Chega o dia esperança


Em sua 28ª edição, o "Criança Esperança" ganha novidades. Todos os programas da TV Globo neste sábado estarão alinhados ao projeto com links ao vivo. O ápice da campanha é o show, que vai ao ar após a novela "Amor à Vida"

Neste ano, a Globo dedica um dia inteiro da sua grade de programação ao "Criança Esperança". Hoje, os programas e telejornais da emissora vão trazer matérias e blocos especiais totalmente dedicados ao projeto.

Ana Furtado, Patrícia Poeta, Renato Aragão, Luiz Gleiser, Glória Maria, Glenda Kozlowski, Fernanda Lima e Tadeu Schmidt em coletiva no Rio

O cronograma começa com o "Globo Cidadania". Em seguida, o sábado ganhará o reforço com edições do "Bom Dia Brasil", "Mais Você", "Bem Estar" e "Encontro com Fátima Bernardes", todos ao vivo. À tarde, os telejornais e atrações como o "Estrelas", "TV Xuxa" e o "Caldeirão do Huck" também entram ao vivo. Depois de "Amor à Vida", a celebração vira em festa com o show "Criança Esperança".

Para costurar essa programação especial, o "Mesão da Esperança" percorrerá todas as atrações, desde as 8h até as 23h30. Alex Escobar Ana Furtado, André Marques, Glenda Kozlowski, Glória Maria, Tadeu Schmidt, Tiago Leifert e Zeca Camargo comandam os cerca de 200 artistas que se revezarão para atender as ligações de doações do público para crianças e jovens carentes de todo o País.

Pioneiro da campanha, Renato Aragão ganhará homenagem especial

"Os ´Mesões´ serão a grande espinha dorsal do ´Criança Esperança´. Eles terão entradas ao vivo de meia em meia hora com um âncora e 10 convidados", revelou Luiz Gleiser, diretor de núcleo e artístico da Globo, em coletiva realizada no Projac, no Rio.

Em sua 28ª edição, Renato Aragão lembra que o "Criança Esperança" nasceu de outro projeto, o "SOS Nordeste". "Não me sinto criador, mas um semeador. Há 29 anos, teve uma seca muito grave no Nordeste. Eu fiquei muito sensibilizado na época e levei a campanha para a Globo, que contou também com a mobilização da Marinha, Exército e Aeronáutica", recorda.

Também lembra que "a iniciativa deu muito certo. Vieram doações de toda a parte do Brasil. Um dos momentos em que fiquei mais emocionado foi quando uma criança de rua chegou para dar o seu brinquedo em solidariedade às crianças do Nordeste".

Envolvimento

Em sua quinta participação no projeto, a primeira como apresentadora do espetáculo "Criança Esperança", Patrícia Poeta disse que a responsabilidade será maior. "É um grande prazer fazer esse evento. É o momento em que me sinto mais útil à sociedade. De certa forma, todos nós temos uma missão de ajudar", diz.

O Vidança é uma das instituições cearenses beneficiadas pelo projeto

Apresentadora do "Amor & Sexo", Fernanda Lima, que será colega da jornalista e estreante na transmissão, comentou que se sentiu surpresa ao ser convidada para fazer parte. "Foi um convite um tanto inusitado. Não esperava, mas fiquei superfeliz. Vou estar lá como mãe, como mulher e como pessoa que se sensibiliza com o problema das crianças", enfatiza.

De volta de Nova York, onde passou temporada de três meses estudos, o ator Lázaro Ramos completa o trio de âncoras. "Será a minha estreia como apresentador! Essa festa é o brinde final de uma campanha tão importante".

O espetáculo desta noite será "menos circense e mais desenhado para a TV", adiantou Luiz Gleiser. Indagado se haverá algumas das tradicionais surpresas "mirabolantes" envolvendo Renato Aragão durante o show, o diretor deixa um ar de mistério: "A intenção não é ser mirabolante, mas emocionante".

O humorista cearense brinca com o fato de ser sempre surpreendido com números atípicos: "Em todos esses programas, sou o último a saber. Um dia, vou inverter isso, eu que vou fazer", prometeu.

A festa

Diretamente do Citibank, no Rio, o espetáculo reunirá mais de 20 estrelas da música. O repertório será dedicado a músicas que tenham temas ligados à esperança e à solidariedade.

Acompanhada pelo Padre Fábio de Melo e de 40 crianças da sua Fundação, Xuxa cantará "Depende de Nós" (Ivan Lins). "Eu quero apenas", de Roberto Carlos, será interpretada pelo seu parceiro Erasmo Carlos e por Maria Rita, enquanto Ivete Sangalo e Roupa Nova cantarão, juntos, "Sal da Terra" (Beto Guedes). Paula Fernandes se juntará à Zezé Di Camargo e Luciano para interpretar "Criação Divina", da dupla sertaneja. Thiaguinho irá de "Simples desejo" (Luciana Mello e Jairzinho).

Wesley Safadão, vocalista da Garota Safada, faz dueto com Lia Sophia. Foram também confirmados para o show Naldo, Ellen Oléria, Luan Santana, Gaby Amarantos, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Péricles, Jorge & Matheus, Martinho da Vila, Mart´nália e a bateria da Vila Isabel.

No Ceará

Durante todo o sábado, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre os 86 projetos atendidos pelo "Criança Esperança", que beneficia diretamente 32 mil pessoas. Em Fortaleza, a Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará, uma das cinco instituições que tem projetos apoiadas pelo Criança Esperança, realizará, das 9h às 13 horas, apresentações artísticas, brincadeiras e oficinas para crianças e adolescentes, além de atendimento à comunidade. A TV Verdes Mares entrará com link ao vivo para a programação da TV Globo mostrando as atividades realizadas na associação.

JULIANA COLARESSUBEDITORA 
Diário do Nordeste

A reação de Dom Parolin: "Missão será empenhativa e exigente"


Em declarações após a sua nomeação, Dom Pietro Parolin expressou profunda e afetuosa gratidão ao Papa Francisco pela – disse – “imerecida confiança” demonstrada em relação a ele, e manifestou a sua total disponibilidade em colaborar com o Santo Padre e sob a sua orientação para o bem da Igreja e da humanidade. 

O novo Secretário de Estado do Vaticano disse ainda sentir viva a graça desta chamada que, mais uma vez, constitui uma surpresa de Deus em sua vida. Disse sentir também toda a responsabilidade desta missão empenhativa e exigente, perante a qual as suas forças são frágeis, e pobres as suas capacidades. Por isso disse pôr-se ante esta tarefa com serenidade e confiança na misericórdia de Deus, na oração e ajuda dos outros. 

Dom Pietro Parolin recordou os seus familiares, a sua Diocese de origem, Vicenza, o Papa Bento XVI, países onde tem trabalhado, (Nigéria, México, Venezuela) e também a Secretaria de Estado, que “já foi a sua casa por muitos anos”, assim como o Cardeal Tarcisio Bertone, outros Superiores e colaboradores de toda a Cúria Romana. A todos - concluiu - sou largamente devedor.

Entretanto, neste sábado,31, de manhã, o Santo Padre confirmou nos respectivos cargos Dom Giovanni Angelo Becciu, Substituto para as Questões Gerais; Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados; Don Georg Gänswein, Prefeito da Prefeitura da Casa Pontifícia; Mons. Peter Wells, Assessor para as Questões Gerais ; e Mons. Antoine Camilleri, subsecretário para as Relações com os Estados. 



