31/12/2014

Vigília é realizada em memória das vítimas


Comemorações de Ano Novo foram canceladas ou reduzidas na Indonésia em razão da tragédia.


Da BBC




Comemorações de Ano Novo foram canceladas ou reduzidas na Indonésia em razão da tragédia (Foto: Reuters/Athit Perawongmetha)

Comemorações de Ano Novo foram canceladas ou reduzidas na Indonésia em razão da tragédia (Foto: Reuters/Athit Perawongmetha)

Uma vigília foi realizada na cidade indonésia de Surabaya em memória das vítimas do voo QZ8501 da AirAsia, que caiu no Mar de Java e não teria deixado sobreviventes.


Centenas de moradores e familiares dos passageiros e tripulantes acenderam velas e fizeram um minuto de silêncio para relembrar os mortos na tragédia.


O voo QZ8501, que transportava 162 pessoas de Surabaya, na Indonésia, a Cingapura, desapareceu no último domingo, 28. Destroços do avião foram localizados no Mar de Java na terça-feira, 30.


Sete corpos já foram retirados das águas, mas a operação de resgate acabou cancelada devido ao mau tempo.


A bordo do voo da AirAsia, havia 137 passageiros adultos, 17 crianças e um bebê, além de dois pilotos e cinco tripulantes.


A maioria das vítimas era de nacionalidade indonésia.


Centenas de pessoas, incluindo crianças, se reuniram para a vigília de Surabaya na noite desta quarta-feira.


O prefeito da cidade, Tri Rismaharini, afirmou: “Vamos rezar pelas famílias enlutadas daqueles que estavam a bordo do avião. Vamos rezar para que essa seja a última tragédia de Surabaya”.


Todas as comemorações de Ano Novo na província de Java Oriental foram canceladas.


Na capital da Indonésia, Jakarta, moradores rezaram pelas vítimas durante a festa da virada para 2015. Várias outras cidades cancelaram ou reduziram as comemorações em memória dos mortos na tragédia aérea.


Mais cedo, os dois primeiros corpos retirados das águas foram enviados a Surabaya. Eles foram colocados em caixões com os números 001 e 002, já que ainda não foram identificados.


Segundo informações locais, os outros cinco corpos já estariam dentro de um navio em direção a um porto perto da cidade de Pangkalan Bun, na parte indonésia da ilha de Bornéu.


Quatro dos sete corpos são do sexo masculino e três do sexo feminino, um deles de uma aeromoça.


Autoridades solicitaram a familiares das vítimas amostras de DNA para ajudar a identificar os corpos.


As causas da queda da aeronave ainda não foram esclarecidas, mas a última comunicação com o controle de tráfego aéreo indica que o piloto havia feito um pedido para elevar a altitude da aeronave devido ao mau tempo na região. Pouco tempo depois, a comunicação com a aeronave foi interrompida.


A operação de busca culminou com a descoberta, na terça-feira, de partes da fuselagem da aeronave, bagagens e três corpos no estreito de Karimata, ao sudoeste da cidade de Pangkalan Bun.


Nesta quarta-feira, mais quatro corpos foram encontrados, antes de as buscas terem sido interrompidas devido ao mau tempo.


Ventos fortes e ondas de 2 metros de altura impediram a decolagem de helicópteros e o trabalho de mergulhadores.


Autoridades indonésias enviaram navios para buscar por destroços da aeronave. Elas esperam recuperar as caixas-pretas, que podem ajudar a esclarecer o que provocou o acidente.


Entrevistado pela agência de notícias Associated Press, um funcionário envolvido na operação de buscas afirmou que os corpos das vítimas podem acabar sendo arrastados para as praias, devido à forte correnteza.


“Parece que todos os destroços se moveram mais de 50 km em relação à localização de ontem (terça-feira)”, afirmou o vice-comandante da Aeronáutica do país, Sunarbowo Sandi.


Embora liderada pela Indonésia, a operação de busca conta com a ajuda de outros países. O governo de Cingapura enviou navios equipados com sensores para detectar sinais emitidos das caixas-pretas do avião.


Malásia, Austrália e Tailândia também estão envolvidas, enquanto o porta-aviões americano USS Sampson foi enviado ao local do acidente.


Este é o primeiro acidente fatal envolvendo um avião da AirAsi

a





http://goo.gl/xNSLpP

Americano vira hit ao filmar descida de snowboard com câmera GoPro


Gravação foi feita em montanha no Japão.

Travis Rice conseguiu imagens incríveis na descida.



 Do G1, em São Paulo



O americano Travis Rice ganhou destaque na web depois de filmar com uma câmera GoPro a desciada de snowboard em uma montanha no Japão. Apesar da dificuldade da descida, Rice segura a câmera firme e consegue imagens incríveis. Assista ao vídeo.


Travis Rice usou GoPro para filmar descida de snowboard no Japão (Foto: Reprodução/YouTube/GoPro)

Travis Rice usou GoPro para filmar descida de snowboard no Japão (Foto: Reprodução/YouTube/GoPro)

Vídeo ganhou destaque no YouTube, com milhares de visualizações (Foto: Reprodução/YouTube/GoPro)

Vídeo ganhou destaque no YouTube, com milhares de visualizações (Foto: Reprodução/YouTube/GoPro)





http://goo.gl/DNsvgL

Madeira: Católicos vão ajudar vítimas da erupção vulcânica em Cabo Ver



Agência Ecclesia

 




Diocese do Funchal promove recolha de fundos no início de 2015


Funchal, Madeira, 31 dez 2014 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai promover nos próximos dias 3 e 4 de janeiro uma recolha de fundos em favor das vítimas da erupção vulcânica na ilha cabo-verdiana do Fogo.

“A quadra do Natal tem sempre a marca da solidariedade e da fraternidade cristã, que se traduz em gestos concretos de presença e ajuda a quem mais precisa”, refere uma nota de imprensa enviada hoje à Agência ECCLESIA.


O vulcão da ilha do Fogo entrou em erupção a 23 de novembro, as duas povoações de Chã das Caldeiras, tendo destruído Portela e Bangaeira, deixando cerca de 1300 desalojados.


A chamada “Renúncia do Advento” deste ano vai ajudar uma das “dioceses irmãs” do Funchal, nos 500 anos de fundação desta Igreja local.


“Como é costume, a recolha das ofertas da “Renúncia do Advento” faz-se em todas as igrejas da Diocese, nos ofertórios das Missas da festa da Epifania do Senhor, que será no próximo dia 3 e 4 de janeiro”, acrescenta a nota de imprensa.


Os párocos que são convidados a explicar aos fiéis “o sentido positivo desta renúncia, como forma de penitência pessoal e serviço de amor fraterno e de comunhão e ajuda entre dioceses”.


OC


http://goo.gl/57QLlf

Esconde-me à sombra de tuas asas

Padre Geovane Saraiva*


O Papa João Paulo II, no discurso aos Bispos do Brasil, em Fortaleza, aos l0 de julho de l980 falou com veemência do homem de Deus: “Como não evocar aqui em Fortaleza a figura admirável de Dom Antônio de Almeida Lustosa, que repousa nesta Catedral e deixou nesta Diocese a imagem luminosa de um sábio e de um santo”.


Dom Antônio de Almeida Lustosa nasceu em l886 e foi ordenado padre em l912, bispo de Uberaba de (1925-1928), bispo do Corumbá de (1928-1931) e faleceu em l974, com 88 anos de idade, que segundo o Escritor e Médico Vinícius Barros Leal, foi um “homem profundamente de Deus, que se colocou muito além de um religioso comum, com seu comportamento fundamentado na ética, decidido no caminho do bem, repleto de serenidade e equilíbrio, bondade e disciplina, nunca perdendo um só minuto do seu precioso tempo”, tem um recado muito importante e atual, para nós povo de Deus, nos nossos dias.


Viveu sua fé, numa atitude de escuta e contemplação, a partir da Palavra de Deus.  Através das visitas pastorais, procurou realizar a vontade de Deus, imitando o Bom Pastor, no maravilhoso dom de sua riqueza interior e convicção permanente, no seu zelo, mansidão e prudência, acompanhada da virtude da caridade, que para ele era transbordante, no convívio com suas ovelhas, na dura realidade vivida por elas na nossa Arquidiocese de Fortaleza.


Na sua atividade de pastor da Igreja de Fortaleza (1941-1963), envolvida, evidentemente, em fervorosas preces e meditações, na nossa realidade do nosso Ceará, castigada e marcada pelo sofrimento das consequentes secas, desenvolveu um apostolado prodigioso, nas obras e gestos concretos, dando o melhor de si mesmo, não obstante seu aspecto doentio, oriundo da malária, na austeridade da missão pastoral, nas viagens e desobrigas pela floresta amazônica, na qualidade de bispo da Arquidiocese de Belém do Pará (1931-1941).


Dom Lustosa foi um homem sábio e santo, com toda a sua vida e o que ele produziu através da sua palavra falada e escrita, indo ao encontro do mistério que ele acreditou e professou, revelado no conhecimento, inspirado nas coisas do alto. A sabedoria de suas palavras e o exemplo de sua vida, na busca da retidão e santidade, tendo sua origem no Filho de Deus, que é a sabedoria encarnada do Pai, com certeza, convenceu e encorajou muitas pessoas a viverem a sua fé.


 A Arquidiocese de Fortaleza, tendo a frente o Senhor Arcebispo, Dom José Antônio, abriu e encerrou o processo local de beatificação e canonização, remetendo-o a Roma, onde há mais de dez anos se encontra a causa de beatificação do salesiano Dom Antônio de Almeida Lustosa, conhecido como o “bispo brasileiro da justiça social”. Homem que viveu intimamente unido a Deus, sempre preocupado com o bem-estar das pessoas. Foi pai e amigo de todos, especialmente dos empobrecidos do seu tempo, praticando a caridade, no seu modo simples e santo de viver, até seus últimos dias de vida.


Resta para nós, povo de Deus rezar e divulgar a vida e a missão do amado Servo Dom Lustosa, que foi fiel a Deus em tudo e tinha como lema: “Sub umbra alarum tuarum”, referindo-se ao salmo l7: “Guardai-me como a pupila dos olhos, esconde-me à sombra de tuas asas, longe dos ímpios que me oprimem, dos inimigos mortais que me cercam”.


Dom Lustosa, ao assumir seu múnus de bispo e pastor da Arquidiocese de Fortaleza disse: “Continuarei aqui simplesmente a trabalhar pelo Pai Nosso: Santificado seja o Vosso nome! Venha a nós o Vosso Reino, o programa de um bispo é sempre o mesmo: cumprir o seu dever”. “Dignai-vos SENHOR, aceitar a caminhada do nosso Dom Lustosa rumo ao altar. Ele que em vida soube ser vosso servo (…)”.



*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Previdência Sacerdotal.


Pároco de Santo Afonso



http://goo.gl/dlu6D7

Médico deixa jaleco e sai pela noite para cuidar de moradores de rua


Faz 23 anos que o médico Jim Withers sai, três vezes por semana, por Pittsburgh, procurando seus pacientes: os moradores de rua.













A gente sempre imagina um médico vestido todo de branco, arrumado, com um estetoscópio no pescoço, não é? Essa é a imagem clássica. Mas o médico que você vai conhecer largou o jaleco e mudou o jeito de se vestir para cuidar de moradores de rua em Pittsburgh, nos Estados Unidos.


“Ele me tirou da rua e Deus o abençoa por isso. Ele não quer que eu continue dormindo no chão, passando frio”, diz uma ex-moradora de rua.

Outro ex-morador de rua também fala de seus momentos mais difíceis.

“Eu desmaiei várias vezes. É assustador quando você sai e pensa que você pode morrer e seu corpo ficar semanas jogado”, revela Victor Harmend, morador do abrigo.

A vida deles e de muitos outros que viviam debaixo das pontes de uma cidade, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, foram salvas graças a Jim Withers.

Faz 23 anos que o médico sai, três vezes por semana, por Pittsburgh, procurando seus pacientes: os moradores de rua. No início, ele até se vestia como um deles.

“Eu sujei as minhas roupas, o meu cabelo. Eu achei que era importante, no começo, me conectar às pessoas não como um médico, mas como alguém da realidade deles. Depois de 5 ou 6 meses eu vi que não precisava mais me vestir daquele jeito. Eu podia me vestir normalmente que eles me aceitariam e eu aprendi como ser um médico de rua. Esse novo conceito”, afirma o doutor Jim Withers.

O doutor Withers fez das ruas uma sala de aula para muitos médicos e estudantes de medicina, que passaram a segui-lo nesta missão de ajudar os moradores de rua, exclusivamente pelo amor ao próximo e à profissão.

“Aqui é onde vivem as pessoas que estão sofrendo. É onde os cuidados médicos devem chegar. Nós temos que aprender e vir até eles”, destaca o médico.

O Fantástico acompanhou o doutor Withers durante uma noite nessa “missão” com os desabrigados. Está muito frio. E embaixo de uma ponte, várias pessoas estão abrigadas em barracas. O doutor Jim Withers sai perguntando: “Vocês estão precisando de alguma coisa?”

A primeira a responder foi Nicole. Ela tem fortes dores no joelho e não consegue dormir. É examinada e recebe os medicamentos de que precisa.

Outra moradora de rua, Amanda Petronio, saiu de sua barraca e foi ao nosso encontro quando ouviu a voz do doutor Withers. Ela está há dois meses na rua.

Amanda diz que graças ao doutor Withers, ela está tomando remédio para pressão e diabetes.

O Fantástico pergunta o que significa a presença dele. E ela responde: “É alguém que se importa comigo mais do que minha própria família”.

Com a ajuda da população e de voluntários, o doutor Withers já tratou 10 mil desabrigados, e tirou 1,2 mil pessoas das ruas.

“Não existem livros sobre isso, ninguém que te ensine isso. Então eu virei um médico de rua, coloquei remédios na minha mochila e comecei a ir às ruas, ouvir as pessoas que estavam deprimidas. Aqui eu tenho coisas para má digestão e dores. Aqui eu tenho loção para pele irritada e infecções. Material para fazer curativos e remédio para pressão. Eu carrego também meias, elas são muito importantes não só para proteger do frio, mas de infecções”, afirma o doutor Withers.

O Fantástico pergunta o que eles precisam mais: dos medicamentos ou às vezes uma atenção, uma conversa é mais importante?

“Eles precisam de esperança. Saber que as pessoas ainda se preocupam com eles. Que eles não estão sozinhos. Isso dá a eles coragem para tentar novamente”, responde o médico.

Foi o que aconteceu com David Mooey. Depois de viver 10 anos nas ruas, com pedras nos rins e depressão, recebeu o tratamento médico de que precisava.

“Eu achava que viveria embaixo da ponte para o resto da minha vida”, revela David Mooey, ex-morador de rua.

Hoje, ele está com os problemas de saúde controlados, e com auxílio do governo, há cinco meses saiu das ruas para um apartamento.

O Fantástico pergunta como ele define a ajuda que recebeu. “Uma libertação”, diz.

Para chamar a atenção da população da cidade para o seu projeto com os moradores de rua, o doutor Withers criou um memorial embaixo de uma ponte da cidade com o nome de todas as pessoas que morreram sem assistência.

Fantástico: É um tipo de protesto?

Doutor Withers: Sim, é para lembrar que existem seres humanos vivendo nestas condições, que estão morrendo por isso, e que não vamos esquecê-los.

Para isso acontecer, é preciso que muitos outros médicos sigam seu exemplo. Hoje, cerca de 80 grupos em diferentes países já praticam a medicina de rua. A missão do doutor Withers é espalhar esse serviço pelo mundo inteiro

.



http://goo.gl/2X5yxh

O Papa Francisco beija o joelho da estátua do menino Jesus ao chegar à Basílica de São Pedro



O Papa Francisco beija o joelho da estátua do menino Jesus ao chegar à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para celebrar a tradicional missa de fim de ano. Veja mais fotos



O Papa Francisco beija o joelho da estátua do menino Jesus ao chegar à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para celebrar a tradicional missa de fim de ano



http://goo.gl/r2DRPS

Nascido de Mulher - Johan Konings

ROTEIRO HOMILÉTICO – 1º DE JANEIRO / 2014 – SANTA MARIA MÃE DE DEUS / B


1ª leitura (Nm 6,22-27) Bênção do ano novo sobre o povo – Na manhã da criação, Deus abençoou os seres humanos e os animais, dando-lhes alimento e força de vida (Gn 1,28-30). Paz na natureza e no mundo dos homens, eis a bênção de Deus. Para quem se coloca diante desta bênção, Deus deixa brilhar “a luz de sua face”, sua graciosa presença. Só Deus pode realmente abençoar, benzer, “dizer bem”; os humanos abençoam invocando o nome de Deus. * Cf. Sl 121[120],7-8; Dt 28,6; Sl 4,7; 122[121],6-7; Eclo 50,22-23 [20-21].


 2ª leitura: (Gl 4,4-7) “Nascido de mulher, nascido sob a Lei” ­– Gl é a “carta da liberdade cristã”. Cristo veio para nos tornar livres (5,1), veio “sob a lei” passageira do A.T., para nos libertar dela. O Filho de Deus tornou-se nosso irmão, nele temos o Espírito do Pai. – Comemorando a vinda de Cristo, pensamos especialmente na “mulher” (4,4) que o integrou em nossa comunidade. * Cf . Ef 1,10; Rm 1,3; Jo 1,14; Rm 8,15-17; Jo 3,16-21.


Evangelho: (Lc 2,16-21) Adoração dos pastores, circuncisão e nome de Jesus – Dois assuntos: 1) os pastores ao presépio de Belém; 2) a circuncisão e imposição do nome (no 8º dia). Jesus sujeita-se à antiga Lei (cf. 2ª leitura). Recebe o nome dado pelo anjo (Lc 1,31-33; Mt 1,21; cf. Hb 1,4-5): “Javé salva”..


 


Continue lendo…



http://goo.gl/dNqEtq

O mistério é indizível, inexprimível. Cabe a você, meu irmão, buscar um sincero diálogo...

Pe. Geovane Saraiva – Feliz 2015!


31/12/2014









 



http://goo.gl/fhThW2






O mistério é indizível, inexprimível. cabe a você, meu irmão, buscar um sincero diálogo...

Pe. Geovane Saraiva - Feliz 2015!
31/12/2014



Cientistas encontram indícios do fim dos maias no 'Grande Buraco Azul'


Pesquisa analisou composição de caverna submersa no Mar do Caribe.


Resultados corroboram tese de que grande seca acabou com civilização.



Do G1, em São Paulo




Grande Buraco Azul em Belize (Foto: U.S. Geological Survey)

Grande Buraco Azul em Belize: sedimentos corroboram teoria de que fim da civilização maia está relacionado a uma seca severa (Foto: U.S. Geological Survey)

Novas análises feitas em minerais retirados da caverna submersa conhecida como o Grande Buraco Azul, em Belize, na América Central, dão pistas sobre os motivos que levaram ao fim da civilização maia.


Os resultados do estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Rice, no Texas, corroboram uma teoria já existente: a de que uma grande seca teria levado ao desaparecimento da sociedade maia.


A equipe de pesquisadores perfurou e coletou amostras de sedimentos encontrados no Grande Buraco Azul e nos recifes de coral dispostos ao redor da caverna. A composição dessas amostras foi analisada, principalmente em relação à quantidade de titânio e alumínio.


Grande Buraco Azul em Belize visto pela Nasa (Foto: Nasa/Divulgação)

Grande Buraco Azul em Belize visto pela Nasa

(Foto: Nasa/Divulgação)

Em entrevista ao site americano “LiveScience”, o geólogo Andre Droxler, da Universidade de Rice, explicou que a chuva corrói as rochas vulcâncias da região, que contém titânio, que é então transportado até o oceano. Por esse motivo, quantidades menores desse elemento nos sedimentos correspondem a períodos de menos chuva.


O que a análise dos sedimentos e dos corais demonstrou foi que houve um período de seca extrema entre 800 d.C e 900 d.C, que coincide com o momento em que a civilização maia começou a se desintegrar. A partir dessa época, eles entraram em declínio econômico e cultural, e perderam influência com a ascensão de outros povos, como os toltecas. Acabaram dominados pelos espanhóis.


Grande Buraco Azul

O grande círculo azul escuro no meio do mar turqueza do Caribe costuma atrair mergulhadores e turistas do mundo todo. Localizado no Atol de Recifes Lighthouse, a cerca de 50 milhas a leste da cidade de Belize, o buraco é um círculo quase perfeito, de cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade. É visível inclusive do espaço – foi captado por um satélite da Nasa em março de 2009.


No início dos anos 1970, o famoso oceanógrafo Jacques Cousteau explorou seus túneis e estalactites. O Buraco Azul é parte da Reserva de Barreiras de Recifes de Belize, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Civilização Maia

A civilização maia dominou a península de Yucatán e o norte da América Central, onde atualmente ficam o sul do México, Belize, Guatemala e partes de Honduras e El Salvador. O auge desse povo foi entre os anos 800 e 1000 d.C.. A partir daí, eles entraram em declínio econômico e cultural, e perderam influência com a ascensão de outros povos, como os toltecas. Acabaram dominados pelos espanhóis, e ainda vivem na mesma região.


