17/11/2014

Mostras em Fortaleza e Canindé contam a história do rádio no Brasil e no mundo

O Dia do Radialista – 7 de novembro – já passou. Mas as programações em alusão à data prosseguem. Em Fortaleza, o Shopping Benfica, em parceria com a Associação dos Ouvintes de Rádio do Ceará, realiza até o próximo dia 23 de novembro o evento “Muita coisa boa será ouvida por aqui”. Em Canindé, no Centro de Treinamento da Paróquia São Francisco, a Exposição Historiográfica de Rádios Antigos Nacionais, Internacionais e de outras Antiguidades fica em cartaz até o próximo dia 21.
No shopping Benfica, a exposição está montada na Galeria BenficArte (piso 2 do shopping, que fica localizado na Av. Carapinima, 2200 – Benfica). A visitação pode ser feita das  10h às 22h, e o público pode apreciar modelos de rádios antigos. Na próxima sexta-feira (21), a atividade aberta ao público é uma mesa redonda sobre a história do rádio no Brasil e no Ceará. O encontro com radialistas será às 10h nos Cinemas Benfica.

 A exposição de relíquias do rádio foi possível pelo empréstimo de peças do acervo da Associação e de Verônica Fontenele, filha do radialista Geraldo Fontenele, já falecido. Estão na mostra 11 modelos de marcas tradicionais, Philips, Sharp e outras não mais existentes, Sanyo, Imperador, Conic  e Sintonia. “Relembram os bons tempos em que as famílias reuniam-se em torno do aparelho para ouvir o noticiário ou as músicas e apresentam as evoluções pelos quais passou esse importante veículo de comunicação”, explicam os organizadores.

 Entre as peças em destaque estão um aparelho Lancaster, de 1964, função válvula e o modelo Sanyo, de 1978, função transistor. Além de rádios antigos,  também estão expostos 13 quadros com imagens e informações sobre o universo do rádio. O público vai saber mais sobre a histórica Revista do Rádio; as radionovelas; as cantoras, consideradas as Rainhas do Rádio; modelos de aparelhos deste as versões à válvula às no formato digital e web; os antigos comerciais conhecidos como reclames e fotos de grandes radialistas, como Ary Barroso.

Para a mesa redonda, programada para o dia 21, foram convidados os radialistas Zairton Cavalcante, Oliveira Filho da rádio Assunção; Djacy Oliveira da rádio Universitária FM; Pedro Sampaio da rádio Cidade AM; Silvio Augusto da rádio FM Assembleia e Verdes Mares; e Tony Pereira da rádio Verdes Mares. Da Associação Cearense de Rádio, participa Antônio Paiva Rodrigues. Eles irão conversar com o público sobre a história do rádio no Brasil e no cenário e falar sobre o mercado de trabalho local.

A Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará foi fundada em 16 de junho de 2003, sendo a primeira do gênero. Depois, surgiram outras no Maranhão e Rio de Janeiro. A asscoaiação cearense conta com trinta associados que tem como objetivo promover a melhoria do rádio e defender seu caráter de cidadania. O Dia do Radialista é celebrado em 07 de novembro, alusão ao nascimento de um dos grandes nomes do rádio brasileira Ary Barroso.


CANINDÉ

Na cidade de Canindé, a 110 km de Fortaleza, a ONG Centro de Ensino e Pesquisa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ambiental de Morada Nova (Cepam) realiza a Exposição de Rádios Antigos, no Centro de Treinamento da Paróquia São Francisco (Praça Frei Aurélio, 914, ao lado do Zoológico). Com entrada franca, a mostra pode ser visitada das 8h às 17h. É uma oportunidade para profissionais, estudantes e interessados em geral conhecerem melhor a história do rádio no Ceará, no Brasil e no mundo e outras peças antigas.  Estão em exposição 125 receptores de rádio (carro chefe da exposição), 25 máquinas de escrever, cinco bicicletas, 25 outras antiguidades e 15 peças da modernidade. O  curador é Francisco Wilson Raulino, que disponibilizou as peças de seu acervo pessoal.
 
Mais informações: Shopping Benfica – (fone: 85 3243-1000) / Wilson Raulino, expositor e curador da mostra de rádio em Canindé – (fone: 85 9784-9868)

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário