20/08/2014

Em Fortaleza !! Festival terá estreia nacional de documentário sobre Sebastião Salgado !


O Dragão do Mar realiza em setembro o Farol - Festival Internacional de Cinema de Fortaleza. A programação foi divulgada ontem em coletiva

Fortaleza sedia entre os dias 3 e 10 de setembro uma nova mostra internacional de cinema. O Farol – Festival Internacional de Cinema de Fortaleza será realizado pelo Centro Dragão do Mar em comemoração ao primeiro ano de funcionamento de suas duas salas de exibição, mantidas em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. A programação foi apresentada ontem em coletiva à imprensa com o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, e os programadores das salas de cinema, Pedro Azevedo e Salomão Santana. O evento será aberto com o longa O Sal da Terra, de Juliano Salgado e Wim Wenders, inédito no Brasil.

Na Mostra Mundo, o Farol exibe outros oito filmes, todos inéditos em Fortaleza - o norte-americano Night Moves, de Kelly Reichardt; o grego Miss Violence, de Alexandro Avranas; o romeno The Second Game, de Corneliu Porumboiu; e o indonésio O ato de matar, de Joshua Oppenheimer.

A programação prevê ainda a exibição de clássicos restaurados, como O Exorcista (1973), Taxi Driver (1976), O Beijo da Mulher Aranha (1985) e Sinfonia Amazônica (1953).


No total, serão seis mostras que contemplam pelo menos 41 filmes. De acordo com Salomão Santana, dois longas ainda serão confirmados.

Além da exibição de filmes, o Farol realiza ainda o II Encontro Nacional de Programadores de Salas Alternativas de Cinema.

Valor do Festival
Perguntado sobre o custo do evento, Paulo Linhares desconversou. “Entre 10 e 15% de um grande festival”, afirmou.

Para Salomão Santana, a marca do festival será a diversidade. “Não queremos criar uma barreira entre um filme mais careta e outro experimental. O espaço é de todos”, garante. (André Bloc, andrebloc@opovo.com.br)

SERVIÇO

Farol – Festival Internacional de Cinema
Quando: de 3 a 10 de setembro.
Onde: Cinema do Dragão - Fundação (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Quanto: R$ 3 (por sessão)

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/08/20/noticiasjornalvidaearte,3300797/festival-tera-estreia-nacional-de-documentario-sobre-sebastiao-salgado.shtml?fb_action_ids=10202624045073538&fb_action_types=og.recommends

Nenhum comentário :

Postar um comentário