Pirâmide maia de Chichen Itza, no sul do México (Foto: Dennis Barbosa/G1)

Pirâmide maia de Chichen Itza, no sul do México (Foto: Dennis Barbosa/G1)

Muro de pedra produzido pela civilização maia, em Belize (Foto: Divulgação/Douglas Kennett/"Science")

Muro de pedra produzido pela civilização maia, em Belize (Foto: Divulgação/Douglas Kennett/”Science”




http://goo.gl/UNuxJ4

Exemplo de paz e diplomacia dado pelo Papa



 

Sacerdote comenta o “Evangelho da Reconciliação”, destacando exemplo de paz e diplomacia dado pelo Santo Padre

Padre João Carlos Almeida, scj
Teólogo e educador


padre joaozinho Evangelho da Reconciliação

No dia 23 de maio de 2013 o Papa Francisco escreveu no Twitter:

Tenho levado o Evangelho da reconciliação e do amor aos ambientes onde vivo e trabalho?

Era uma sexta-feira do tempo pascal. O Papa vive intensamente a mística de ligar a fé com a vida, a liturgia com o dia-a-dia, a missa com a missão. Aos poucos ficaria muito claro que a celebração eucarística diária, logo pela manhã, é o momento alto do seu dia. Neste dia, por exemplo, certamente o evangelho de João 15,12-17 o inspirou: “Amai-vos uns aos outros”.

O Evangelho lido e meditado diariamente dá o tom para todos os seus afazeres, decisões e até mesmo orienta suas palavras. A breve homilia feita diariamente na Casa Santa Marta foi ganhando a atenção de todo o mundo. Até mesmo a imprensa secular começou a repercutir aquelas breves frases que têm o poder de destruir muros e construir pontes.

O Papa é também chamado de Pontífice, ou seja, alguém que tem a missão de construir pontes entre as pessoas, as culturas, as religiões, os cristãos e até mesmo da humanidade com Deus. Este é o sentido da mensagem que ele publicou neste dia. Devemos ter nos lábios e nas atitudes uma boa notícia de reconciliação. Ele tem moral para fazer esta proposta. Ao final de 2014 o Papa ganharia as manchetes como protagonistas da improvável reconciliação entre Estados Unidos e Cuba. Tentou também reconciliar o ocidente com o oriente, judeus e palestinos, idosos e jovens, homens e mulheres, leigos e clérigos. Seu jeito de viver o equilíbrio entre o vigor e a ternura o torna um profeta da paz.

Paz na Bíblia é mais do que ausência de conflitos. O shalom que Jesus tanto pregou significa viver a harmonia e a reconciliação com Deus, com a natureza, com os outros e consigo mesmo. É ser uma pessoa íntegra e integrada. Mas não é isso que vemos em nosso fragmentado mundo moderno. Reivindicamos as liberdades individuais e acabamos escravos de um egoísmo narcisista que tem como efeito colateral uma tremenda solidão. Outro efeito é a falta de cuidado com o jardim que Deus plantou desde as nossas origens. A natureza tem sido estuprada violentamente por queimadas irresponsáveis. Paradoxalmente amamos de modo saturado nossos gatos e cães mas esquecemos da vida em extinção. É comum levar o cãozinho no petshop e ver crianças pelas ruas, de pé no chão. Aqueles trinta reais alimentariam uma criança pobre por três dias.

Toda esta realidade está clara diante dos olhos da diplomacia do Papa Francisco. Ele transmite uma severa paz. Severa porque não cala a denúncia de tudo o que impede a reconciliação. Ele sabe que o apego aos bens produz injustiça e exclusão. Pior que isso é o apego ao cargo ou ao prestígio. Suas palavras são duras quando se dirige a líderes religiosos que fazem questão de ser cultuados. Chama isso de doença. E é mesmo. O poder pode corromper e tornar as pessoas medíocres e incapazes de exercer sua missão de humildade e serviço.

Podemos seguir o exemplo de Francisco e construir pontes de reconciliação com nossos familiares e amigos. Alguns podem estar do outro lado do muro da política, da cultura ou da religião. Por que não dar o primeiro passo?



http://goo.gl/dErkWr

Dia da Paz 2015: Mensagem do Papa apela «a fraternidade globalizada»

ACNUR
ACNUR

Frei Francisco Sales assinala necessidade de promover solidariedade entre povos


Lisboa, 31 dez 2014 (Ecclesia) – O assistente espiritual da Obra Católica das Migrações destaca a “pertinência” da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2015, num mundo que vive em mobilidade onde deve existir “uma fraternidade globalizada”.


“É um tema muito pertinente para a situação que o mundo hoje vive de mobilidade humana que perpassa todas as sociedades, particularmente, os países que têm mais dificuldade quer a nível da crise económica como situações de guerras, violências, calamidades naturais”, destaca o padre Francisco Sales.


O religioso franciscano considera que é necessário haver “consciência” que hoje vive-se num mundo em mobilidade e, “mais do que nunca”, as pessoas procuram trabalho em qualquer país para “viverem com a dignidade que é própria do ser humano e dos filhos de Deus”.


O responsável assinala que a “facilidade de mobilidade” origina que as pessoas sujeitem-se a “esquemas de exploração” particularmente o “tráfico de pessoas e o trabalho verdadeiramente escravo”.


A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz – Já não escravos mas irmãos – foi inspirada na carta de São Paulo a Filemón, a quem pedia que acolhe-se um escravo, que tinha fugido, como irmão porque este se tinha convertido aos cristianismo.


“Hoje, no cristianismo não pode haver exploração do homem pelo homem, a pessoa humana não pode ser vista como objeto que está ao serviço para ser usada como meio para atingir determinados fins”, desenvolve o frei Francisco Sales.


Á Agência ECCLESIA, o sacerdote destaca ainda o último subtítulo e número da mensagem – “Globalizar a fraternidade, não a escravidão nem a indiferença” – para explicar que num mundo global “onde tudo chega muito rapidamente” e com um “simples clique” se chega e contacta com “qualquer pessoa” é preciso promover “a solidariedade, a fraternidade”.


“Temos de tomar consciência que esta cultura materialista, que pôs o homem no fim da hierarquia dos valores, centra-se na questão económica, na ganância. A pessoa humana é um simples instrumento, um meio para atingir o lucro e é preciso que se faça a inversão de valores”, alerta o responsável.


Segundo o sacerdote franciscano, no “mundo desacreditado da política, das sociedades, da economia”, a “única voz credível” hoje é a do Papa e um dos sinais é a atenção que a Comunicação Social lhe dedica.


A análise do frei Francisco Sales, assistente espiritual da Obra Católica das Migrações, pode ser ouvida no primeiro dia de 2015, a partir das 22h45, na Antena 1 da rádio pública.


SN/CB


http://goo.gl/5f3Fqn

2014: Porta-voz do Vaticano destaca Sínodo, viagens internacionais e denúncia contra perseguições





Agência Ecclesia

 




Padre Federico Lombardi passa em revista o ano do Papa Francisco


Cidade do Vaticano, 31 dez 2014 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano escolheu como acontecimentos centrais no último ano de pontificado o Sínodo extraordinário sobre a família, as cinco viagens internacionais e as denúncias contra as perseguições no Médio Oriente.

O padre Federico Lombardi disse à Rádio Vaticano que o Sínodo, cuja segunda etapa vai decorrer em outubro de 2015, é a “principal” iniciativa pastoral e eclesial proposta por Francisco, até agora.


“É uma iniciativa muito corajosa, porque o Papa colocou sobre a mesa temas inclusive difíceis, delicados, mas, era algo realmente necessário”, declarou.


O responsável recorda a “situação absolutamente dramática” no Médio Oriente que tem merecido várias intervenções de Francisco em defesa de milhões de pessoas, “cristãos e não só”, que tiveram de fugir das suas casas, bem como luta do Papa contra a escravatura e o tráfico de pessoas.


Em relação às cinco viagens internacionais realizadas em 2014 (Terra Santa, Coreia do Sul, Albânia, Estrasburgo e Turquia), o diretor da sala de imprensa da Santa Sé sublinhou o diálogo ecuménico e inter-religioso, para além das mensagens deixadas em nações “onde a história da Igreja é caraterizada pelo martírio”.


O padre Federico Lombardi fala da passagem de poucas horas pela cidade francesa de Estrasburgo, com discursos do Papa no Parlamento Europeu e no Conselho da Europa, como um momento “fundamental” para compreender o que Francisco quer dizer ao Velho Continente.


A revista do ano incluiu uma referência à canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII e à beatificação do Papa Paulo VI, “grandes acontecimentos” que têm como denominador comum “a atualidade do Concílio Vaticano II”.


O sacerdote jesuíta falou também do projeto de reforma da Cúria Romana, “parte de um projeto de renovação muito mais amplo que o Papa formulou na Exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’: de uma Igreja em saída, missionária”.


“Para o Papa o coração de qualquer reforma é interior: as reformas partem do coração, é dali que é preciso partir para renovar ou curar”, precisa.


Segundo o padre Federico Lombardi, a expressão “cultura do encontro” é aquela que melhor caracterizara o ano do Papa.


“O Papa Francisco tem precisamente esta atitude, um modo de se relacionar com os outros como pessoa que se encontra com outras pessoas e que coloca profundamente em jogo a sua vida e o seu ser, procurando que o outro, o seu interlocutor, se coloque em jogo a si mesmo”, observou.


Neste contexto, o porta-voz do Vaticano deu como exemplos a aproximação ao patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I (Igreja Ortodoxa) ou as recentes declarações dos presidentes de Cuba e dos Estados Unidos da América, após o restabelecimento de relações diplomáticas, agradecendo a intervenção do Papa.


“Por detrás da expressão ‘cultura do encontro’, vejo esta abordagem de ir em direção ao outro, em muitas dimensões – a religiosa, a espiritual, também as de caráter ecuménico ou político -, que revela uma caraterística deste pontificado”, concluiu.


A mais recente edição do Semanário ECCLESIA, com acesso livre, apresenta um balanço do ano 2014 no que diz respeito à Igreja Católica.


OC


http://goo.gl/c6h1pp

Novo 'Star Wars' lidera lista dos filmes mais esperados de 2015, diz pesquisa


‘Vingadores 2′ e novo ‘Jogos Vorazes’ fecham a lista.


Filmes devem quebrar recorde de US$ 11 bilhões em arrecadação.






Da Reuters






Elenco de 'Star Wars: Episódio VII' lê roteiro em estúdio (Foto: Divulgação/Disney)

Elenco de ‘Star Wars: Episódio VII’ lê roteiro em

estúdio (Foto: Divulgação/Disney)

O próximo filme da franquia “Star Wars” lidera a lista dos filmes mais esperados de 2015, afirmou a revendedora de ingressos Fandango nesta terça-feira (30), no que observadores de Hollywood esperam que seja um ano exemplar nas bilheterias para os estúdios.


“Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força” representa um ano de lançamentos de franquias de grandes orçamentos que inclui os outros filmes da lista: “Os Vingadores 2: A Era de Ultron” e “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2″.


É esperado que os filmes desafiem o recorde de 2013 de cerca de US$ 11 bilhões arrecadados em vendas de ingressos nos Estados Unidos. Em 2014 até agora, os filmes levantaram US$ 9,4 bilhões no país, de acordo com o “boxofficemojo.com”.


O novo filme da série “Star Wars”, que será o primeiro produzido pela Walt Disney, deve ser lançado em 18 de dezembro do ano que vem, e o reboot do universo sci-fi de George Lucas será dirigido pelo diretor de “Jornada nas Estrelas” J.J. Abrams.


A estrela de “Jogos Vorazes” Jennifer Lawrence foi a atriz preferida dos fãs de cinema pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a pesquisa Fandango que consultou mais de mil pessoas.


A parte final do thriller infanto-juvenil da Lions Gate deve ser lançado em 20 de novembro de 2015. O filme deste ano já acumulou US$ 306,7 milhões em sua exibição nos cinemas norte-americanos, a segunda maior de 2014 atrás apenas de “Guardiões da Galáxia”.


Robert Downey Jr., que volta como Tony Stark/Homem De Ferro na sequência do filme de super-heróis “Vingadores”, foi o principal ator, de acordo com a Fandango.


Outros filmes esperados incluem o thriller erótico “Cinquenta Tons de Cinza” da Focus Features, unidade da Universal Pictures, e “Jurassic World”, o novo filme da série Jurassic Park.


A estrela de “Cinquenta Tons…” Jamie Dornan foi o escolhido como a principal revelação masculina, enquanto a atriz de “Star Wars” Daisy Ridley foi a principal artista revelação feminina.


O filme infantil “Minions”, o próximo da série animada “Meu Malvado Favorito”, é o mais aguardado da categoria, seguido por “Cinderella”, “Inside Out”, “Peanuts” e “Pan”.




http://goo.gl/ccbnTT

Papa grava vídeo para Réveillon do Rio





 domtotal.com


Imagens serão exibidas antes da queima de fogos na Praia de Copacabana.




RIO DE JANEIRO – O papa Francisco enviou mensagem em vídeo a ser exibida nos telões dos palcos do Réveillon de Copacabana, antes da queima de fogos. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a mensagem parabeniza a cidade pelo seu aniversário de 450 anos, a ser comemorado em 2015.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, o vídeo foi gravado pelo Vaticano e enviado por iniciativa do pontífice, que, segundo ele, diz em um trecho da mensagem: “Tenho a certeza de que a cidade maravilhosa tem muito a oferecer ao Brasil e ao mundo.”


“O papa mandar a mensagem é motivo de honra. Ele tem esse sentimento especial pela cidade do Rio de Janeiro”, disse o secretário. Mello comemorou o fato de a taxa de ocupação dos hotéis da cidade ter se mantido no mesmo patamar apesar do aumento de 7 mil quartos em relação ao ano passado.


“Aqui na faixa litorânea já está quase tudo lotado. Acredito que na orla chegue a 100%.” A capacidade da rede hoteleira do Rio é 35 mil, hoje. O planejamento da Secretaria Municipal de Turismo prevê a ampliação da oferta para entre 44 mil e 46 mil quartos em 2016, quando a cidade receberá os Jogos Olímpicos.


De acordo com a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro, a taxa de ocupação na cidade estava em 76% ontem (29), com 87% de ocupação em hotéis cinco estrelas, e deve chegar a 85% no dia 1º. Em Copacabana, os hotéis têm 93% dos quartos ocupados.


SIR/ANSA



http://goo.gl/0WDc34

Sertanejo domina as rádios de todo o Brasil

domtotal.com


A dupla que aparece em primeiro lugar, Marcos e Belutti, devem o


sucesso do ano a Domingo de Manhã.




A música sertaneja dominou as rádios brasileiras em 2014. Na lista divulgada pela agência Crowley, que mede quantas vezes as canções são executadas pelas emissoras do País, os sertanejos estiveram presentes em nove das dez primeiras posições. A exceção foi a 10ª colocada, que ficou para Happy, do cantor e produtor Pharrell Williams.

A hegemonia do chamado sertanejo romântico, que já dominou os primeiros lugares em outras temporadas, afirma-se ano a ano como o único gênero popular de massas que não sofre com crises e baixas naturais a modismos, ao contrário do pagode romântico, forró universitário, axé music baiana, rap e o próprio rock nacional.


O modelo econômico criado para o gênero, e fortalecido por figuras de empresários muitas vezes integrantes de duplas, como Sorocaba (do duo Fernando & Sorocaba) e o cantor Leonardo parecem à prova de abalos temporais sofridos. Luan Santana, o segundo colocado com a canção Cê Topa, tem uma fortuna estimada em mais de R$ 300 milhões e chega a fazer 25 shows por mês cobrando R$ 300 mil por noite.


A dupla que aparece em primeiro lugar, os paulistas Marcos e Belutti, devem o sucesso do ano a Domingo de Manhã, criada por Bruno Caliman, o mesmo de Camaro Amarelo, que estourou com Munhoz e Mariano.


As mais tocadas nas rádios em 2014:


1 – ‘Domingo de manhã’ – Marcos & Belutti


2 – ‘Cê topa’ – Luan Santana


3 – ‘Os 10 mandamentos do Amor’ – Eduardo Costa


4 – ‘O tempo não apaga’ – Victor & Leo


5 – ‘Mozão’ – Lucas Lucco


6 – ‘Vou te amarrar na minha cama’ – Bruno & Marrone


7 – ‘Flores em vida’ – Zezé di Camargo & Luciano


8 – ‘Tudo com você’ – Victor & Leo


9 – ‘Guerra fria’ – Sorriso Maroto com Jorge & Mateus


10 – ‘Happy’ – Pharrell Williams


Agência Estado


http://goo.gl/eoywVr

Segurança alimentar em 77% dos domicílios


Segundo PNAD, melhoria foi verificada nos grupos de menor escolaridade.





Entre 2004 e 2013, subiu de 65,1% para 77,4% o número de domicílios brasileiros em situação de segurança alimentar. O resultado foi apresentado nessa quinta-feira (18) no levantamento suplementar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre segurança alimentar. A melhoria foi verificada principalmente nos grupos de menor escolaridade, crianças, idosos e pretos e pardos. A PNAD foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


Ao todo, são 149,4 milhões de brasileiros que não apresentam qualquer restrição alimentar ou, pelo menos, preocupação com a possibilidade de ocorrer restrição devido à falta de recursos para adquirir alimentos. O Brasil vive um momento estratégico de redução sistemática da insegurança alimentar. É o oposto do que ocorre em outros países desenvolvidos , destaca a ministra Tereza Campello.

O estudo mostra que, em 2013, a prevalência de domicílios com pessoas em situação de insegurança alimentar grave era de 3,2%, representando cerca de 7,2 milhões de pessoas que passaram, em algum momento nos três meses anteriores à pesquisa, por algum tipo de privação de alimentos, incluindo crianças. Chegamos a um patamar próximo de 3%, que foi o patamar americano no momento onde havia a melhor taxa de segurança alimentar nos EUA medida pelo mesmo tipo de pesquisa , afirma a ministra.


Entre 2004 e 2013, o Nordeste teve o maior percentual de redução da insegurança alimentar grave, com 58% de diminuição. A região também registrou o aumento mais expressivo de domicílios em situação segurança alimentar, passando de 46,4% para 61,9%.


A insegurança alimentar grave também caiu na área rural – em 2009, era de 7,1% e, em 2013, estava em 5,5%, enquanto no meio urbano reduziu de 4,6% para 2,8%. Em famílias pretas ou pardas, em 2013, a insegurança alimentar foi diagnosticada moderada e grave em 29,8% das famílias. Enquanto, para os brancos, este número foi de 14,4%.


Os dados reforçam a saída do Brasil do Mapa da Fome, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com uma queda de 82% da população de brasileiros considerados em situação de subalimentação entre 2002 e 2013. Utilizando metodologia diferente, a FAO aponta que atualmente apenas 1,7% da população está em insegurança alimentar, cerca de 3,4 milhões de pessoas.


Segundo a FAO, o Brasil conseguiu superar a fome e reduzir a desnutrição a partir de uma estratégia que reuniu: o aumento da oferta de alimentos: em 10 anos, a disponibilidade de calorias para a população cresceu 10%; o aumento da renda dos mais pobres com o crescimento real de 71,5% do salário mínimo e a geração de 21 milhões de empregos; o Programa Bolsa Família que chega a 14 milhões de famílias; a merenda escolar que atende a 43 milhões de crianças e jovens nas escolas; e governança, a transparência e a participação da sociedade, com a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).



Divulgação/MDA


http://goo.gl/WCX3aq

O simbolismo dos Reis Magos


Para eles, Jesus é a estrela que orienta os caminhos da humanidade.




Por Dom Paulo Mendes Peixoto*

Passadas as festas natalinas e de fim do ano civil, a vida continua com as mesmas exigências de sempre, retomando os passos de sua trajetória normal. A esperança deve ser das melhores, não deixando passar despercebidas as datas que nos envolvem e querem de nós posturas de responsabilidade para construir o que for melhor.


Na liturgia católica é dado destaque ao Domingo da Epifania do Senhor, quando o Menino do Natal passa a se manifestar para o mundo. Ele é visitado, não só pelos pastores que rodeavam a Gruta da Belém, mas também por Reis vindos do Oriente, que se deixaram orientar por uma estrela, que os conduziu até o encontro do Rei Menino-Deus.


Para os Reis Magos do Oriente, Jesus é a estrela que orienta os caminhos da humanidade. Isto significa que a esperança não vem de Jerusalém e nem de Roma, mas de Belém, onde estava a verdadeira luz da estrela que brilha para todo o mundo que reconhece em Jesus o Filho de Deus. Os Reis Magos não duvidaram dessa realidade que os envolveu.