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/08/31/a_rea%C3%A7%C3%A3o_de_dom_parolin:_miss%C3%A3o_ser%C3%A1_empenhativa_e_exigente/bra-724469
do site da Rádio Vaticano 

Reflexão para o 22º Domingo do Tempo Comum


No Evangelho, Jesus está jantando na casa de pessoas importantes da sociedade judaica. Ele observou, não apenas neste jantar, mas em diversas refeições de que participou, especialmente em banquetes, que as pessoas faziam verdadeiras ginásticas para estarem em lugar de destaque, próximos do anfitrião ou do homenageado. Ele aproveitou o momento para fazer algumas observações que não são de etiqueta, mas de postura em relação ao Reino do Céu.

Ele inicia quebrando certa visão conservadora de Deus e de relacionamentos “queridos” por ele.
Para Jesus não existe um Deus distante das pessoas e nem a necessidade de render-lhe homenagem com mortificações, penitências e jejuns. O Deus de Jesus Cristo é o Emanuel, Deus Conosco, que vem armar sua tenda em nosso meio, que vem participar de nossas alegrias e tristezas, que vem viver a nossa vida e nos quer ver alegres, felizes, em paz.

Em seguida, o Senhor faz uma advertência sobre quem convidar para o festim. 
Os convidados deverão ser os coxos, os aleijados, os excluídos, aqueles que jamais poderão retribuir o convite. Dentro da tradição, os convidados seriam irmãos, parentes, amigos e vizinhos. Jesus, rejeitou esse costume e deu novas orientações, como vimos.
Jesus dá o alerta em relação aos marginalizados, aos esquecidos. É com eles, com os que estão presentes apenas para servir, que o Senhor se identificou. Do mesmo modo Maria, nas Bodas de Caná, se identificou com os servidores, por isso ela percebeu a falta de vinho. Se estivesse sentada à mesa, não perceberia, mas como certamente estava ajudando a servir, apesar de convidada, percebeu. 
Neste momento poderemos nos perguntar de que lado nos posicionamos? Qual é nosso lugar social no mundo em que habitamos? Lugar social não tanto de nascimento, mas de opção. Colocamo-nos ao lado dos ricos, dos incluídos ou nos identificamos com os despossuídos?

Depois o Senhor entra na questão do acolhimento. Banquete, almoço, jantar ou uma simples refeição, supõe acolhida. Acolhemos apenas os sadios, os perfeitos, os íntegros, os santos, ou temos espaço para os doentes, para os que levam vida irregular e estão fora do politicamente e eticamente aceito?

Acolher os cegos, coxos e aleijados, siginificava na sociedade judaica acolher os pecadoores, já que o defeito físico, a doença e a miséria eram vistos como consequências de pecados. 
Jesus não está se referindo a uma refeição concreta, mas a uma postura de vida que aceita os puros, perfeitos, santos aos olhos dos valores éticos de nossa sociedade e rejeita aqueles que deveriam estar cobertos de vergonha pela vida que levam ou que levaram, pelas suas opções erradas, pela demonstração pública de que rejeitaram as inspirações para o bom caminho. Podemos pensar nos alcoólatras, drogados, viciados em jogos de azar, prostitutas e outros praticantes de atitudes que desabonam mocinhas e mocinhos virtuosos.

Concluindo nossa reflexão, peçamos ao Senhor a graça de mudarmos nosso lugar social e de nos identificarmos com aqueles que ele, sua e nossa bendita Mãe, se identificaram, ou seja, com os pobres, com os marginalizados.

Que a celebração eucarística, que nossa presença na igreja durante a missa, seja sinal do que acontece em nosso interior, e sintamo-nos irmanados com aquele que estiver ao nosso lado, seja conhecido ou não, bem apresentável ou não.

Não importa tanto se em nossa vida é frequente esse tipo de refeição, mas é fundamental que isso faça parte de nosso coração, de nosso querer, de nossa identificação, de nosso lugar de fé.
(CAS)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/08/31/reflex%C3%A3o_para_o_22%C2%BA_domingo_do_tempo_comum_/bra-724309
do site da Rádio Vaticano