A manifestação de Deus não se deu na majestade de Herodes, mas na simplicidade e singeleza de um Menino pobre sem onde reclinar a cabeça. Belém tornou-se o centro do mundo, porque ali passou a brilhar a luz na escuridão que pairava na humanidade. Dali surge a oportunidade da libertação verdadeira, potencializando as pessoas para uma vida digna.


Jesus é o Messias universal e “rei dos judeus”, mas que não foi percebido como tal por esse povo. Não foi visto como luz e tiveram medo de encontrá-lo. Por isso o Rei Herodes mandou matar todas as crianças supondo eliminar também o novo Rei, proclamado pelos profetas. A perda de poder é afronta para quem é incapaz de se submeter à ação de outros.


Contemplamos a grandeza de Deus, a de “Herodes”, e a fragilidade de uma criança no menino Jesus. Pensamos em milhões de crianças abandonadas e destinadas às drogas, à prostituição, nas mortas pela fome, doença, guerra, aborto, órgãos extraídos, fetos usados para produzir células para rejuvenescer velhos ricaços.


*Dom Paulo Mendes Peixoto é arcebispo de Uberaba.


http://goo.gl/kcAeta

2014 foi um ano difícil para produtores

domtotal.com

Produtores do Alto Tietê precisaram trabalhar em dobro para

vencer desafios impostos pela seca.




A seca fez de 2014 um ano difícil para os produtores rurais do Alto Tietê. Muitos ficaram meses com a terra parada e acumularam prejuízos com mudas que morreram nos canteiros por causa do calor e da falta de água. Mas com a época das chuvas, a esperança do agricultor é de começar 2015 com canteiros cheios de plantações viçosas.


Na propriedade de Kazuchi Tasato o trabalho é intenso. Em 2014, a produção não parou, mas foi preciso superar a estiagem que mudou a paisagem da área de cultivo. As cebolinhas demonstraram o estresse com a seca por vários meses com as pontas amareladas. “Parecia que tinha jogado herbicida na plantação”, resume o produtor. Água jorrando em abundância é um alívio. É com ela que Tasato consegue colher em média 25 caixas de 20 quilos de cebolinha. O número deve dobrar ou triplicar com as festas de fim de ano. Para conseguir esse resultado, ele precisou furar um outro poço na propriedade. “A gente acabou furando e fizemos outro poço artesiano. Suficiente para molhar a chácara toda.”


O agricultor Josias de Moraes tem um sítio ao lado e também sofreu com a seca. Os canteiros da propriedade ficaram completamente parados. Dos milhares de pés de beterraba plantados em uma das tentativas frustradas de recomeçar a produção, só um vingou. O cultivo de coentro veio em seguida. Atualmente é ele quem garante alguma renda nova para Moraes. Mesmo assim, o agricultor afirma que ainda tem que viver das reservas do ano passado. Porque mesmo com as últimas chuvas as perdas com o calor forte são grandes. “Não vai ser uma plantação 100%, diria 30% de colheita. Não cobre os prejuízo que eu já tive.”


O futuro está desenhado em três canteiros que hoje servem de viveiros. Neles vão crescer sementes produzidas pelo produtor. A aposta de 2015 é o brócolis. Esse ânimo para fazer dar certo tem segredos que Moraes não esconde de ninguém: fé e apoio. “O segredo é a gente sempre pensar em Deus e o apoio da família. Então, eu não paro. Se não estou na minha propriedade vou ajudar a roça de um primo. E penso sempre vai melhorar.”



Ambiente Brasil


http://goo.gl/3HKDhq

Marco Civil da Internet enfrentado nos tribunais


Passados cinco meses desde sua vigência, 119 casos foram


julgados de segundo e terceiro graus.





Por Omar Kaminski


O repisado e espancado chavão que “a Internet não é uma terra sem lei” já não faz mais tanto sentido: agora temos duas leis específicas contra os cibercrimes, ambas de 2012, e a recente Lei 12.965, de 23 de abril de 2014, ou Marco Civil da Internet, que passou a valer após ovacatio legisde 60 dias: junho deste ano.


Também chamado de ciberconstituição, Constituição da Internet, “mapa de instruções jurídicas da Web”, é uma lei modelo, principiológica, e uma análise sob a ótica dos tribunais mostra-se oportuna e representativa do momento de transição em que vivemos. Para a presidente Dilma Rousseff, o Marco Civil “consolida a Internet como um espaço livre e democrático”.


Como a aprovação de tão festejada lei foi um dos grandes destaques de 2014 na seara digital, conduzimos um levantamento estatístico das decisões a respeito e que igualmente serviu para uma rápida avaliação dos mecanismos de busca dos Tribunais em geral.


Marco Civil nos Tribunais (ou Google + Facebook)


Passados cinco meses desde sua vigência, conseguimos coletar até o momento 119 julgados de segundo e terceiro graus (Superior Tribunal de Justiça, tribunais regionais federais e tribunais de Justiça) e mais dez dos tribunais regionais eleitorais — que deixamos de lado por hora pela sazonalidade.


Entre partes ativas, passivas e interessadas o Google comparece em 66 julgados, o Facebook em 36 (e como interessado em 4), a NET em terceiro, com 5, e Twitter em quarto, com 3 (e como interessado em 1).



Ou seja, do total de julgados sobre o Marco Civil em 2014, praticamente 90% envolvem Google, Facebook, ou, em alguns (poucos) casos, ambas as partes.


Localizamos oito julgados monocráticos no STJ. Google está no polo ativo em sete, o Facebook em um. TRF-2 e TRF-4 têm com um julgado cada, envolvendo respectivamente Google e Claro.


Os tribunais de Justiça retornaram 109 decisões, previsível o campeão em volume: TJ de São Paulo, com 56 ocorrências (ou 51%), nas quais o Google comparece em 26 e o Facebook, em 20.



Citações ao artigo 19 e seus parágrafos — que tratam da responsabilidade do provedor de aplicações por dano de conteúdo gerado por terceiro — ocorreram em 40% do total de julgados. Todos os demais artigos somaram 25%. Os 35% restantes apenas citaram “Marco Civil” ou a Lei 12.965, sem que houvesse enfrentamento a dispositivos.



Rumo à regulamentação


O Comitê Gestor da Internet no Brasil considerou, quando de sua sanção, que o Marco Civil “é uma grande vitória para os brasileiros”. E fechando o ano, no dia 19 de dezembro, anunciou uma chamada pública para, a partir de uma plataforma online de contribuições (http://marcocivil.cgi.br), “criar condições para ampliar o debate e buscar o consenso em torno dos temas que serão tratados na regulamentação”.


Qualquer cidadão ou organização poderá enviar sua colaboração até o dia 31 de janeiro. Os principais temas a serem regulamentados são: neutralidade da rede (artigo 9º, parágrafos 1º e 2º), proteção de registro e dados pessoais (artigo 10, parágrafo 4º), respeito à privacidade e sigilo das comunicações (artigo 11, parágrafo 3º), manutenção de registros de conexão e registros de acesso a aplicações (artigos 13 e 15, respectivamente).


Sempre a segurança (ou a falta de)


Foi um ano de mais crescimento e conscientização com questões de segurança de dados e privacidade. As principais redes sociais fizeram sua parte (ou julgam terem feito) facilitando um pouco o acesso e a leitura dos termos de uso e políticas.


Falhas de segurança, vulnerabilidades, ciberataques e invasões continuaram ocorrendo, com destaque para oHeartbleed, que mereceu alerta até do Ministério da Justiça. Neste ano sobrou até para o Itamaraty, que teve seu sistema de e-mails invadido por crackers.


O governo brasileiro regulamentou o Decreto 8.135/13 por meio da Portaria Interministerial 141/14, que estabelece as regras para comunicações de dados da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional. Segundo a portaria, o armazenamento e recuperação dos dados devem ser realizados em centros de processamento do governo federal, e os programas e equipamentos utilizados devem ter características que permitam auditorias.


Na seara da governança, aconteceu em abril a NetMundial — Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet — e não é demais lembrar que o Marco Civil foi sancionado por Dilma na abertura do evento. Cerca de 900 pessoas, entre integrantes de governos, empresas, especialistas e militantes discutiram governança na Internet durante dois dias, na capital paulista, culminando com a emissão de um documento conjunto contendo vários princípios a serem seguidos.


Muitos investimentos foram feitos para a segurança na Copa do Mundo, que correu sem maiores incidentes — exceto a fotografia de um dos responsáveis pela segurança que circulou com a senha da rede Wi-Fi aparecendo ao fundo. O exoesqueleto brasileiro do professor Miguel Nicolelis acabou mais falado que visto.


Os drones foram muito comentados, como espiões ou como entregadores de pizza. Os smart watches chegaram para ameaçar a relojoaria tradicional, além de outros dispositivos vestíveis como o iGlass e seus imitadores. Fotos desinibidas de celebridades continuam sendo “vazadas”. Sony foi atacada por crackers mais uma vez. Selfies viram mania, com alguns pecando pelo exagero.


Os tribunais intensificaram ainda mais suas presenças nas redes sociais. A segurança da urna eletrônica (que completou 18 anos) continua sendo questionada. O domínio .br celebrou seus 25 anos. A pornografia infantil continua sendo uma chaga a ser combatida agora também na chamada Deep Web.


O Ministério da Defesa definiu medidas para o fortalecimento da defesa cibernética nacional, inclusive a criação do Comando de Defesa Cibernética e da Escola Nacional de Defesa Cibernética. O STJ lançou uma cartilha sobre segurança da informação; enquanto o Conselho da Justiça Federal definiu a adoção de nova política de segurança.


O governo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, criou o Grupo de Trabalho Contra Redes de Ódio na Internet para monitorar e mapear crimes contra os direitos humanos nas mídias sociais. E tal monitoramento será feito por umsoftware, que irá coletar dados e identificar redes. Embora os motivos pareçam nobres, há potencial ameaça à liberdade de expressão. Quem vigia os vigilantes?


Casos em destaque


O TST decidiu que o uso do celular não restringe a liberdade de locomoção do empregado; uma foto obtida do Google Maps serviu para convencimento em decisão do TRT6; muitos casos de propaganda eleitoral irregular nos TREs; decisões determinaram a retirada de convocações no Facebook para “rolezinhos” em shoppings; STF vetou a cobrança de ICMS no Estado de destino da compra online; TJ-GO manteve decisão que obrigou Google a retirar fotos de “pornô de vingança”; Xuxa segue perdendo as batalhas para remover referências ao filme “Amor, Estranho Amor”, entre outras.


Inovações e evoluções


A 4ª Região foi eleita a mais eletrônica da Justiça Federal brasileira; o TJ-RJ realizou “a maior audiência com videoconferência da história do país”: quatro réus considerados de alta periculosidade participaram, ao mesmo tempo, de três locais diferentes, de uma audiência de instrução e julgamento; o TST ampliou percentual de servidores que podem optar por trabalhar em casa (teletrabalho); o “Apuração 2014” do TSE foi o aplicativo mais baixado na Apple Store em outubro. Lançado o portal “consumidor.gov.br” para solução alternativa de conflitos de consumo via Internet.


Projetos de lei


Para 2015 já se avizinham o novo Código de Processo Civil (PLS 166/10), que acaba de ir à sanção presidencial e o novo Código Penal (PLS 236/14), este com um título específico sobre crimes cibernéticos e condutas mais amplas que as inovações trazidas pela Lei 12.737/12, ou “Lei Carolina Dieckmann”.


O projeto de proteção de dados pessoais (PLS 181/14) recebeu várias críticas, principalmente sobre a imprecisão e inconsistência de conceitos e às restrições à possibilidade de tratamento dos dados dos usuários. Permanece a dificuldade de promover o avanço ao mesmo tempo em que se protege a privacidade e intimidade do cidadão. Outra crítica é que a Autoridade Pública, entidade a ser criada para lidar com dados cruzados do setor privado e do governo, provavelmente não será aberta à participação de membros da sociedade civil (multistakeholder).


Já surgiram dois projetos de lei propondo modificações ao marco civil: o PLS 176/14, que promove alteração em alguns artigos e “aperfeiçoam, clarificam e reforçam os princípios exarados” e o PLS 180/14, cujo autor alega que “a forma açodada com que tramitou no Senado Federal não permitiu aos senadores um estudo profícuo e responsável da matéria”.


E o projeto mais polêmico apresentado este ano é o PL 7.881/14, que “obriga a remoção de links dos mecanismos de busca da Internet que façam referência a dados irrelevantes ou defasados sobre o envolvido”. Pretende, em outras palavras, instituir o cada vez mais discutido (e criticado) direito ao esquecimento no Brasil. Este tema divide opiniões, porque se de um lado busca resolver injustiças, de outro pode ser veículo de censura e de tentativas de se reescrever o passado ou ocultar malfeitos. Ademais, remover tão somente o resultado da busca é sempre uma solução paliativa e parcial.


Podemos citar ainda a PEC 479/10, que torna o acesso à Internet em alta velocidade (banda larga) um direito fundamental e que teve incluída pelo relator “a garantia de que o serviço seja ofertado com neutralidade aos usuários”.


Conclusões


Fazer buscas de jurisprudência nos bancos de dados dos tribunais é quase sempre uma missão metódica e penosa. Alguns dos buscadores não funcionam a contento, outros insistiam em não retornar nenhum resultado, e outros limitam a busca para expressões ou palavras contidas apenas na ementa, por exemplo. E para dificultar ainda mais, há diversas demandas tramitando em segredo de justiça que acabam ficam fora do alcance das buscas.


É urgente a necessidade de avanços na tecnologia de search engines em se tratando de informações jurídicas de caráter público, por questões de transparência e democratização do acesso à informação também pela população em geral.


No mais, é o mais do mesmo: a necessidade de crescentes e constantes investimentos em inovação, segurança da informação e proteção dos dados pessoais, inclusive na conscientização sobre boas práticas desde a infância. A prevenção continua sendo a melhor solução — lembrando que a Internet não esquece.



Consultor Jurídico

 



http://goo.gl/rM98RM